Fermento M44 da Mangrove pra tudo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Galera!

Seguinte: tenho sempre uma prova do M44 na geladeira há um tempão. Precisando, starter e o pau quebra. Já fiz uma pá de cerveja com ele, quando precisa ser mais neutro o fermento. Mas agora to querendo fazer uma ESB ou alguma outra English pale ale e to na dúvida...

Minha questão é se eu vou de novo de M44 ou procuro um fermento tipicamente inglês pro que quero. Será que carece preocupar com isso ou não vai dar diferença significativa? Se sim, qual de vial vocês recomendam?

Valeu!
 
Existe fermento específico para ESB muito bons, da bio4 London esb, da lallemand tem tbm, o da mangrov acho que é o M79.
Não aconselho a reutilizar mais que 4 ou 5 vezes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É característica da ESB um perfil mais acentuado de ésteres que o M44 não produz por ser muito neutro. Mesmo que você aumente a temperatura para ficar mais esterificada, ainda assim o perfil seria diferente.
Eu recomendo, pelo menos, um S-04, que é bem barato já que, aparentemente, o custo é tão importante para você.
Se qualidade for mais importante que custo, existem algumas opções nacionais em fermentos líquidos muito boas da Levteck e Bio4.

Abs

Victor
 
A Mangrove Jacks tem o M36 - Liberty Bell Ale
Muito bom. Flocula bem e deixa a cerveja bem limpa.
É recomendado para as ESBs

Eu já fiz uma somente com Maris Otter...ficou um espetáculo...pena que acabei carbonatando um pouco acima do estilo...
 
Boas dicas, cervejeiros!! Legal demais!!!!

Rithielly, eu não estou fazendo o reaproveitamento não. Faço o starter com a levedura que fica guardada, retiro uma amostra pequena depois que faço o starter, guardo essa amostra e uso o resto na cerveja. Mas valeu o toque mesmo assim.

Dexavator, me preocupo com as duas coisas. Na verdade, o problema é mais pra opções, já que o Lamas daqui de BH tem praticamente toda a linha da mongrove. Vou ver o líquidos e pensar nisso... Valeu meu caro.

Mestre tomazela,
Boa demais sua dica. Já disse aí, o Lamas tem tudo da Mangrove. Aliás, pesquisando pelo M36, vi que a Mangrove dá como equivalente pra ele, o M79 que o Rithielly falou. Achei aparentemente até melhor... Que acha?

Aliás, entre o s-04 e algum desses dois da mangrove, qual vcs iriam?
 
Depois de cinco meses e muitas cervejas feitas na frente, vou comprar os insumos e fazer minha esb.

Tomazela, depois passa a receita dessa que vc só usou maris otter. Vou colocar ela na fila das próximas brassagens ;)
 
Fiz uma ESB com S-04 que ficou muito boa. 88% Maris Otter, 7% Cristal 65, 4% Melano, 1% black malt.

Fiz este fim de semana novamente mas alterei o grist para ~ 85% Maris Otter, 7% Cristal 65, 3.5% Cristal 150, 3.5% Melano, 0.1% Black malt. Continuei com o S-04, vamos ver como fica...
 
melhor seco que já usei para ESB - M54 liberty bell da mangrove
melhor fermento que já usei para ESB - bio4 London ESB
 
tiefensee, tinha o M79 pra ESB que foi descontinuado. Não foi esse que vc usou? O M54 é lager. Agora eles tem o M36 no lugar do M79 (que ainda pode ser achado em estoque em algumas lojas).
 
E lupulagem, mariopreto, pegou de leve no sabor e aroma?

Cara, ela vai sair do estilo hehehe. Usei equipamento emprestado e tive uma eficiência maior que o esperado. Além disso no final tive que ferver 5min a mais pq atrasei pra descer o chiller e aí vai gerar um IBU maior que o que queria.

Depois de brassar acertei a receita pro que foi realizado e sairam as estimativas:

ABV: 6.6%
IBU: 50.5
SRM: 15.1 (queria mais escura, mas tive que diluir antes da fervura para baixar a OG).

Usei Admiral e East Kent Goldings .

abs
 
Back
Top