Fly Sparge com voal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal,
Este mês faz 1 ano que comecei a fazer cerveja e de lá pra cá estou começando a estudar uma maneira de melhorar os meus processos.
Minha panela é com bazooka e até então faço batch sparge de acordo com as orientações deste post aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971

O batch Sparge me atende bem, consigo a eficiência necessária, porém ele consome tempo e esforço.

Minha dúvida é:
É possivel fazer fly sparge retirando a bazooka e fazendo a mosturação/recirculação/lavagem com o Malte dentro de um bag?
Os resultados são satisfatórios?

Veja bem, não é BIAB pois iria fazer a lavagem.
Alguem faz cerveja desta forma? Não estou atrás de uma melhor eficiência, e sim em encurtar o tempo de brassagem.

Vale a pena fazer Fly Sparge desta maneira?

abçs!!!
 
Oi Pessoal,
Este mês faz 1 ano que comecei a fazer cerveja e de lá pra cá estou começando a estudar uma maneira de melhorar os meus processos.
Minha panela é com bazooka e até então faço batch sparge de acordo com as orientações deste post aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971

O batch Sparge me atende bem, consigo a eficiência necessária, porém ele consome tempo e esforço.

Minha dúvida é:
É possivel fazer fly sparge retirando a bazooka e fazendo a mosturação/recirculação/lavagem com o Malte dentro de um bag?
Os resultados são satisfatórios?

Veja bem, não é BIAB pois iria fazer a lavagem.
Alguem faz cerveja desta forma? Não estou atrás de uma melhor eficiência, e sim em encurtar o tempo de brassagem.

Vale a pena fazer Fly Sparge desta maneira?

abçs!!!

Ferorsan,

Não entendo como fly sparge vai encurtar o tempo e o esforço, pelo contrário, é um método mais demorado e que exige mais esforço, mas te trará uma eficiência maior.

Abraço!
 
Opa, eu faço isso.

Utilizo uma panela eletrica com Ardbir, com fundo falso e saco voal para fazer a mosturação. Em outra panela aqueço a agua e faço o Fly Sparging utilizando um "chuverinho". Depois da lavagem, retiro o saco de voal, volto o mosto para a panela eletrica e parto para a fervura.

Nas imagens abaixo(não é a lavagem), somente a recirculação na mosturação, nas na lavagem é semelhante o processo, com a diferença que conecto a bomba na panela de agua.
 
Sim, é perfeitamente possível fazer dessa forma.

Mas... como disse o gabrielcalo, se a intenção é melhorar o processo em questão de tempo e esforço, está indo pelo caminho errado. A lavagem continua não vai economizar tempo nem esforço, em geral ela deve ser mais lenta.

A eficiência pode não aumentar satisfatoriamente também, porque ao retirar a bazooka vc passa a coletar por um ponto só, fazendo uma lavagem desigual dos grãos.
 
Opa, eu faço isso.

Utilizo uma panela eletrica com Ardbir, com fundo falso e saco voal para fazer a mosturação. Em outra panela aqueço a agua e faço o Fly Sparging utilizando um "chuverinho". Depois da lavagem, retiro o saco de voal, volto o mosto para a panela eletrica e parto para a fervura.

Nas imagens abaixo(não é a lavagem), somente a recirculação na mosturação, nas na lavagem é semelhante o processo, com a diferença que conecto a bomba na panela de agua.

Esse tipo de sistema é feito para simplificar as coisas. E me parece que você está fazendo o oposto.
Se o mosto cabe todo dentro da panela elétrica, pq não usar o método No-Sparge? Coloque toda a áqua na mostura, depois só remova o bag e parta para a fervura.
 
Valeu as respostas galera...vou considerar o acréscimo de mais uma panela e o fundo falso. Assim consigo otimizar o meu processo.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Esse tipo de sistema é feito para simplificar as coisas. E me parece que você está fazendo o oposto.
Se o mosto cabe todo dentro da panela elétrica, pq não usar o método No-Sparge? Coloque toda a áqua na mostura, depois só remova o bag e parta para a fervura.

Não cabe tudo dentro da panela... Panela de 15litros. Faço lotes com 10L a 11L final.

A questão de fazer a lavagem é a eficiencia. Ja testei com um lote menor, é a diferença é significativa.

Utilizar 2 panelas, para o meu objtetivo de 10 litros tbm não é tão trabalhoso assim. O unico trabalho que tenho é tirar a bomba de uma panela e colocar na outra (ambas com engate rapido) e regular a passagem de agua.
 
Não cabe tudo dentro da panela... Panela de 15litros. Faço lotes com 10L a 11L final.

A questão de fazer a lavagem é a eficiencia. Ja testei com um lote menor, é a diferença é significativa.

Utilizar 2 panelas, para o meu objtetivo de 10 litros tbm não é tão trabalhoso assim. O unico trabalho que tenho é tirar a bomba de uma panela e colocar na outra (ambas com engate rapido) e regular a passagem de agua.

Ah, tá! É quase como eu faço então. Tb tenho 2 panelas. 1 pra mostura com fundo falso e 1 pra água quente/fervura. Faço o sparging e dreno o mosto pra dentro do galão de água. Depois devolvo pra panela onde aqueci a água e faço fervura. Na de mostura não uso bag.
Abraço.
 
Back
Top