Fluxograma dos processos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Boa noite Srs.,
Finalmente estou com a maioria dos equipamentos em mãos, esperando só uma ou outra coisa chegar (aliexpress =p), com isso, queria ter em mãos um fluxograma básico para ir controlando durante todo o processo. Sei que vai ter gente que vai dizer que depende de muitos fatores e etc, mas a intenção é fazer um basicão mesmo (sem nada de trigo, aveia, ou qualquer coisa que saia do normal), só para ver se o que eu vi até hoje está correto (ou quase). Então montei esse fluxograma e queria saber opinião de vocês sobre a coerência dele.
Alguma mudança?? Obrigado!

4shff4.jpg
 
Ola Renato,

É claro que as temperaturas e prazos podem variar de acordo com o produto final que vc vai desejar, mas queria dizer que adorei seu fluxograma. Vou salvar uma cópia dele para mim !!!

Tá ótimo, parabéns !!!
 
Ola Renato,

É claro que as temperaturas e prazos podem variar de acordo com o produto final que vc vai desejar, mas queria dizer que adorei seu fluxograma. Vou salvar uma cópia dele para mim !!!

Tá ótimo, parabéns !!!

Opa, valeu...
Então, ideia é essa mesmo, com certeza varia de gosto pra gosto, de materia prima para materia prima, mas queria fazer um basicão mesmo pra ir controlando a minha primeira leva, que sabe como é né, o indivíduo começa brassagem 9 da manhã tomando umas, quando chega as 17hrs tem que ter algo pra seguir e não fazer cagada hahahahaha

Mas esperando o pessoal fazer as devidas correções, eu upo ele em pdf com qualidade melhor... valeu~!
 
Se bem que tem uns aqui no formum que devem fazer ja de olhos fechados a brassagem. que no olho ja sabem a densidade e temperatura do mosto ahahahha
 
De modo geral é isso aí, mas a água de hidratação do fermento pode ficar entre os 30-35 graus.

Abraço,

Guenther
 
Interessante. Também salvei, da uma boa ideia do processo geral.
 
Opa, valeu... se John Palmer Guenter deu o aval, trato isso como finalizado hehehehe
Segue ele com a alteração da temperatura de hidratação, e sem a parte do que eu faria com o bagaço, que seria pão e biscoito pro meu cachorro =p
 

Attachments

  • Fluxograma.pdf
    117.2 KB · Views: 306
Boa noite Srs.,
Finalmente estou com a maioria dos equipamentos em mãos, esperando só uma ou outra coisa chegar (aliexpress =p), com isso, queria ter em mãos um fluxograma básico para ir controlando durante todo o processo. Sei que vai ter gente que vai dizer que depende de muitos fatores e etc, mas a intenção é fazer um basicão mesmo (sem nada de trigo, aveia, ou qualquer coisa que saia do normal), só para ver se o que eu vi até hoje está correto (ou quase). Então montei esse fluxograma e queria saber opinião de vocês sobre a coerência dele.
Alguma mudança?? Obrigado!

4shff4.jpg

Amigo, sei que não tem nada a ver com o tópico e peço desculpas por isso.

Quais equipamentos voce comprou no aliexpress? Estou começando agora também e queria saber o que consigo comprar lá para economizar.
 
Peguei o refratômetro, controlador de temperatura e termômetro... deu para economizar bem, preço do refratômetro lá fica mais barato que o densimetro aqui... o controlador de temperatura ficou por uns 40 reais, aqui o tic tá em torno dos 100 reais... mas o resto foi tudo nacional mesmo, panela peguei em lojas de utilidades, moedor no lojadomecanico.com.br, bombona plástica em ferro velho www.tssctambores.com.br/, geladeira no olx, e por ai vai...
 
Também estou esperando alguns equipamentos chegarem do "Ali".... seu fluxograma vai ser bem útil para mim também.... hehehe

P.S. peguei um controlador de temperatura ontem no Ali (R$ 27,00), graças ao seu post... obrigado... hehehehe
 

Latest posts

Back
Top