fermento liquido - "cultivar"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdd1

Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
21
Reaction score
0
sou iniciante e em breve pretendo ler o livro yeast (que ja comprei)

enquanto isso podem me tirar uma duvida?

devido a dificuldade de encontrar e preço elevado do fermento liquido (so achei whitlabs no lamas), seria possível "cultivar" o fermento em casa?

quero dizer, comprar um tubo e "transforma-lo em vários"?

isso seria viável?

obg

ps: existe algum fermento seco bom para uma triple e para witbier?
 
Sim, rdd1! Não só é viável como existem diversas maneiras de fazer isso. Muita gente aproveita a lama (slurry) de uma fermentação, lava e estoca o fermento lavado para uma próxima leva.
Eu, particularmente, acho muito mais fácil fazer, a partir do tubo de levedura novo, um starter com um volume maior do que vou utilizar na minha leva e guardo o excesso em potes "autoclavados" em panela de pressão e os conservo em geladeira para utilizar mais pra frente. Comecei a fazer desta forma me baseando neste artigo:

http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/

É rápido, prático e vem dando muito certo pra mim! Já consegui fazer um mini-estoque das leveduras líquidas que mais costumo utilizar.

Abraços,

Chico
 
Quais são os equipamentos necessários para fazer o starter? Estou tendo uma dificuldade grande em achá-los. Sei que precisa de um stir plate e de um agitador magnético. É só isso mesmo?
 
Quais são os equipamentos necessários para fazer o starter? Estou tendo uma dificuldade grande em achá-los. Sei que precisa de um stir plate e de um agitador magnético. É só isso mesmo?

Stir plate e agitador magnético é a mesma coisa.

Se você digital no google: "how to make a yeast starter beer geek nation" , vai aparecer um video do youtube em que o cidadão fala sobre o equipamento básico. O agitador magnético não é obrigatório, porém altamente recomendado. Não aconselho comprar, melhor é procurar na internet, inclusive aqui no fórum, sobre alguns que foram construídos em casa, o meu inclusive foi e será testado essa semana.
 
Sim, rdd1! Não só é viável como existem diversas maneiras de fazer isso. Muita gente aproveita a lama (slurry) de uma fermentação, lava e estoca o fermento lavado para uma próxima leva.
Eu, particularmente, acho muito mais fácil fazer, a partir do tubo de levedura novo, um starter com um volume maior do que vou utilizar na minha leva e guardo o excesso em potes "autoclavados" em panela de pressão e os conservo em geladeira para utilizar mais pra frente. Comecei a fazer desta forma me baseando neste artigo:

http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/

É rápido, prático e vem dando muito certo pra mim! Já consegui fazer um mini-estoque das leveduras líquidas que mais costumo utilizar.

Abraços,

Chico

belo artigo.

vou tentar. por quanto tempo e aonde conseguiu esses potes autoclavados?
 
Sim, rdd1! Não só é viável como existem diversas maneiras de fazer isso. Muita gente aproveita a lama (slurry) de uma fermentação, lava e estoca o fermento lavado para uma próxima leva.
Eu, particularmente, acho muito mais fácil fazer, a partir do tubo de levedura novo, um starter com um volume maior do que vou utilizar na minha leva e guardo o excesso em potes "autoclavados" em panela de pressão e os conservo em geladeira para utilizar mais pra frente. Comecei a fazer desta forma me baseando neste artigo:

http://brulosophy.com/methods/yeast-harvesting/

É rápido, prático e vem dando muito certo pra mim! Já consegui fazer um mini-estoque das leveduras líquidas que mais costumo utilizar.

Abraços,

Chico

ve se entendi direito: vc compra um tubo, faz o starter, pega uma parte usa na cerveja e outra parte armazena.

quando vai fazer uma nova cerveja repete o procedimento. usando aquele DME com nutrientes.
 
ve se entendi direito: vc compra um tubo, faz o starter, pega uma parte usa na cerveja e outra parte armazena.

quando vai fazer uma nova cerveja repete o procedimento. usando aquele DME com nutrientes.


Yep.

Você compra um tubo, calcula o necessário pra inocular na tua cerveja, prepara o starter com 100 bilhões de células a mais, separa o excesso, e repete.

Eu gosto de usar a calculadora do Brews united que já te dá o valor do starter com o excesso e o quanto tu deve separar.

http://www.brewunited.com/yeast_calculator.php
 
Exatamente isso! Também comprei esses "frascos reagentes" mas acho que um pessoal utiliza potes de conserva e levam pra panela de pressão sem maiores problemas...
 
Fiz o procedimento mas to achando estranho pq se formaram duas camadas, uma mais escura e uma mais clara. Sabem o que pode ser?
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    135.1 KB · Views: 98
sera que a camada branca é o fermento e a parte de baixo são celulas mortas?
 
Fiz o procedimento mas to achando estranho pq se formaram duas camadas, uma mais escura e uma mais clara. Sabem o que pode ser?

Qual procedimento, starter?

A camada mais escura deve ser, em maior parte, proteínas aglutinadas.
 
fiz um starter de 1l com 105g de DME seguindo os padrões de sanitização em todo processo.
deixei no agitador por 24hrs, transferi para o becker e coloquei na geladeira. a ideia era deixar decantar todo fermento, jogar a parte superior do liquido fora e armazenar o fermento propagado em um frasco reagente.

essa parte mais escura trará algum problema?
 
fiz um starter de 1l com 105g de DME seguindo os padrões de sanitização em todo processo.
deixei no agitador por 24hrs, transferi para o becker e coloquei na geladeira. a ideia era deixar decantar todo fermento, jogar a parte superior do liquido fora e armazenar o fermento propagado em um frasco reagente.

essa parte mais escura trará algum problema?

Nenhum problema. O DME cria hotbreak e coldbreak como o mosto na fervura e resfriamento, são só proteínas, não fará qualquer mal.
 
sera que a camada branca é o fermento e a parte de baixo são celulas mortas?

tem um canal do youtube chamado beerschool que tenho acompanhado e gostado, em um dos videos ele detalha bem esse processo para lavar slury ou ainda "cultivo" de leveduras, la ele vai falar que quando decantamos há 3 camadas normalmente, sendo as celulas mais ativas, menos ativas e as medianas...essa parte ao fundo normalmente tende a ser essas menos ativas.
 
Por quanto tempo é seguro guardar o fermento em geladeira dentro de um frasco estéril?
 
Por quanto tempo é seguro guardar o fermento em geladeira dentro de um frasco estéril?

Seguro em qual sentido?

Se vc se refere à viabilidade do fermento, depois de uns 3 dias na geladeira ela irá começar a decair progressivamente, como se fosse um tubo novo de fermento. Vc pode simular a viabilidade nas calculadoras online.
 
@Tiago e demais colegas, pesquisei sobre o assunto antes e não consegui encontrar nada confiável sobre uma parte do armazenamento... Em caso de eu querer guardar uma parte do fermento após a propagação para usar daqui a duas, ou três semana, qual líquido que devo deixar junto as leveduras no pote:
1) o mosto (cerveja) que ela fermentou no starter?
2) um novo mosto (entre 1030/1040)?
3) apenas água fervida?

Lembrando que antes de utiliza-lo daqui a certo tempo, lógico farei um outro starter pra renovar e propagar as leveduras.

Abraço!
Seguro em qual sentido?

Se vc se refere à viabilidade do fermento, depois de uns 3 dias na geladeira ela irá começar a decair progressivamente, como se fosse um tubo novo de fermento. Vc pode simular a viabilidade nas calculadoras online.
 
@Tiago e demais colegas, pesquisei sobre o assunto antes e não consegui encontrar nada confiável sobre uma parte do armazenamento... Em caso de eu querer guardar uma parte do fermento após a propagação para usar daqui a duas, ou três semana, qual líquido que devo deixar junto as leveduras no pote:

1) o mosto (cerveja) que ela fermentou no starter?

2) um novo mosto (entre 1030/1040)?

3) apenas água fervida?



Lembrando que antes de utiliza-lo daqui a certo tempo, lógico farei um outro starter pra renovar e propagar as leveduras.



Abraço!



Eu deixaria um restinho do mosto (que virou cerveja nessa altura) junto com a lama no fundo do starter.
 
@Tiago e demais colegas, pesquisei sobre o assunto antes e não consegui encontrar nada confiável sobre uma parte do armazenamento... Em caso de eu querer guardar uma parte do fermento após a propagação para usar daqui a duas, ou três semana, qual líquido que devo deixar junto as leveduras no pote:
1) o mosto (cerveja) que ela fermentou no starter?
2) um novo mosto (entre 1030/1040)?
3) apenas água fervida?

Lembrando que antes de utiliza-lo daqui a certo tempo, lógico farei um outro starter pra renovar e propagar as leveduras.

Abraço!

Deixe com a "cerveja".

Se vc fez um starter com agitação constante, o líquido que resta não é cerveja... é um produto bem diferente, devido ao modo de operação da levedura sob constante exposição ao oxigênio. Falo isso porque esse produto não possui tanto álcool quanto a cerveja e portanto creio que seja menos prejudicial à levedura armazenada, não sendo necessário realizar uma lavagem com água.

Abraço
 
Back
Top