FG baixíssima

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo_CR

Active Member
Joined
Nov 26, 2014
Messages
25
Reaction score
2
Prezados, estou fazendo uma Blond Ale com a seguinte receita anexa. Fiz 10 litros dela usando Biab, a OG foi de 1,064 (a estimada era 1,066). Foram 75min de mostura a 66ºC, 10min de Mash Out a 75ºC e 90min de fervura (porém, esta não foi intensa).

Dividi o mosto em 3 fermentadores, em 3 litros coloquei 3g de M27, em outros 3 litros coloquei 3g de M10 e no terceiro, de 4 litros, coloquei 0,5 pacote de S-33 (todos hidratados). O S-33 fermentou a 18ºC, e os da Mangrove a temperatura ambiente, por volta de 28ºC, conforme indicação do fabricante.

Passados 8 dias, medi a FG e cheguei aos seguintes números: o M10 e o S-33 atingiram 1,006 (quando a estimativa era de 1,012). Já o M27, a medição no refratômetro corrigido gerou no BeerSmith 0,995 de FG (segue foto). Medi então com mini-densímetro e marcou 1,001 (pelo menos é o que leio, seguem fotos).

Pergunto: o que pode ter ocorrido para as densidades terem sido tão baixas? E essa densidade tão perto de 1,000, como explicar?

Valeu!
 

Attachments

  • receita.jpg
    receita.jpg
    68.4 KB · Views: 100
  • refratometro.jpg
    refratometro.jpg
    57.2 KB · Views: 96
  • densimetro.jpg
    densimetro.jpg
    94.5 KB · Views: 113
@Rodrigo_CR,

Realmente estão baixas, mas vejo duas coisas que favoreceram este resultado: temperatura baixa de mostura, adição de açúcar.

Além disto o M10 e o M27 possuem alta atenuação.

Ou pode ser uma contaminação, aí vai de sua avaliação para determinar.

Abraço!
 
Interessante! Fizemos um Belgian Dark Strong Ale com o M27 e tivemos um FG de 1.005 bem abaixo do calculado pelo BeerSmith que era de 1.013, também usamos açucar e fizemos a sacarificação a 65ºC por 90 minutos, a cerveja esta clarificando e por enquanto sem sinais de contaminação. Seria uma caracterisca desta cepa?
 
Eu também costumava ter umas FG estranhamente baixas, aí fui ver a densidade da água destilada marcava 0.996 no meu densimetro, ou seja, todas as minhas medições estavam 4 pontos errado para baixo(pra corrigir é só somar 4). Acho que talvez não seja o seu caso já que confere no refratometro tb.

Outro problema é que um dia resolvi usar o termostato da geladeira na hora da mostura e a temperatura bateu diferente do termômetro que eu usava, encomendei um terceiro termômetro pra fazer o "tira teima", mas era capaz de eu estar mosturando abaixo do que pensava.

São só algumas idéias pra você chegar aí.
 
Ta verificando a temperatura de medição no densímetro e refratômetro se necessário?
Ta removendo co2 da cerveja antes de medir?

Esses detalhes podem ta interferindo na medição ainda, a temperatura normalmente o pessoal já sabe, mas esquecer de remover o co2 é comum.
 
Ta verificando a temperatura de medição no densímetro e refratômetro se necessário?
Ta removendo co2 da cerveja antes de medir?

Esses detalhes podem ta interferindo na medição ainda, a temperatura normalmente o pessoal já sabe, mas esquecer de remover o co2 é comum.

A presença do CO2 resulta em um aumento na leitura da FG e não vi bolhas nas fotos. Ter FG menor que a da água é possível por causa do efeito do álcool, que tem densidade menor que a água.

Contaminações são a causa comum de FG extremamente baixa, mas se não existe nenhum indício (colônias, odor estranho, sabor estranho), não vejo problema algum, exceto pela cerveja ficar desagradável pela falta de corpo.
 
Agradeço a todas as respostas!

Descarto contaminação, provei as três e estão perto do esperado, "verdes", mas sem indícios de contaminação. A que atenuou mais realmente apresenta um corpo mais leve, um dulçor mais acentuado e o álcool tb mais evidente (acho que deixou de ser Blond e já passou para Strong, com seus 8,3% de ABV, fora o que virá com o priming).

Um fato que me chamou a atenção é que o S-33 também ficou bem abaixo, pois na brassagem anterior (apesar que foi de 5 litros, características um pouco diferentes da panela, com fervura mais vigorosa e com menos açúcar na receita, 5,6%) a OG foi de 1,064 (estimada era de 1,065) e a FG foi de 1,019 (medi só no refratômetro, não tinha o densímetro ainda), quando a estimada era de 1,013 (ou seja, um resultado oposto ao atual, 1,006).

Na mostura uso aquele termômetro mais tradicional de cervejeiro, de mercúrio. Por ser quantidade pequena, acho que isso seria menos influente do que o pessoal que faz levas maiores (desconsiderando os equipamentos mais sofisticados, é claro).

A temperatura de medição eu acredito estar influenciando muito pouco, visto que a S-33 estava a 18ºC e a da Mangrove a 28ºC.

Não imaginei que a densidade poderia ser inferior a 1,000, bom saber.

Do que venho fazendo até agora (fiz 10 brassagens), o que me pareceu mais "anormal" foi a fervura, demorou bastante para chegar a ferver e ainda assim ficou uma constante bem "apagada", sem vigor. Como demorou muito e ainda foram 90 minutos de fervura, será que não foi nesse ponto que houve alguma alteração inesperada? Uma dúvida: a OG não deveria me dar mais indícios, se a temperatura de mostura foi baixa ou por conta do uso de açúcar? E ela ficou bem perto do estimado no Beersmith..
 
Estou tendo o mesmo problema com a M27, a FG esperada era 1.014, já chegou a 1.009 e o airlock continua ativo.
Mesmo sabendo que a atenuação dela é muito alta acho que os softwares subestimam esse índice.
 
Back
Top