Fermento reaproveitado (cheiro horrível)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

templar1

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
11
Reaction score
1
Bom dia, confrades,

Ontem fui mexer nos meus potinhos de fermento para aliviar um pouco a pressão de CO2 que havia neles e o cheiro de 2 dos potinhos estava horrível. Não sei descrever o cheiro, mas era algo como algo meio podre.

Certa vez quando transfeguei uma cerveja, o fermento estava com esse cheiro, mas a cerveja ficou muito boa.

Vocês sabem me dizer se esse cheiro é de autólise? Posso reutilizar essa lama ou pode dar merda?

Obrigado.
 
Não me lembra ovo podre. É fermento com cheiro muito ruim. Não sei descrever.
 
Não dá pra dizer que fermento tenha cheiro bom, mas normalmente não é algo tão asqueroso.

O cheiro de fermento velho costuma lembrar carniça, tipo carchorro morto na beira da estrada. Você consegue identificar algo parecido com essa descrição?

Se bem guardado, 1 mês não é tanto tempo assim (embora a maioria recomende usar em uma ou duas semanas). Como foi que você coletou e guardou esse fermento? Foi trub junto? Fez enxágue (http://noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2013/01/introducao-enxague-de-fermento.html)?

Na dúvida, joga fora. Não vale a pena comprometer um lote inteiro com fermento de qualidade duvidosa.
 
Foi lavagem sim. Água fervida-estétil, auto-clave com panela de pressão naqueles potes de doce de compota. Acho que é o procedimento comum. Tem um pouco de trub no fundo sim, mas trub é bem granular, tá pra diferenciar bem os dois, mas a cor dele não tá completamente branca (tem outro aqui que tá branquinho/leitoso/cremoso vindo de uma IPA). Acho que pela cerveja ter sido escura está meio amarronzado.

Está armazenado a 2 graus neste período que te informei e hoje abri para tirar a pressão (CO2) de dentro e tava com esse cheiro esquisito. Vou ver se faço um starter e pego uma panela de 5L emprestada pra testar.

Vlw pela força, cumpadres.
 
Back
Top