Formação de espuma durante a Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Olá pessoal.
Durante minhas últimas brassagens tem ocorrido a criação de espuma entre 50 a 55 minutos na temperatura de 65c, sendo que esta espuma some no masch out a temperatura de 75c. Até agora não identifiquei nenhum problema na cerveja depois de pronta( e durante a fermentação e maturação ), mas me intriga esta situação.
Utilizo sistema elétrico com recirculacao constante, durante a brassagem, masch out e lavagem.
Será que nesta etapa da criação de espuma ocorre a quebra de alguma proteína, amido para isto ocorrer?
Já fiz o teste de iodo no minuto 48 e depois da criação de espuma, minuto 55 e tudo ok. Normalmente, na brassagem, faço somente está rampa de 60 minutos a 65c ( exceto quando faço Weiss).
E aí alguma sugestão do por que da espuma nesta etapa da brassagem?
 
Eu também utilizo sistema elétrico com recirculacão constante e noto a presença dessa espuma, sempre imaginei que é por causa da vazão um pouco forte da bomba na recirculação, estarei acompanhando esse topico.
 
Eu também utilizo sistema elétrico com recirculacão constante e noto a presença dessa espuma, sempre imaginei que é por causa da vazão um pouco forte da bomba na recirculação, estarei acompanhando esse topico.
Em sistemas de recirculação, pode ocorrer duas coisas:

1) Vazão muito forte.

2) Retorno do mosto de forma inapropriada - chuveirinhos, etc... coisas que causem splash do mosto.

Se fizer recirculação razoavelmente suave, e com o retorno do mosto submerso, não ocorre.
 
Valeu pela dica Guenther, vou adaptar um registro na saida da bomba para diminuir a vazão.
 
Boa tarde, a espuma gerada na circulação continua do mosto, prejudica em que?
Obrigado.
 
Boa tarde, a espuma gerada na circulação continua do mosto, prejudica em que?
Obrigado.

Se for excessivo pode indicar aeração de mosto quente, que causa hot side aeration.

Mas espumar demais dificilmente acontece, a nao ser que tenha ar dentro da bomba ou vc esteja usando algum chuveirinho no retorno do mosto, algo assim, é desnecessario usar.

Abraço
 
Isso eu estava usando um chuveirinho no retorno.... mas em q passo eu utilizo o chuveiro?
Obrigado.
 
Isso eu estava usando um chuveirinho no retorno.... mas em q passo eu utilizo o chuveiro?
Obrigado.

É, como disse o Guenther, não precisa... basta largar uma mangueira em cima da cama de grãos de forma que não crie grande buracos nem muita agitação, assim vc evita hot side aeration e perda de calor.

Abraço
 
eu me lembro q tinha lido em algum lugar q fazer o chuveirinho ajuda a clarificar e na espuma na hora d servir...
informação errada?
 
eu me lembro q tinha lido em algum lugar q fazer o chuveirinho ajuda a clarificar e na espuma na hora d servir...
informação errada?

É... não tem fundamento isso, nem faz muito sentido também.

A recomendação em geral é que o mosto retorne pra panela sem causar dano à cama de grãos (criando buracos, canais, ou agitações fortes) e evite de inserir muito oxigênio no mosto, criando difusão de ar, espuma, etc (como o chuveirinho normalmente faz) embora a questão do hot side aeration seja bastante debatida hoje em dia, de até que ponto ela aumenta a oxidação da cerveja pronta, é uma boa prática evitá-lo. Consciente disso, se o cervejeiro opta por usar esse sistema, ok...

Pessoalmente uma desvantagem imediata que eu vejo no chuveirinho é a perda de calor, cria muita área de contato entre o líquido e a atmosfera, se isso for constante durante a brassagem, bastante calor vai ser desnecessariamente perdido ali. Mas isso é minha opinião apenas.

Abraço
 
Interessante. Estou fazendo minha primeira brassagem com recirculação por bomba, com o retorno do mosto posicionado sobre uma escumadeira e também notei essa espuma.

Não sabia que podíamos usar o retorno do mosto submerso. Acho que dei muita atenção à maioria dos vídeos e textos que vi por aí...
 

Latest posts

Back
Top