Folga em Fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lelis

Member
Joined
Feb 3, 2015
Messages
23
Reaction score
1
Amigos,

Comprei um kit de cerveja com panelas 36, veio com fundo falso e uma bazuca.
Na primeira brassagem, retirei a bazuca e utilizei somente o fundo falso.
Bom, acabou entupindo a válvula e não saia mais nada na recirculação (com jarra).
Notei que o fundo falso tem uma folga considerável em relação ao diâmetro das panelas. Passa fácil qualquer grão por la, moído ou não.

Essa folga é normal?? o fundo falso está com diâmetro muito menor??
 
O correto é entre 2 e 4 mm menor que o diâmetro da panela. Panela 36 teria que ter 35,6 a 35,8 de diâmetro. Como geralmente a produção do fundo falso é artesanal (chapa cortada) e esse corte é feito com lixadeira (makita), não é assim tão fácil acertar 100% redondo, mas o ideal é que não passe de 2mm de folga em nenhum lugar.
Se tá passando cascas a ponto de entupir a válvula:
1 - fundo falso pequeno
2 - moagem muito fina
 
Taí, apenas para ajudar a ver oq estou querendo dizer, segue fotos.

eu medi o diâmetro do fundo falso, e ele está com 1cm menor que o diâmetro da panela.
 

Attachments

  • IMG_4505.JPG
    IMG_4505.JPG
    75.5 KB · Views: 174
  • IMG_4506.JPG
    IMG_4506.JPG
    130.3 KB · Views: 166
Que barbaridade. Quem te vendeu nem testou ao menos o fundo falso na panela. Tenta a troca se foi em alguma loja.
 
vixi.. esse fundo é falso mesmo..... como dito anteriormente, folgas de 1 ou 2 mm são ''tampados'' pelo próprio malte... e como foi dito tmb foi cortado nas coxas.... tem que ser em tesoura rotativa para fica perfeita. o pior que nós podemos fazer gambiarras, afinal são para nós mesmo,,,, mas vender.. no Brasil ta cheio de porcaria sendo vendida...
 
Taí, apenas para ajudar a ver oq estou querendo dizer, segue fotos.

eu medi o diâmetro do fundo falso, e ele está com 1cm menor que o diâmetro da panela.

Cara, se não rolar uma troca com o vendedor, tu pode fazer o seguinte:

Pega uma mangueira de silicone atóxica do tamanho da circunferência do fundo falso, com um estilete, faça um corte vertical em toda a extensão da mangueira.
Encaixe o fundo falso no corte da mangueira, fazendo com que ela vede toda a circunferência do fundo falso.

Não sei se me fiz entender, mas já vi esta solução em um fundo falso e ficou perfeito.

Abraços.
 
obrigado pelo retorno pessoal,

a troca nao sera possível pq comprei ele usado.

Vou tentar fazer o ajuste com a mangueira, se não der certo, comprarei um novo
 
lelis, isso da mangueira funciona muito bem, quando fiz o meu, eu já cortei na medida para colocar a mangueira, e ficou muito bom.
 
Cara, resumindo, não, não deveria passar grãos, seja por folga, seja por furos grandes.

E no geral, tamanho máximo dos furos deveria ficar em 2,3mm. Mais que isso (e eu já testei) passa grãos de mais.

Eu por exemplo faço moagem bem fina, e não tenho problemas.

Abraço,
 
E aí, Lelis! Como tu acabou te virando? Deu certo remendar ou tu comprou um novo? Tô com o mesmo problema (sobra 1,4 cm no total). Gostei da ideia da mangueira de silicone.
 

Attachments

  • fundo falso.jpg
    fundo falso.jpg
    124.6 KB · Views: 69
E aí, Lelis! Como tu acabou te virando? Deu certo remendar ou tu comprou um novo? Tô com o mesmo problema (sobra 1,4 cm no total). Gostei da ideia da mangueira de silicone.

Também tive esse problema. Resolvi com uma mangueira atoxica cortada e adaptada na borda do fundo falso.
 
Back
Top