Fermento vs OG vs Volume

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfilardi

New Member
Joined
May 18, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Senhores,

Estou com um fermento da Levetek, onde o fabricante diz que eu posso inoculá-lo, sem propagar, a um volume de 20 litros com OG até 1,054 SG.

Minha pergunta e meu pedido de ajuda aos mestres é:

Existe uma OG máxima que posso ter no meu mosto para inocular o fermento da Levetek, sem propagação, a um volume de 10 litros?

Abraços,
 
Vc tem que calcular a quantidade de células vai precisar e ver a quantidade que vem.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Os fermentos da Levetek vem com 200 bi totais por sache

Basta partir do resultado e ver até que OG vc pode usar= Total cel.=vol (L) x taxa (bi) x OG (Plato)..
 
Senhores,

Estou com um fermento da Levetek, onde o fabricante diz que eu posso inoculá-lo, sem propagar, a um volume de 20 litros com OG até 1,054 SG.

Minha pergunta e meu pedido de ajuda aos mestres é:

Existe uma OG máxima que posso ter no meu mosto para inocular o fermento da Levetek, sem propagação, a um volume de 10 litros?

Abraços,

Use uma calculadora como a do brewersfriend.com
https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Se realmente tiver 200bi de células, para 10L poderia fermentar um mosto de OG até 1.083. Considerando 1.0M (celulas / mL / °P), recomendado para ales high gravity (> 1.060).

Para ales <= 1.060, é comum usar (0.75Mc /mL/°P).

Para lagers, dobre o pitching rate ((1.5 - 2.0 M)/mL/°P).
 
Senhores,

Estou com um fermento da Levetek, onde o fabricante diz que eu posso inoculá-lo, sem propagar, a um volume de 20 litros com OG até 1,054 SG.

Minha pergunta e meu pedido de ajuda aos mestres é:

Existe uma OG máxima que posso ter no meu mosto para inocular o fermento da Levetek, sem propagação, a um volume de 10 litros?

Abraços,

200bi é a quantidade que o fabricante afirma ter na embalagem, porém conforme o passar do tempo, condições de transporte, temperatura e etc, a viabilidade deve ser um pouco menor, para isso é interessante usar a calculadora do brewers https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ e colocar a data do pacote, para estimar o quanto tem de células viáveis.

Nessa condição que o fabricante diz, contando que a levedura foi empacotada uma semana atrás por exemplo e não tenha sofrido muito com transporte, sim, poderia usar um pacote sem starter para inocular em 20 litros de mosto a 1.054.

Nunca deixando de lembrar, que para fermento líquido é necessário aerar o mosto
 
pelo que conversei com pessoal da Levetek, essa estimativa de viabilidade não funciona muito bem pelo método de produção e meio de conservação deles... afirmam que o que testaram e avaliaram é algo em torno de 5% de perda de viabilidade depois de 3 meses conservado a frio. Mas como já foi falado, é bom considerar sim essas questões de transporte e tantas outras coisas que podem afetar isso.
 
Back
Top