Fogareiro para gás encanado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

laerciokonzen

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2015
Messages
48
Reaction score
6
Olá a todos, neste fim de semana tentei testar um fogareiro no meu apartamento que possui gás encanado, porém sem nenhum sucesso.

Efetuei a ligação da mangueira de gás que sai do encanamento no conector do botijão do fogareiro, porém quando testei a chama do fogareiro ficou extremamente pequena, sendo impossível a utilização dele para fazer cerveja.

Como eu faço 10 litros por vez, consigo usar o fogão da minha cozinha, mas não chego a ter uma fervura decente, isso sem falar na demora para aquecer a água.

Gostaria da opinião de alguém que já tenha resolvido este problema. Estou pensando em comprar o fogareiro do link abaixo, mas não sei se é garantido.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691293375-fogo-alta-presso-1-boca-strada-metalurgica-roa-_JM
 
Olá a todos, neste fim de semana tentei testar um fogareiro no meu apartamento que possui gás encanado, porém sem nenhum sucesso.

Efetuei a ligação da mangueira de gás que sai do encanamento no conector do botijão do fogareiro, porém quando testei a chama do fogareiro ficou extremamente pequena, sendo impossível a utilização dele para fazer cerveja.

Como eu faço 10 litros por vez, consigo usar o fogão da minha cozinha, mas não chego a ter uma fervura decente, isso sem falar na demora para aquecer a água.

Gostaria da opinião de alguém que já tenha resolvido este problema. Estou pensando em comprar o fogareiro do link abaixo, mas não sei se é garantido.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691293375-fogo-alta-presso-1-boca-strada-metalurgica-roa-_JM

Não irá conseguir fazer funcionar. O motivo é que logo após a saída do butijão na central do seu edifício tem uma válvula de segurança que reduz a pressão na linha de distribuição do gás para evitar acidentes. Terá o mesmo problema se tentar utilizar um botijão com a válvula que usualmente intalamos logo na saída dos botijões. Ligue direto o seu fogareiro no botijão.

Abraços
 
Olá @leonerd, obrigado pela resposta.

Pensei que este serviria pois reparei na entrada de gás que ele tem e parece que ela não tem aquele "aperto" que limita a pressão.

Se ligar a tubulação de gás direto ali e controlar a chama somente no regulador de chama será que não tem jeito de funcionar?

O principal problema é que no meu condomínio não posso levar botijão de gás segundo as regras e eu não estou muito afim de infringí-la (por enquanto).

Se esse fogareiro não funcionar mesmo ligando direto, existe algum outro que seja funcional no meu caso?
 
Acredito que não irá funcionar, pois a pressão já sai reduzida do sistema de gás central. No entanto se puder utilizar um botijão de 5kg seria ótimo, pois poderia transportá-lo sem ninguém ver.

As suas levas são de quantos litros? Podes tentar fazer no fogão de casa! Muitos usuários começam assim.

Para tu ter uma ideia ... antes de eu fazer a minha primeira brassagem comprei a válvula essa para instalar no botijão, assim como fazemos quando ligamos o fogão em um botijão 13kg, porém a chama saiu bem fraca que nem você está relatando. Foi ai que percebi que o fogareiro é de alta pressão e essa válvula foi inventada para reduzir a pressão nos queimadores do fogão, pois os queimadores dos fogões são aguentam a pressão de serviço do botijão. Sendo assim quando você desliga o fogo e não tem mais chama pode ocorrer vazamentos nos queimadores devido a essa pressão do botijão e por isso se faz necessário a utilização dessas válvula. Eu sempre fecho a válvula do meu fogareiro de alta pressão após utilizá-lo e após fechar eu acendo os bicos para queimar o resto de gás que fica no interior do fogareiro para garantir que não ocorram vazamentos posteriores.

Abraços
 
Eu faço no meu fogão de casa mesmo, mas como eu disse, ele não consegue dar uma fervura vigorosa e demora muito tempo para chegar na temperatura desejada.

Pelo jeito vou ter que esconder um botijão pequeno mesmo.
 
Concordo que a resistência vai resolver o meu problema, mas gostaria de utilizar o gás encanado pois já pago por ele (dividido por todos no condomínio) e praticamente não uso.

Em alguma pesquisa, encontrei alguns poucos modelos de fogareiros de baixa pressão, será que resolvem meu problema?
 
Concordo que a resistência vai resolver o meu problema, mas gostaria de utilizar o gás encanado pois já pago por ele (dividido por todos no condomínio) e praticamente não uso.

Em alguma pesquisa, encontrei alguns poucos modelos de fogareiros de baixa pressão, será que resolvem meu problema?

Eu ia te sugerir isso mesmo.

Se achar um com o queimador bem grande, acho que resolve sim.
 
Gás encanado de prédio normalmente é de baixa pressão. Nesse caso, tem que usar fogareiro para... baixa pressão.
 
Hoje encontrei a solução.
Resolvi testar um fogareiro da MOR em que a vendedora da TAQI aceitaria a devolução caso ele não funcionasse.

Minha surpresa foi que funcionou perfeitamente no encanamento do meu ap.

Para quem quiser saber o modelo é o mesmo deste anúncio do mercado livre, mas eu encontrei por um preço melhor na loja TAQI.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705031434-fogareiro-com-regulador-de-chama-rustic-pbutijo-_JM
Como é a chama desse fogareiro?
Conseguiria postar um vídeo?

Achei um desses aqui na minha cidade por 42 reais e o meu já tá ficando lento pra 30 litros de leva....

Abraço e boas cervas
 
Como é a chama desse fogareiro?
Conseguiria postar um vídeo?

Achei um desses aqui na minha cidade por 42 reais e o meu já tá ficando lento pra 30 litros de leva....

Abraço e boas cervas

Esse é o Rustic da MOR. Vou tentar fazer um vídeo esse fim de semana daí posto aqui.

Só não sei como ele se comporta com 30 litros, eu testei ele com uma panela de 10 litros e creio que ele vai bem até uns 20.
Talvez consiga ir tranquilo também nos 30, mas não afirmo isso sem testar mais ele.
 
Esse é o Rustic da MOR. Vou tentar fazer um vídeo esse fim de semana daí posto aqui.

Só não sei como ele se comporta com 30 litros, eu testei ele com uma panela de 10 litros e creio que ele vai bem até uns 20.
Talvez consiga ir tranquilo também nos 30, mas não afirmo isso sem testar mais ele.
Ficarei no aguardo...
valeu
 
Back
Top