Fermentos mangrove jack

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Defler

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2014
Messages
68
Reaction score
10
Srs cervejeiros, recebi um email da lamas, no qual eles disponibilizam esta nova variedade de fermento, o mangrove jack com 9 ou 12 variedades de cepas difetentes... pela propaganda que vi no site gostei muito... com certeza comprarei para teste... alguem por aqui tem alguma experiencia com estes fermentos? Abração
 
comprei essa semana, espero testar logo.

estava de olho neles desde que soube do lançamento no meio do ano passado.
 
Blz samuel, se possível posta as diferenças q vc notou dele ao seu similar da fermentis...
 
gostei do que eles escreveram sobre o fermento de weiss: "Fermento específico para fabricação de cervejas de trigo da Bavaria sendo os aromas de banana e cravo os personagens principais. Este fermento não é uma versão genérica "sem graça" como outros que existem no mercado e pode ser usado com confiança para fazer as melhores cervejas de trigo alemãs. Produz uma cerveja deliciosamente suave, com aromas pronunciados de banana/baunilha e um retrogosto persistente."

heheheeheh "versão genérica sem graça como outros que existem no mercado".. tiraram onda! Com certeza tão falando do WB-06 ou do Munich esse! rsrsrs
 
um dos fermentos que tem dessa mangrove é um pau para toda obra, fermenta desde lagers a ales, trabalha em uma ampla faixa de temperatura e ainda pode ser utilizado para cervejas com OG alta, é o Fermento Workhorse Beer M10, se alguém usar gostaria de saber qual foi o resultado.
 
Usei o M07 numa brassagem que fiz no dia 22/02 na inauguração da Fuggles (loja de insumos daqui de Uberlândia), lá no dia estava tudo improvisado e não cheguei a medir o tanto de fermento que usei, mas foi menos da metade do pacote pra 4,5 litros de cerveja. Ele começou a trabalhar bem devagar mas no outro dia de manhã o air-lock já estava supitando de tanta atividade e só foi parar 4 dias depois, para ter uma ideia eu fiz a cerveja no sábado e na quarta-feira não precisava esperar muito pra ver uma bolha saindo do air-lock.
A cerveja teve uma OG de 1065 e ele atenuou para 1015, excelente sedimentação, parecia que o fermento tinha sido compactado no fundo, precisei enxaguar o balde umas três vezes pra tirar tudo. Ainda não dá para eu dizer nada sobre o sabor pois houve uma leve contaminação na cerveja (devido ao improviso no brew-day e falta de atenção com a sanitização), não havia nada visualmente mas depois que tirei a cerveja do fermentador dava para notar um leve cheiro de ovo-podre dentro do fermentador ainda com fermento. Agora vou deixar maturar por umas duas semanas para ver se cura essa contaminação.

P.s.: nesse final de semana vou testar o M44 em uma Pumpkin Ale.
 
Que blz... depois fala como ficou o sabor... pois é justamente este que quero usar na minha proxima english Ipa..
 
Testei os seguintes fermentos da Magrove: M07 (British Ale), M44 (West Coast) e M10 (Workhorse), então lá vai um resumo do que achei deles :p

Utilizei cada um em uma leva diferente de cerveja, mas em todas as levas eles conseguiram atenuar bem, de 1060+ para ~1015. Cada um teve um comportamento diferente durante a fermentação, tirando como base a atividade no air-lock ocorreu o seguinte:

  • O M07 fermenta muito no primeiro dia depois vai reduzindo ao longo de 4 dias;
  • O M44 é o mais suave dos três, ele tem uma atividade boa no primeiro dia e depois reduz bastante, mas ainda é possível ver alguma atividade durante três dias;
  • O M10 é o mais estranho deles, ele tem uma boa atividade no primeiro dia, do segundo dia em diante parece que morreu, não dá para notar quase que nenhuma atividade no air-lock.

Já quanto a sedimentação, no M07 e no M44 ela é excelente, mas no M10 é horrível, a cerveja que fiz com ele foi turva para a maturação de tanto fermento ainda em suspensão.

Eu só não posso falar muito sobre o sabor, não sei detalhar ao certo porque meu paladar não está lá tão treinado assim, mas resumidamente: o M07 é praticamente um clone do S-04 da Fermentis, a cerveja feita com ele ficou com as mesmas características; no M44 eu fiz uma caca no final da produção e foi quase que todo o trub pro fermentador, então a cerveja está com um pouco de gosto de mato e chá de boldo; e por fim a cerveja do M10 parece estar ficando bem suave pra uma ale fermentada sem controle de temperatura, mas até agora só senti gosto de fermento, vou ver depois da maturação e se o fermento sedimentar mais, talvez limpe um pouco o sabor da cerveja.


Bom é isso, depois de testar os três eu fiquei fã do M44, ele fermenta bem devagar e sem tanto escândalo como o M07 e M10 que chegaram a supitar no air-lock. E mesmo fermentando bem devagar o M44 conseguiu atenuar bem a cerveja, baixou ela de 1065 para 1012.
 
Então, quem usou os fermentos Mangrove tem alguma opinião mais recente e/ou com cervejas já prontas para dar uma posição quanto ao acabamento??
 
Então, quem usou os fermentos Mangrove tem alguma opinião mais recente e/ou com cervejas já prontas para dar uma posição quanto ao acabamento??
Cara, eu usei um Bavarian Wheat pra fazer uma Wit recente, e adorei o resultado. Não tem aqueles excessos do WB-06.

Abraço,
 
Fiz uma bohemian pilsner semana passada utilizando o M84 Lager.
Hoje medi a densidade e parece já ter quase atenuado por completo, em 1011. É estranho, mas ela lembra muito o S-33 da Fermentis, apesar de ser uma lager. Não é tão neutro quanto achei que fosse, e ele deixa um sabor característico, lembrando aquela helles "viva" da abadessa. Está no fermentador a 11c em 8 dias.

Eu vou embarrilar ela e partir pro lagering nos próximos dias, lá pelo meio de Maio eu devo ter uma posição mais concreta quanto ao sabor e aroma dessa levedura.

A propósito, a neutralidade do W-34 é mais presente. Até agora, ainda fico com o W-34 :)
 
Não tive uma boa experiência com o Bavarian Wheat. Fiz uma Wit com 1046 de OG. Mosturação em temperatura única de 66 graus, mais mash out. Dividi o mosto em dois fermentadores (50 e 25 litros), inoculei o Bavarian e o T58, respectivamente, em temperatura controlada (20 graus). Após 4 dias de fermentação (subindo 0,5 grau/dia) a atividade do air lock parou. O Bavarian atenuou até 1019 e o T58 foi até 1012. Os fermentos foram hidratados. Usei 3 pacotes de Bavarian e 2 de T58.
Faz 30 horas que inoculei 2 pacotes de US05, mas nada de atividade no air lock.... Alguma sugestão? Um fermento de saison ajudaria? Ou a lama do T58?
Como ultima opção, tenho 2 pacotes de enzimas "dry beer", mas como já venceu a validade...
 
Eu usei aquele Burton alguma coisa e não atenuou legal a breja, OG 1.064 final em 1.018. Pensei que baixaria mais...
O sabor e o aroma ficaram bem legais...
 
Buenas! Após aproximadamente 48 horas da inoculação do US05 (para ajudar o Bavarian) sem qualquer atividade no air lock e 4 dias sem atenuação aparente (medindo com refratômetro e convertendo), resolvi colocar Dry Beer Enzyme.
O gosto e aroma estão ótimos, mais "suaves" que o WB06, mas infelizmente, para o meu gosto, a ceva está um pouco doce. Espero atenuar até 1010.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    33.8 KB · Views: 530
Voltou a fermentar 3 horas após colocar as enzimas. Após 9 horas, o Air lock está com atividade constante (1 vez a cada 5 segundos)
 
Last edited:
Até agora usei o Bohemian Pilsner para uma leva homônima, fiquei positivamente surpreso.
 
Estou usando o Dark Ale Yeast M03 em uma Brown Porter de OG 1048 que fiz na ultima sexta-feira. No sabado o air-lock borbulhava como uma metralhadora. No domingo saia uma bolha a cada "pelo amor de deus, volta a fermentar".

Deixei os bichinhos quietos a semana toda e hoje volto la pra verificar se atenuou ou não. Fui "burro" e usei 1kg de mascavo (p/ 40lts no final batch) durante a fervura, e estou com medo de que a fermentação tenha parado...

Se não atenuou vou colocar um pouco de nutrientes e dar uma "gentil" chacoalhada pra ver se eles acordam!
 
o que me chamou a atenção verificando as especificações técnicas do m84 é que o mesmo tem 5 bilhões de células viáveis por grama, enquanto os da fermentis (w34 e s23) tem 19 bilhões de cél. viáveis por grama....

só que no "manual" da mangrove, a indicação é de 2 pctes de 10gr pra fermentar 25 litros, apesar de a conta aparentar não fechar....

Se alguém mais entendido puder explicar os porquês, seria de bom tom...

Abraço e boas cevas!
 
Utilizei o M84 - Bohemian Lager, e sinceramente esperava um pouco mais dele... A cerveja ficou bem neutra, mas sem aquela leveza característica do estilo. Atenuação só até 1,018... Não me agradou.
Mas, como todo cervejeiro caseiro, resolvi insistir e reutilizei a lama para uma outra lager... Ah, agora sim! A 2a. geração mostrou ser infinitamente melhor que a primeira! Atenuou até 1,013 e ficou com um sabor bem dentro do estilo. E o melhor : não precisei fazer descanso do diacetil e nem laggering! Terminada a fermentação, não havia o mínimo aroma de diacetil. Passei pros baldes de maturação, baixei a 2°C, coloquei a gelatina, e 3 dias depois fui experimentar, colocando uns 5 litros no post-mix. Delícia! Terminei de encher o post-mix e servi pros amigos. Sucesso!
Óbvio que guardei 2 baldes no laggering, pois acredito que após uns 40 a 50 dias vai ficar um sonho!

Abraços a todos
 
Leonesi, uma coisa importante. Como tem sido ensinado e aprofundado aqui, nos tópicos sobre fermentação, pelo Guenther, pelo Leo Sewald, entre outros que manjam muito do assunto, essa história de 2ª ou 3ª geração não tem fundamento. É muito mais provável que tenha havido um underpitching na primeira leva e ai, com a multiplicação celular, a lama já continha a quantidade ideal, as vezes até um pouco mais, de células viáveis para uma taxa de inoculação correta, por isso a segunda fermentação foi melhor que a primeira.

Quantos litros de cerveja fez na primeira, qual foi a OG e a quantidade de fermento inoculado?

Abraço!
 
Olá, André!

Já estou agarrado com esse negócio de cerveja caseira desde 2011. Produzo levas de 100 litros, e normalmente reutilizo fermento até 5 levas, desde que nenhuma delas tenha dado problema. Sou um apaixonado por Bohemian Lagers, e quando li os comentários do pessoal do Lamas sobre o M84 da Mangroove Jack fiquei entusiasmado e resolvi utilizar.
Nunca utilizo mais que um pacotinho do fermento liofilizado, pois sempre hidrato e propago antes de inocular. E concordo sim que a 2a. geração possa não ser melhor que a primeira, mais pela questão de se ter muito mais células viáveis pra fermentar a 2a. leva, conseguindo-se uma fermentação mais vigorosa e próxima do preconizado para o estilo. Mas já vi S-23 na terceira e quarta gerações produzir verdadeiras maravilhas, cervejas deliciosas e muito mais próximas de uma Lager européia do que esse fermento genérico promete... E percebo que o M84 tá caminhando pro mesmo rumo... Talvez até melhor.
Guardei a lama da 2a. geração e ainda nesse mês pretendo produzir mais uma leva de Lagers, daí posto os resultados.

Ah, respondendo a tua pergunta : Na 2a leva foram 100 litros, com OG de 1,050, FG de 1,013, em 14 dias de fermentação iniciada a 11°C e terminando a 15°C, sem necessidade do descanso do diacetil. Utilizei cerca de 600 ml de fermento apenas decantado (costumo retirar toda a lama do fundo do fermentador cônico, baixar a temperatura a 2°C e aproveitar a nova lama que se forma no fundo)
 
Ah, desculpe........ na primeira leva foram 100 litros de mosto com OG de 1,052, FG de 1,018 em 16 dias de fermentação, onde se incluem 4 dias de descanso do diacetil (gerou muito diacetil). Utilizei cerca de 400 ml do fermento hidratado e propagado durante 3 dias de propagação.
 
Teoricamente, a propagação deveria suprir a demanda de células do pitch rate. mas de qualquer jeito, por aqui também estamos tendo opiniões diversas em relação a Mangroove Jack. O West Coast é amado, mas eu não curti o Workhorse.

Quanto as gerações, não tenho bagagem assim, faço cerveja no mesmo tempo que você. Até tentei reutilizar, mas estava com alguns problemas no processo e parei por enquanto. Mas o que disse sobre as gerações não é sobre melhor ou pior. É que o Guenther falou em algum tópico, que se as condições do mosto, aeração, nutrientes, numero de células viáveis, etc e etc, foram iguais em todas as levas, todas as gerações tendem a produzir resultados iguais. Se alguma geração produziu resultados superiores é por que a geração anterior estava deficiente em algo. Mas, novamente, estou apenas repetindo o que foi ensinado aqui, mas nunca comprovei na prática.

O negócio é fazer cerveja boa!

Abraço!
 
Taí, André, eu estou com uma leva fermentando há 3 dias com o WorkHorse... Esse fermento tá me deixando muito assustado... Atenuou de 1,048 pra 1,020 em apenas 24 horas! E olhe que são 100 litros e apenas 1 pacotinho do fermento apenas hidratado poucas horas antes de inocular... E o que é mais assustador : Depois que chegou nos 1,020 não está atenuando mais, desde sexta!
O gosto da cerveja está bom, sem chance de contaminação. Postarei os resultados dessa encrenca assim que puder maturar a cerveja e servir.

Abraço!
 
Estou com uma Weiss fermentando com o Mangrove Jacks Bavarian Wheat.
Atenuou de 1.051 pra 1.020 (deixei uma semana fermentando, mas não sei que dia exatamente atingiu 1.020)... minha expectativa era de que atenuasse um pouquinho mais, até 1.015 pelo menos...
O cheiro está mto bom, vou colocar pra maturar hoje.
 
Todas minhas levas atenuaram a 1.010 com os outros , porém com o Mangrove pela primeira vez não passa dos 1.020. Coincidência ou é típico deste fermento? é a primeira vez que uso, está a 12 dias numa Porter e não atenua mais que isso.:confused:
 
Começo a suspeitar de viabilidade, já que o Leonésio teve resultado melhor com a segunda geração. Na proxima vez que eu usar, vou hidratar e trazer uma amostra para o laboratório, faço a contagem total e viabilidade. Ai posto aqui os resultados.

Abraços.
 
Pessoal, resolvi sair do achismo e dar uma pesquisada. Li as especificações técnicas da Mangrove Jack (pra quem quiser ver: http://cdn.shopify.com/s/files/1/0195/8620/files/MJ_Craft_Series__A5_Yeast_Booklet.pdf?1935)

Vamos lá aos erros de todos (meus também) sobre a má atuação dos fermentos. Com certeza, todo mundo estava usando na recomendação do fabricante, de 1 sachê para até 25 litros (eu também). Mas esses tempos o Guenther escreveu em algum post de fermentação para usar a quantidade de 1g/l para ales, etc.

Como isso aumentaria muito meu custo com fermento, precisava confirmar se era isso. Abri a calculadora de pitch rate da Brewer Friend e abri a ficha técnica do Belle Saison, que era o fermento que eu iria usar. Na ficha técnica ele me diz que cada pacote de 11g tem 5 bi/grama de células viáveis. Jogando a um exemplo de 20 litros de cerveja com uma OG de 1040, a calculadora me diz que tenho 50 bilhões de células mas preciso de 70!!! Estou com 20 bilhões abaixo do necessário. Isso setando o picth rate para o minimo recomendado para Ales.

Então, assim como vale a pena ignorar quando o fabricante diz que pode usar o fermento sem hidratar, também é importante ignorar a recomendação de quantidade de uso recomendada pelo fabricante e calcular por você mesmo, de acordo com cada cerveja feita.

No meu caso, foram 65 litros com 1051 de OG, onde inoculei 6 sachês (60 gramas) de fermento e, pela calculadora, tinha 13 bilhões a mais.

É isso! Abraços!
 

Attachments

  • 1pct.JPG
    1pct.JPG
    38.7 KB · Views: 467
Bem, após uma maturação de 5 dias, carbonatei 10 litros pra ver qual o resultado da investida nesse fermento (WorkHorse)...
Cerveja muito boa, bem discreta pra uma Ale, bem equilibrada apesar de precoce. Estou satisfeito por não ter notado nenhum dulçor aparente, apesar do FG = 1,018.
Mas, sinceramente, não pretendo continuar utilizando-o, por causa do susto do FG bem acima do esperado.

Abraços!
 
Eu estou usando pela 3º vez os fermentos da Mangroove.

1º usei o M07 numa Sweet Stout com OG de 1061 e cerca de 27 litros de mosto. Usei um único pacote pra essa leva toda e apenas hidratei em água sem nenhuma propagação. A OG baixou mais do que o esperado, chegando a 1014 e com floculação média a alta.

2º Usei o M20 (Bavarian Wheat) numa dunkelweizen com OG de 1054 e cerca de 28 litros também. Dessa vez usei dois pacotes ativados com 100ml de mosto umas 4 horas antes de adicionar ao fermentador. E ai eu achei estranho, pois não fez nenhuma espuma na ativação, mesmo eu mexendo o erlenmeyer o tempo todo. E como tive uma eficiencia acima do esperado, fracionei o lote em 2 baldes (tive 54 litros, era esperado 46), então o outro balde coloquei um pacote hidratado em agua de S33. Ambos chegaram a 1020 de FG, só que o Mangroove chegou uns 2 dias antes a esse FG e estacionou, o S33 tb chegou a isso e ficou... em sabor e aroma o Mangroove deu de 10 a 0 no S33.

3º Fiz uma Cream ALE com M07... ainda não posso falar, pois fiz sábado e coloquei o fermento só ontem (No chill)
 
Percebi um lag time bem grande no M20. Acho que foi uns dois dias até criar o krausen e começar a borbulhar.

Quanto ao sabor, melhor que o Wb-06, menos carregado e mais banana.
 
Então senhores, tantos meses após a última postagem neste thread, alguém tem novas experiências com os fermentos ou pode relatar como acabaram as levas que estavam em curso?

Busco informações mais precisas sobre o M20 (Bavarian Wheat), M84 (Bohemian Lager) e o M79 (Burton Union). Como as cervejas acabam em termos de perfil aromático/sabor?
 
Então senhores, tantos meses após a última postagem neste thread, alguém tem novas experiências com os fermentos ou pode relatar como acabaram as levas que estavam em curso?

Busco informações mais precisas sobre o M20 (Bavarian Wheat), M84 (Bohemian Lager) e o M79 (Burton Union). Como as cervejas acabam em termos de perfil aromático/sabor?

Resuscitando o tópico aqui!

Usei o M20 pela primeira vez, já tinha usado o Munich e o WB-06, e gostei muito do resultado. Fermentei a 17 e a cerveja ficou bem equilibrada entre cravo e banana. Achei o melhor até agora!

Como já relatado anteriormente, a atenuação ficou bem abaixo do esperado, mesmo usando dois pacotes hidratados para 20 litros.
 
usei o 1 pacote hidratado de m20 em 22litros trigo, a 20 graus, atividade muito forte no primeiro dia, og1056, 3°dia 1020, 4°1020......vamos ver no q vai dar.
ainda bem q entrei com og a 1056, pois dai vai dar uma compensada na fg.
 
Back
Top