Filtrar após a maturação é possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Bom dia cervejeiros,

Dei uma olhada no fórum e não achei ninguém comentando sobre o assunto.

Vi um vídeo de um americano filtrando a cerveja após a maturação com um filtro de 30 micra ([ame]https://www.youtube.com/watch?v=YOclJsjZnyY[/ame]).

A questão é: vale a pena fazer essa filtragem para reduzir os sedimentos que vão para a garrafa? Esse procedimento irá retirar o fermento do líquido a ponto de impedir a refermentação?

Alguém já fez algo parecido?
 
Bom dia cervejeiros,

Dei uma olhada no fórum e não achei ninguém comentando sobre o assunto.

Vi um vídeo de um americano filtrando a cerveja após a maturação com um filtro de 30 micra (https://www.youtube.com/watch?v=YOclJsjZnyY).

A questão é: vale a pena fazer essa filtragem para reduzir os sedimentos que vão para a garrafa? Esse procedimento irá retirar o fermento do líquido a ponto de impedir a refermentação?

Alguém já fez algo parecido?

É possível fazer, mas com o objetivo de fazer priming depois não faz muito sentido...

Um filtro de 30 micra não vai fazer muita diferença... Serviria apenas pra filtrar particulas grandes.

Eu já filtrei com filtro de 1 micra de polipropileno. Parece ter filtrado boa parte da levedura, porque não houve acúmulo dela no fundo do barril, então se a intenção fosse fazer um priming, teria que readicionar levedura.

Ainda assim, a cerveja ficou turva. A turbidez proteica não foi eliminada com o filtro... Em geral o resultado visual ficou pior do que se eu tivesse usado gelatina, que geralmente resolve todos esses problemas visuais, deixando a cerveja cristalina. Esse é um dos principais motivos pelo qual não pretendo mais filtrar.

Outro motivo foi que o MEU processo de filtragem acabou destruíndo a retenção da espuma da cerveja. Isso aconteceu provavelmente por causa do anel de vedação da carcaça do filtro, que veio com bastante óleo e, mesmo lavando bem com detergente, parece não ter eliminado tudo e ido parar na cerveja.

Dá uma boa quantidade de trabalho extra também, porque tudo precisa ser purgado com CO2, precisa ter 2 barris livres, limpos e sanitizados e seus respectivos engates e mangueiras.

Essa é minha experiência pessoal com a filtragem, talvez outra pessoa tenha feito de forma diferente e obtido um resultado melhor. Por hora ainda prefiro mil vezes mais um agente clarificante como gelatina, pela praticidade e pelo resultado satisfatório.

Abraço
 
Bom dia cervejeiros,

Dei uma olhada no fórum e não achei ninguém comentando sobre o assunto.

Vi um vídeo de um americano filtrando a cerveja após a maturação com um filtro de 30 micra (https://www.youtube.com/watch?v=YOclJsjZnyY).

A questão é: vale a pena fazer essa filtragem para reduzir os sedimentos que vão para a garrafa? Esse procedimento irá retirar o fermento do líquido a ponto de impedir a refermentação?

Alguém já fez algo parecido?

Tu não achou mta coisa sobre filtragem pq isso não é prioridade para cervejeiros caseiros... Simples assim.
Filtrar sem os equipamentos corretos pode destruir tua cerveja com mta facilidade, sem contar com o aumento do risco de alguma contaminação.
Queres dar uma limpada, procura os tópicos sobre "gelatina" e biofine.
Boas brassagens!
 
Obrigado pelas informações Tiago!

Como eu disse, meu maior objetivo é reduzir a sedimentação na garrafa, mas tenho medo que essa filtragem retire a levedura e prejudique o primming/refermentação!
 
Obrigado pelas informações Tiago!

Como eu disse, meu maior objetivo é reduzir a sedimentação na garrafa, mas tenho medo que essa filtragem retire a levedura e prejudique o primming/refermentação!

Entendo... bem, um filtro de 30 micra não vai deixar a cerveja sem levedura (não vai atrapalhar a refermentação), mas também não vai ajudar muito na quantidade de sedimento ou na aparência da cerveja.

Se vc está tendo muito sedimento na garrafa, eu recomendo aprimorar a técnica de clarificação antes do envase e ter muito cuidado no momento da transferência da cerveja do fermentador pro recipiente onde vai misturar o priming.

Se a cerveja toda está muito turva, deixe ela a frio no fermentador por mais tempo, ou aplique algum agente clarificante... que ajuda a decantar rapidamente. No fórum tem um bom tópico sobre clarificação com gelatina.

Na hora de transferir, pare de sifonar antes de alcançar a levedura, ou drene por uma torneirinha que fique posicionada suficientemente acima da lama. Alguns mL, ou poucos litros de cerveja podem ser perdidos, mas isso é normal.

Abraço
 
Obrigado pelas informações Tiago!

Como eu disse, meu maior objetivo é reduzir a sedimentação na garrafa, mas tenho medo que essa filtragem retire a levedura e prejudique o primming/refermentação!

Faça uma clarificação bem feita, use gelatina e não tenha pressa.

A ultima parte tem me ajudado muito a obter cerveja cristalina com pouco sedimento no fundo da garrafa.

Geralmente, excesso de sedimento no fundo da garrafa é clarificação mal feita, ou gente que acaba levando muito fermento pro balde de envase porque quis sugar 200 ml de cerveja a mais do fermentador. :)
 
Obrigado gente. Vou dar uma pesquisada sobre a gelatina.
Minha maturação a frio fica bem feita e faço a trasfega por sifão, ainda assim a quantidade de sedimento está grande...
 
Minha maturação a frio fica bem feita e faço a trasfega por sifão, ainda assim a quantidade de sedimento está grande...

Então não é tá bem feita, uai. :D

Já tentou finning com gelatina? Dá uma diferença legal no resultado, e, se ainda tiver problema com levedura em suspensão, posta teu processo num outro tópico e pede ajuda do pessoal.
 

Latest posts

Back
Top