First Wort com Biab

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Bom dia,

Estou pensando em fazer uma IPA utilizando o método Firt Wort, porém meu equipamento é Biab, uma panela furada (tipo um cesto) dentro de outra panela, acho que a maioria aqui conhece, a pergunta é:

Alguém aqui faz utiliza este método com Biab?
Notaram alguma diferença?
Como Fazer?

Baratovysk
 
Mas First Wort é feito no início da fervura, não tem nada a ver com o tipo de mostura... quando você tirar os grãos com o seu cesto, já adiciona o lúpulo no mosto.
 
É, no FWH se fala em colocar o lúpulo na panela de fervura e ir transferindo o mosto pra panela, pq muita gente usa sistema de 3 panelas e faz essa transferência. Dessa forma o lúpulo fica bastante tempo em contato com o mosto antes dele começar a ferver, pois fica durante toda a transferência e lavagem.

Eu costumo usar em BIAB, aí não tem mistério, tira os grãos e joga o lúpulo. Na prática não sei se da diferença perceptível entre os dois sistemas.
 
Na verdade não é somente o tempo, mas muito mais a temperatura em que o lúpulo vai estar.

Na fervura você adiciona o lúpulo exatamente "na temperatura de fervura", no FWH os óleos serão atividades em uma temperatura diferente pois o mosto deve estar alguns pontos abaixo da temperatura de mosturação nessa etapa, provavelmente entre 60-66 graus, e esse lúpulo vai acompanhando essa temperatura até chegar na fervura. Infelizmente não li (ainda) nenhuma literatura que explique exatamente o que acontece com o lúpulo nessas temperaturas, mas já li alguns posts aqui que dão uma boa idéia.
 
E o que muda de um processo para outro?

Coloca o lúpulo na ultima meia hora da mosturação , faz mash out, toca pra fervura, e me avisa se fica bom.

Tenho bastante IPA em casa, e não pretendo brassar uma tão cedo.
 
E o que muda de um processo para outro?

Coloca o lúpulo na ultima meia hora da mosturação , faz mash out, toca pra fervura, e me avisa se fica bom.

Tenho bastante IPA em casa, e não pretendo brassar uma tão cedo.

Acho que você confundiu com o Mash Hopping, que é a técnica de adicionar o lúpulo já na mostura junto com os grãos.
 
Baratovysk, mudei para um sistema BIAB também recentemente, e o que li no HBT americano e em diversos site é que pra fazer o FWH com BIAB, faz o mashout retira os grãos e já joga o lupulo, este seria o "FWH" do BIAB, fiz e tive resultados bons, não percebi diferença nenhuma para o uso no método tradicional.

Qualquer coisa estamos ai.
 
Back
Top