Filtro Bazooca - Panela 5 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Boa tarde,


Neste final de semana fiz duas brassagens com um filtro bazooca que fiz, eu estava bastante receoso com ele achando que ia entupir ou que não ia filtrar nada, mas não é que funcionou direitinho. Para fazer ele eu usei uma peneira (R$ 15,00), um adaptador redutor de latão (R$ 12,00) e uma abraçadeira de inox (R$ 2,90), conforme as imagens abaixo:

peneira.png


adpt.jpg

É parecido com esse, mas com a rosca para dentro e de latão.

Abri a peneira, como ela vem apenas encaixada na moldura da alça basta uma chave de fenda e um martelo para ir desamassando as bordas. Depois de aberta a tela inox da peneira tinha este formato:

bazzoooca.png


Cortei um retângulo como indicado acima e depois enrolei no sentido longitudinal do retângulo com o auxílio de um cano (e um cadin de força). Ainda com este cano, dobrei uma das pontas, o cano auxilia a não amassar o filtro todo ao dobrar a ponta, retirei então o cano e a outra ponta prendi com uma abraçadeira no adaptador, que vai rosqueado na parte de trás da torneira da panela de brassagem.

05_bazoca2.jpg


06_bazoca_panela.jpg


O filtro ficou numa medida boa e teve uma vazão excelente, acabou sendo uma alternativa mais barata do que comprar um filtro de 30 cm para depois ainda ter que cortá-lo. Gastei aí cerca de R$ 30,00 e um pouquinho de calos na mão =D
 
Cara,

Você teve uma idéia genial, já me abriu a mente pra comprar uma peneira maior e fazer p minha panela de 32 l. Ando tendo problemas com a filtragem e talvez com um aço inox mais rígido como esse da peneira pode funcionar pra mim.

Parabéns.
 
Não cheguei a vedar, como a tela dessa peneira é muito rígida ela fica bem firme na posição em que dobrei ela e a abraçadeira ajuda a fixar ainda mais.
 
Boa tarde,


Neste final de semana fiz duas brassagens com um filtro bazooca que fiz, eu estava bastante receoso com ele achando que ia entupir ou que não ia filtrar nada, mas não é que funcionou direitinho. Para fazer ele eu usei uma peneira (R$ 15,00), um adaptador redutor de latão (R$ 12,00) e uma abraçadeira de inox (R$ 2,90), conforme as imagens abaixo:

peneira.png


adpt.jpg

É parecido com esse, mas com a rosca para dentro e de latão.

Abri a peneira, como ela vem apenas encaixada na moldura da alça basta uma chave de fenda e um martelo para ir desamassando as bordas. Depois de aberta a tela inox da peneira tinha este formato:

bazzoooca.png


Cortei um retângulo como indicado acima e depois enrolei no sentido longitudinal do retângulo com o auxílio de um cano (e um cadin de força). Ainda com este cano, dobrei uma das pontas, o cano auxilia a não amassar o filtro todo ao dobrar a ponta, retirei então o cano e a outra ponta prendi com uma abraçadeira no adaptador, que vai rosqueado na parte de trás da torneira da panela de brassagem.

05_bazoca2.jpg


06_bazoca_panela.jpg


O filtro ficou numa medida boa e teve uma vazão excelente, acabou sendo uma alternativa mais barata do que comprar um filtro de 30 cm para depois ainda ter que cortá-lo. Gastei aí cerca de R$ 30,00 e um pouquinho de calos na mão =D


Não consigo ver as fotos. Pode atualiza-las para termos uma nocao melhor?
 
Logo logo elas devem voltar, tinha postado elas no servidor de um site meu e tem um tempinho que não pago a boleta kkkkkk

Assim que o site voltar voltam as imagens também :p
 
Vou fazer isso mesmo, ainda hoje tiro as fotos dele de novo (já que não tinha backup :drunk:) e postar aqui dessa vez :p
 
Não estou conseguindo editar o post principal então vou postar aqui na resposta, depois se algum adm conseguir atualizar ele, segue abaixo o post atualizado e com as fotos novas.

Boa tarde,


Neste final de semana fiz duas brassagens com um filtro bazooca que fiz, eu estava bastante receoso com ele achando que ia entupir ou que não ia filtrar nada, mas não é que funcionou direitinho. Para fazer ele eu usei uma peneira (R$ 15,00), um adaptador redutor de latão (R$ 12,00) e uma abraçadeira de inox (R$ 2,90), conforme as imagens abaixo:

001.jpg

002.jpg

Abri a peneira, como ela vem apenas encaixada na moldura da alça, basta uma chave de fenda e um martelo para ir desamassando as bordas. Depois de aberta a tela inox da peneira tinha este formato:

003.png

Cortei um retângulo como indicado acima e depois enrolei no sentido longitudinal do retângulo com o auxílio de um cano (e um cadin de força). Ainda com este cano, dobrei uma das pontas, o cano auxilia a não amassar o filtro todo ao dobrar a ponta, retirei então o cano e a outra ponta prendi com uma abraçadeira no adaptador, que vai rosqueado na parte de trás da torneira da panela de brassagem.

004.jpg

O filtro ficou numa medida boa e teve uma vazão excelente, acabou sendo uma alternativa mais barata do que comprar um filtro de 30 cm para depois ainda ter que cortá-lo. Gastei aí cerca de R$ 30,00 e um pouquinho de calos na mão =D

Update1:
Depois de várias brassagens com este filtro tenho alguns pontos a informar:
  • Utilize, preferencialmente, um redutor de inox, o latão enferruja creio que por causa do calor;
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma e nem sonhando faça uma Pumpkin Ale com ele, a abóbora junto com o malte vira uma argamassa que vai entupir e inutilizar esse filtro pro resto da vida; :p
 
Back
Top