Filtragem - Prós, contras e melhor formato

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GZZ

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
14
Reaction score
5
Buenas.

Hoje meu equipo funciona com uma panela de mostura para 75 litros, com fundo falso, que ocupa uns 15 litros de agua, com furos de 3,5mm.

Vinha fazendo apenas 60 litros finais com 10-12 kgs de malte, com eficiência em 80% através de flying sparge... Brassagem de 1h, 20min de mash out e lavagem a 74ºC. Tudo isso com bomba de maquina de lavar e recirculação constante durante toda mostura.

Com o advento de um novo freezer, com espaço para 2 fermentadores de 50, passei a fazer brassagens almejando 100 litros, ou 50 litros de high gravity, com 18 kg de malte, e tenho perdido minha eficiência consideravelmente. Ficou em 60% numa cerveja de OG 1050, e 53% numa com OG 1080. Mesmo mantendo as vezes 3L de água para kg de malte.

A primeira leva com 19 kg que fiz foi uma Black IPA com Centeio, entupiu tudo, atrasou todo processo, e teve os 53% de eficiência.. Como tinha centeio, achei que fosse o centeio. Mas na cerveja seguinte, os mesmos 19kg só de pilsen, cara 20 e cara 50, ficou em 60%..

Estou adaptando outra panela que tenho de 100 litros para a mostura. E como é mais larga que o fundo falso, pretendo fazer outro sistema para filtragem... Do zero, e que seja definitivo...

Aí surgem as dúvidas:
1) Mantenho o fundo falso?
2) O que é melhor? Fundo falso com chapa perfurada? Em 1,5-2-3mm? Ou uma chapa moeda (furos de 25-40mm) coberta com malha de inox trançada?
3) Um Manifold em CPVC aguenta o tranco de filtragem da bomba?
4) Se eu usar Manifold não posso usar fogo direto, correto?
5) Quanto de área precisaria para uma bazooka ou mangueira de malha de inox trançada para manter a recirculação através de bomba?
6) Com a bazooka, tenho que mexer a cama de grãos com fogo direto?


E para mudar para Herms já tentei e minha bomba não aguenta o tranco de mandar o líquido até a panela de agua quente.. Logo preciso de algo que funcione com fogo direto, e de preferencia com pouco esforço :D

Quem puder abrir o equipamento, processo, eficiência, para eu ter uma idéia, agradeço!

Abs
 
Pessoalmente gosto do fundo falso, mas usando o sistema de trasfega... mas se for fazer a filtragem na mesma panela da mosturação acho que a bazuca é boa pedida. Tenho uma bazuca de malha de inox como da foto e ela, atravessando a panela de um lado a outro (ou seja, do tamanho do diâmetro) funciona muito bem.
 

Attachments

  • bazooka__45123.jpg
    bazooka__45123.jpg
    12.6 KB · Views: 867
Utiliza bomba pra recirculação??
Ou recircula com balde?
Preciso saber se dá conta da filtragem!
Abs
GZ
 
Eu não culparia o fundo falso pelos problemas de eficiência, a não ser que os furos sejam tão grandes que não te permitam moer o malte suficientemente fino.

A maioria dos fundos falsos que eu vejo por aí são com furos de 2mm, mas não sei dizer se os teus 3,5mm são grandes demais.

Se você for fazer um sistema do zero para esse volume, acho que o fundo falso é a melhor opção.

Se tiver como colocar uma foto da panela e do fundo falso, talvez alguém consiga identificar algum problema. O problema também pode estar na moagem.
 
Back
Top