Filtros de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardo2

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
49
Reaction score
21
Pessoal, até hoje como minhas brassagens eram para 20 litros de cerveja, sempre utilizei água mineral.
Agora, como quero aumentar minha produção para 100 litros, pensei que comprar tudo isso de água mineral seria um impedimento, então decidi construir um filtro para utilizar a água do encanamento.

Até hoje só vi um projeto onde fizeram uma sequência de três filtros, sendo dois de carvão ativado e um de polipropileno.

Então gostaria de saber de vocês:
1 - Se alguém já fez um filtro para cerveja
2 - Se já fez, quais os filtros utilizados
3 - Se realmente é necessário utilizar os dois filtros de carvão ativado (pelas leituras que fiz, parece-me que o primeiro filtro retiraria entre 70 e 80% do cloro presente na água e o segundo deveria completar o processo)
4 - Se utilizou o filtro de polipropileno e para que ele serviria
5 - Qual a melhor ordem para montagem desses filtros

Ainda tenho uma outra opção que é retirar água de um poço artesiano que tenho em casa, porém pelo que me informara, as características da água mudam bastante com as épocas do ano e eu teria que aplicar a correção na água de forma diferente a cada brassagem, o que não seria muito prático.

O que vocês acham?
 
Ah, ainda vi a opção de filtros Marwilt, que é o filtro utilizado na fábrica da Schornstein.

Esse filtro tem quartzo e carvão ativado. O problema é o preço, em torno de R$1.000,00.

Outra coisa que eu não perguntei é onde podemos comprar essas opções de filtros.
 
Eu uso apenas um filtro de carvão ativado. Como geralmente preparo a água com antecedência, dou uma aquecida nela, assim acredito eliminar o cloro que passou na filtragem.
Existe alguma discordância quanto a utilização de 2 filtros em série. Alguns alegam que uma segunda filtragem praticamente eliminaria o cloro, já outros dizem que não adianta a segunda passagem pois o que passou no primeiro filtro, também vai passar no segundo (como se fossem duas peneiras com a mesma malha).
Quanto ao filtro de polipropileno, a função dele é eliminar partículas sólidas, assim, aumentando a durabilidade do filtro de carvão ativado.
 
Zerosa também percebi que há muita divergência sobre isso e me perguntei se o problema não seria de fato o tamanho das partículas, mas acabei me convencendo.
Vou pensar em colocar somente um filtro de carvão ativado então.

Guilherme, para quantos litros de produto final você faz a brassagem? Como estou aumentando minha produção para a casa dos 100 litros, estou pensando que posso ter um pouco de problema com a vazão desse equipamento, que é de 180 litros por hora.

Ou essa vazão seria suficiente para as minhas pretensões?

Obrigado pelas respostas.

Abraços!
 
Eduardo,
Produzo atualmente em torno de 50/60 litros.
Para 100L, fazendo um cálculo aproximado de água e considerando 22kg de malte (a idéia não discutir a receita) onde 22kg * 2,5L = 55L (mosto primário) * 1,5 = 82,5 (mosto secundário). De modo geral, para "preparar" o mosto primário levaria 18 minutos. Já o mosto secundário 27 minutos. Tendo em vista a higienização do equipamento e o tempo de elevação até a primeira temperatura entendo ser uma boa vazão, mas tudo dependerá do que você busca.
Espero ter ajudado.
 
Esse modelo que o Guilherme apresentou tem bom custo/benefício pois é fácil achar refil no mercado, tem de várias marcas e preços.

E pode acender o fogo e ir esquentando a água enquanto a panela está enchendo, também anula a perda de tempo pela baixa vazão.. que na minha opinião nem é baixa pra homebrew (180l/h).
 
Bom ponto, Cássio.
Esqueci de citar o baixo custo do refil. Sua duração também é boa: 6 mil litros ou 6 meses.
 
Caros colegas, bom dia!

Estou usando apenas 1 filtro de carvão ativado, assim como o Zerosa, porém, sempre ouvi que um filtro desses eliminaria apenas cerca de 75 - 80% do cloro existente na água. Como tenho um espaço só para a fabricação da cerveja, costumo encher as panelas bem vagarosamente (para a eficiência da filtragem ser melhor) com 2 dias de antecedência para que possa haver a evaporação do cloro residual que porventura possa persistir na água.

Daí pergunto aos senhores: este procedimento é realmente válido? Por quanto tempo preciso deixar a água na panela para que haja evaporação total de todo e qualquer cloro residual que tenha ficado na água?

Tenho tido bons resultados, mas uma informação mais fundamentada sobre o tema seria muito bom!

Agradeço antecipadamente pela atenção dos senhores.
 
O cloro é bastante volátil. O pessoal que brinca com aquários costuma fazer como tu, 2 dias de repouso.
Pra cerveja, acho que não é necessário. Provavelmente quase todo o cloro que restou vai evaporar quando tu aquecer a água para a brassagem.
 
nao seria o tiossulfato de sodio? esta na composicao do labcon-anticlor
 
Revivendo o topico, qual seria o ideal para quem não entende muito de quimica de agua, comprar um filtro de carvão ?

Tem alguns produtos que deixam o ph da agua em 4 7 mas em 5 eu não achei, existe no brasil ?

Tem algum metodo ou livro simples ensinando um pouco mais sobre a quimica da agua ? Vi o water porem é mais complexo
 
Bom dia,
Sim, dois filtros de carvão são suficientes...
Um amigo mais acima citou um teste de cloro da alcon para aquarismo, na caixa ou nas instruções não cita mas mandei um email para o fabricante e ele me respondeu que a sensibilidade é de 0,3ppm... Fiz o teste e da negativo, ou seja, após os dois filtros há menos que 0,3 ppm de cloro na água...
 
Bom dia,
Sim, dois filtros de carvão são suficientes...
Um amigo mais acima citou um teste de cloro da alcon para aquarismo, na caixa ou nas instruções não cita mas mandei um email para o fabricante e ele me respondeu que a sensibilidade é de 0,3ppm... Fiz o teste e da negativo, ou seja, após os dois filtros há menos que 0,3 ppm de cloro na água...

Eu usei este teste da alcon direto da água da torneira e deu negativo. como a água de poa é de "boa" qualidade e tratamento, não confiei muito não.
 
Eu usei este teste da alcon direto da água da torneira e deu negativo. como a água de poa é de "boa" qualidade e tratamento, não confiei muito não.

Cara... aqui em BH deu muito certo... a água filtrada ficou incolor enquanto a da torneira extremamente amarelo... inclusive depois do teste adicionei água da torneira na amostra e ela ficou amarelo...
 
Fala Galera!

To muito interessado em adquirir um filtro, tanto pra saúde de minha família, quanto (aproveitando, hehehe) pras minhas brassagens.

Fiquei encucado e preocupado: só tem esse tópico de discussão aqui no fórum? Para um tema tão importante? Será?

Mas e aí, tem alguém aqui que tenha tido outras experiências com filtros, modelos etc?

Alguém aí usa aqueles filtros de torneiras mais simples que esse pou da lorenzeti?

Vamos discutir e aumentar nosso conhecimento galera! hehehe.

Abraço.
 
Revivendo o tópico..

Tenho esse modelo de purificador (http://loja.europa.com.br/purificad...hf/p?lid=b6b209d3-b1a9-4c5f-a6c7-fe9f98efa4d2) com esse modelo de filtro retentor (http://loja.europa.com.br/refil-pur...ci/p?lid=b6b209d3-b1a9-4c5f-a6c7-fe9f98efa4d2).

Pelo que li nas especificações é o suficiente para reter o cloro. Entendo que posso utilizar essa água lembrando de ferver antes de iniciar a brassagem.. estou certo?

Medo de zoar a receita :/

Abraço!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Revivendo o tópico..

Tenho esse modelo de purificador (Purificador Europa Da Vinci HF - Europa) com esse modelo de filtro retentor (Refil Noblesse / Da Vinci - Europa).

Pelo que li nas especificações é o suficiente para reter o cloro. Entendo que posso utilizar essa água lembrando de ferver antes de iniciar a brassagem.. estou certo?

Medo de zoar a receita :/

Abraço!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
também uso um purifcador, só que mue é brastemp, to na mesma duvida por hora to comprando... mas ocmprar agua é foda... tem um purifcador desse de mil conto em casa
 
Back
Top