Fermento DrYeast Y37 - Dusseldorf Ale.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Galera, estou usando pela primeira vez essa levedura líquida numa Altbier, mas o lag-time dela tá muito alto... 36 horas e nada de começar a fermentar.

Segui a risca as orientações do mini-starter, inoculei no mosto a 20 graus com bastante oxigenação... enfim, sem erro!

Pensei que fosse vedação, mas ao checar estava tudo certo...

Não tem espuma, nada que indique q esta fermentando mesmo que pouco...

Alguém já usou essa levedura ou outra qualquer dessa empresa pra me dar uma idéia se isso é normal ou não?

Abraço!
 
Galera, estou usando pela primeira vez essa levedura líquida numa Altbier, mas o lag-time dela tá muito alto... 36 horas e nada de começar a fermentar.

Segui a risca as orientações do mini-starter, inoculei no mosto a 20 graus com bastante oxigenação... enfim, sem erro!

Pensei que fosse vedação, mas ao checar estava tudo certo...

Não tem espuma, nada que indique q esta fermentando mesmo que pouco...

Alguém já usou essa levedura ou outra qualquer dessa empresa pra me dar uma idéia se isso é normal ou não?

Abraço!

Bem, aguenta mais um tempo pra ver o que vai acontecer...tira uma amostra para verificar a densidade!

Espero que tudo dê certo na sua brassagem para o concurso! rs
 
Bem, aguenta mais um tempo pra ver o que vai acontecer...tira uma amostra para verificar a densidade!

Espero que tudo dê certo na sua brassagem para o concurso! rs

Então @rodfon tô preocupado cara...

Medo de rolar altos off-flavors por conta desse lag e não poder participar...

Afinal, são só 999 concorrentes... kkkkkkkk
 
Então @rodfon tô preocupado cara...

Medo de rolar altos off-flavors por conta desse lag e não poder participar...

Afinal, são só 999 concorrentes... kkkkkkkk

Me conta mais dessa sua leva aí. Foram quantos litros e OG?

Essas leveduras da dr. yeast, se as orientações continuam iguais a da última vez q utilizei, elas não servem nem pra metade das leveduras necessárias para uma leva padrão de 20l.

Provavelmente você teve um underpitching monstro aí.
 
Me conta mais dessa sua leva aí. Foram quantos litros e OG?

Essas leveduras da dr. yeast, se as orientações continuam iguais a da última vez q utilizei, elas não servem nem pra metade das leveduras necessárias para uma leva padrão de 20l.

Provavelmente você teve um underpitching monstro aí.

@gabrielcalo foram 18 litros com OG 1056.

Pois é cara, vamos ver... Mas eu tb acho q me ferrei nessa viu... :(

O tubo de levedura vem com um kit para um "ministarter" que segundo eles é suficiente para fermentar até 20 litros de mosto com até 1068 de OG...

Em anexo estão as instruções pra vc dar uma checada.
 

Attachments

  • Instruções de starter Dr.Yeast.jpg
    Instruções de starter Dr.Yeast.jpg
    260.3 KB · Views: 121
@gabrielcalo foram 18 litros com OG 1056.

Pois é cara, vamos ver... Mas eu tb acho q me ferrei nessa viu... :(

O tubo de levedura vem com um kit para um "ministarter" que segundo eles é suficiente para fermentar até 20 litros de mosto com até 1068 de OG...

Em anexo estão as instruções pra vc dar uma checada.

Então, uma vez entrei em contato com eles e não me lembro quantas células eles informaram vir nesse tubo, mas é bem pouco. Pra sua cerveja vc precisaria de 186 b. de células viáveis. Teria que ver nos meus e-mails em casa, mas supondo que o tubo venha com 20b. de células. Calculando um starter de 100mL (menos que isso a calculadoura buga) a uma densidade de 1.040 vc teria no final 33b. de células, beeem longe do ideal.
 
Putz......

É complicado... Pq eles não colocam as orientações de forma adequada no produto??

Os caras fazem fermentos para cerveja e não são capazes de passar uma informação básica.

Tomara que pelo menos fique bebível para o meu paladar.....
 
Aproveitando o gancho, me inscrevi no concurso também porém não recebi nenhum email de confirmação. Quando vocês entram no site e colocam "Status do Envio" aparece o que? O meu status esta: Inscrição. Não sei se esta certo ou deu algum problema:confused:

Obrigado.
 
Putz......

É complicado... Pq eles não colocam as orientações de forma adequada no produto??

Os caras fazem fermentos para cerveja e não são capazes de passar uma informação básica.

Tomara que pelo menos fique bebível para o meu paladar.....

E qual empresa de fermento que indica corretamente o que fazer?

A fermentis indica inocular um pacote sem reidratar pra cada 20 litros de mosto... igualmente absurdo...

Provavelmente seu lag time longo se deve a baixa taxa de inóculo, mas veja se o balde está com vedação OK, faça um acompanhamento visual talvez, pra garantir que não é falsa ideia de inatividade.

Abraço
 
rodfon, o Rodrigo Ferraro, da cervejaria Irmãos Ferraro me garantiu que o K-97 é um baita fermento para Altbier!
 
E qual empresa de fermento que indica corretamente o que fazer?

A fermentis indica inocular um pacote sem reidratar pra cada 20 litros de mosto... igualmente absurdo...

Provavelmente seu lag time longo se deve a baixa taxa de inóculo, mas veja se o balde está com vedação OK, faça um acompanhamento visual talvez, pra garantir que não é falsa ideia de inatividade.

Abraço

Verdade @Tiago , mas eu achava que em relação as leveduras ditas "especiais" (caso das líquidas) seria diferente...

Quase 48 horas depois da inoculação finalmente começou a fermentar.

Hoje a atividade está intensa... Se ficar boa ao menos para mim beber já está valendo! :tank:

Da próxima vez vou colher informações aqui pra fazer um starter "clássico", e evitar que esse lag imenso ocorra novamente.

Abraço!
 
Aproveitando o gancho, me inscrevi no concurso também porém não recebi nenhum email de confirmação. Quando vocês entram no site e colocam "Status do Envio" aparece o que? O meu status esta: Inscrição. Não sei se esta certo ou deu algum problema:confused:

Obrigado.

@peterthomasu eu recebi o e-mail de confirmação e no meu status também consta escrito "inscrição" e a data em cima que eu a fiz, no caso dia 16/06.

Pelo visto esta tudo OK com a sua inscrição!

Abraço!
 
@Adrianodfms
quando se tratar de fermentos líquidos, a questão é bem mais crítica que em secos.
Por todo o tratamento que o fermento liofilizado recebe, ele consegue suportar bem melhor a estocagem. Não sofre tanto (mas sofre também) perda de viabilidade em temperaturas altas, não sofre tanto (mas sofre também) perda de viabilidade com o passar do tempo.
Pra qualquer tipo de fermento é fundamental que se faça a estimativa de contagem de células. Dificilmente tu vai conseguir viabilizar uma fermentação com fermentos líquidos sem gastar muita grana ou sem fazer starter. Por isso, quase todo mundo que usa líquidos faz starter.
Via de regra, tu conseguiria fermentar uma leva de 10 litros com OG baixa (até 1.050) e com um vial de fermento NOVO (até uma semana armazenado a frio). Ou seja, via de regra um vial líquido de fermento NOVO te dá UM POUCO MENOS que um pacote de fermento seco hidratado.

1. Vale ressaltar, e é MUITO IMPORTANTE, que o fermento da Dr. Yeast NÃO POSSUI a mesma quantidade de células de um vial convencional (Bio4, WLP, etc.), possui MUITO MENOS. Então, pra ele, SEMPRE TEM QUE FAZER starter.
2. Vale ressaltar, e é MUITO IMPORTANTE, que tu deve PRIMEIRO seguir rigorosamente os passos do tal mini starter da Dr. Yeast, e SÓ DEPOIS, partir para o starter convencional. O problema da Dr. Yeast é que eles fornecem MUITO POUCAS CÉLULAS, então tu tem que ter o tal mini starter com um meio menos agressivo e COM MUITO MAIS PREOCUPAÇÃO com a sanitização (por isso a água mineral FECHADA, etc.), pois qualquer contaminante que houver pode acabar se propagando, pois eles podem ter uma taxa relativa na mistura considerável, o que é mais difícil (não impossível) no caso de um vial com mais células ou um pacote reidratado.
 
Verdade @Tiago , mas eu achava que em relação as leveduras ditas "especiais" (caso das líquidas) seria diferente...

Quase 48 horas depois da inoculação finalmente começou a fermentar.

Hoje a atividade está intensa... Se ficar boa ao menos para mim beber já está valendo! :tank:

Da próxima vez vou colher informações aqui pra fazer um starter "clássico", e evitar que esse lag imenso ocorra novamente.

Abraço!

Infelizmente não é... ocorre o mesmo com a indicação nos fermentos líquidos, bio4, até white labs... ainda recomendam inocular apenas um pacote que contem próximo de 100 bilhoes de celulas pra 20 litros, sendo que o dono da empresa é coautor do livro Yeast, onde as indicações são diferentes.

A única empresa de levedura, até o presente, que vi recomendações corretas de quantidade de células pra inoculo foi a levteck, de florianópolis. Também indicam apenas um pacote pra 20 litros, só que o pacote contém o dobro, 200 bilhões de células.

Abraço
 
Então @Tiago a Bil Bil Beer de Curitiba está vendendo as leveduras da Levteck, porém só de modo físico.

Fiquei bastante interessado quando me mandaram e-mail avisando, mas vi que não despachavam pra outras cidades, daí desanimei. :(

Só conheço a DrYeast que despacha...
 
Então @Tiago a Bil Bil Beer de Curitiba está vendendo as leveduras da Levteck, porém só de modo físico.

Fiquei bastante interessado quando me mandaram e-mail avisando, mas vi que não despachavam pra outras cidades, daí desanimei. :(

Só conheço a DrYeast que despacha...

Mesmo que os Levteck venham com 200 bilhões (o que é uma coisa ótima), eles tendem a ficar parados nas lojas, até 2 meses... que é o limite de validade. De qualquer forma é bom fazer um starter, seja pra atingir o número necessário de células ou nutrir elas. Muito tempo paradas elas ficam fracas...

Com fermento líquido terá que se acostumar com a prática dos starters, que não muito difícil, basta ter alguns cuidados e planejamento, mas necessária em praticamente todos os casos.

Abraço
 
Fazer starter é uma maravilha! Fonte de vida total! rs

Com ele, compro só um pacotinho/vial mesmo e, posteriormente, faço a propagação!

A melhor compra que eu fiz foi, sem dúvida nenhuma, do agitador magnético.
 
Fazer starter é uma maravilha! Fonte de vida total! rs

Com ele, compro só um pacotinho/vial mesmo e, posteriormente, faço a propagação!

A melhor compra que eu fiz foi, sem dúvida nenhuma, do agitador magnético.

@rodfon vou entrar de vez nessa viu...

Sinceramente, tô cansado das leveduras secas principalmente da Fermentis que não inova nunca. Das secas a marca Mangrove Jack's tá dando de 10 a zero neles...

Mas de qualquer modo, quero tb otimizar o processo saca?! Sair do básico "hidratar e inocular".

Acho que no meu caso já passou da hora de evoluir nesse aspecto... :D
 
@rodfon vou entrar de vez nessa viu...

Sinceramente, tô cansado das leveduras secas principalmente da Fermentis que não inova nunca. Das secas a marca Mangrove Jack's tá dando de 10 a zero neles...

Mas de qualquer modo, quero tb otimizar o processo saca?! Sair do básico "hidratar e inocular".

Acho que no meu caso já passou da hora de evoluir nesse aspecto... :D

Cara, não só entrar no mundo das leveduras líquidas, mas economia mesmo! Pensa só quanto de fermento você economizaria na hora de fazer qualquer lager caso você comprasse só um pacotinho pra propagação?!
 
Gurizada,

Aproveitando o gancho de vcs, pergunto qual a estimativa do número de células desses fermentos da Dr Yeast após o final da propagação no tubo Falcon (cfe as instruções do fabricante).

Em um outro tópico aqui no Fórum, alguém escreveu para a Dr Yeast e eles disseram que seria na faixa de 12 a 15 milhões / ml (não bilhões...).

Essa estimativa é razoável?

PS: também vou fazer uma Altbier mas não me inscrevi no concurso. Falta aprender muita coisa...
 
Gurizada,

Aproveitando o gancho de vcs, pergunto qual a estimativa do número de células desses fermentos da Dr Yeast após o final da propagação no tubo Falcon (cfe as instruções do fabricante).

Em um outro tópico aqui no Fórum, alguém escreveu para a Dr Yeast e eles disseram que seria na faixa de 12 a 15 milhões / ml (não bilhões...).

Essa estimativa é razoável?

PS: também vou fazer uma Altbier mas não me inscrevi no concurso. Falta aprender muita coisa...

@Fafner sugiro você mandar um e-mail para eles confirmando pois creio que é bem mais...

No site não tem essa informação...

Segue: [email protected]

Abraço!
 
Adriano, obrigado. Eu já havia enviado um email para eles mas não custava nada perguntar aqui tb. Em recebendo resposta, eu compartilho com vcs.

Reeditando o post, achei duas referências no fórum:

a) "Em uma discussão no grupo cervejeiros caseiros do facebook, perguntei qual era a viabilidade de um vial reconstituído da Dr. Yeast, e a resposta de um dos cabeças da empresa foi de 27 a 36 bilhões de células...ou seja, pra 20 litros tem que propagar mesmo!" no tópico Leveduras brazucas - Bio4 e DrYeast.


b)"Entrei em contato com o pessoal da Dr. Yeast e ele me informou que há em média de 12 a 15 milhões de células por mL. Fiz uma média de 50 milhões em um vial e fui fazendo steps graduais de starter". Gabrielcalo (11-11-2014) no tópico Fermentos DrYeast.

Possivelmente os mesmos números, expressos de maneira diferente.
 
Gurizada

O pessoal da Dryeast respondeu rapidamente (ponto para eles):

"Olá Luis,

depende da levedura, mas em geral, depois do mini starter, você terá cerca
de 140-160 bilhões de células. Por favor, ESQUEÇA o que dizem
empiricamente na internet. Nós somos os produtores e te garantimos isso.
Se seguir todos os passos corretamente, terá uma excelente cerveja!"

:confused:
 
Gurizada

O pessoal da Dryeast respondeu rapidamente (ponto para eles):

"Olá Luis,

depende da levedura, mas em geral, depois do mini starter, você terá cerca
de 140-160 bilhões de células. Por favor, ESQUEÇA o que dizem
empiricamente na internet. Nós somos os produtores e te garantimos isso.
Se seguir todos os passos corretamente, terá uma excelente cerveja!"

:confused:

Vou comprar a cepa inglesa deles e testar.

As inglesas geralmente tem lagtime baixo geram off flavour com underpitch.

Honestamente?
Não acho que eles tenham razão alguma para mentir. Vale o teste. :p
 
Gurizada

O pessoal da Dryeast respondeu rapidamente (ponto para eles):

"Olá Luis,

depende da levedura, mas em geral, depois do mini starter, você terá cerca
de 140-160 bilhões de células. Por favor, ESQUEÇA o que dizem
empiricamente na internet. Nós somos os produtores e te garantimos isso.
Se seguir todos os passos corretamente, terá uma excelente cerveja!"

:confused:

Ok! Essa é uma boa notícia... Estão bem seguros do que tão falando, imagino que provavelmente já fizeram diversas contagens dos próprios starters pra ter esse valor redondo.

Imagino que nenhum de nós aqui fez qualquer contagem desses starters do kit, então de fato falamos empiricamente.

Eu faço parte do pessoal da internet que indica empiricamente pra fazer mais starters além do manual deles, mas posso explicar o que me leva (ou levava) a pensar dessa forma: cultura de levedura em meio sólido gera colônias a partir de pouquíssimas células, essas colônias contém alguns milhões de células filhas. Isso é válido pras culturas em placa de petri, assim como em tubo inclinado (ou slant - em inglês), que é uma forma semelhante à comercializada pela dr. yeast.

Slant/tubo inclinado, não é novidade quanto a armazenamento de leveduras de cerveja. Muitos homebrewers tem bancos de fermento nesses meios. O "protocolo" para iniciar a replicação de células a partir de um slant ou colônias em petri geralmente envolve multiplos starters, começando com um bem pequeno e terminando num starter de tamanho regular.

Como são formas muito parecidas, a informação de cultivo de slants foi transposta para os tubos inclinados da dr. yeast.

Comparando a massa de levedura que está presente na superfície daquele meio ágar com a massa de levedura num tubo de fermento líquido (que tende a ocupar por volta de 1/3 ou 1/4 do volume total do tubinho), era de se esperar que a quantidade de células, após um starter pequeno fosse bem inferior ao necessário para fermentação de 20 litros de cerveja.

Mas, é possível padronizar o inóculo no tubo inclinado, prever seu crescimento e resultado final no starter, etc etc... então, se os produtores afirmam que existe aquela quantidade no final, a palavra deles é mais confiável que a minha e do resto do pessoal da internet que não fez testes.

Abraço
 
Tiago

Em relação à internet, é minha culpa pois consta da minha mensagem para eles... Veja abaixo.

Eu concordo com teu raciocínio que naquela base de ágar o número de células originais deve ser baixo, até por uma questão puramente física.

E não custaria nada para eles informarem claramente no site ou nas embalagens dos fermentos.

De toda forma, pequemos por excesso.

"Olá, bom dia.

Lendo a FAQ de vcs, vi que um vial após a propagação é suficiente para a fermentação de 20 l de um mosto com OG de 1050.

Entretanto, na internet existem opiniões e opiniões...

Dai que pergunto qual seria o número de células (ou células viáveis) em um tubo Falcon após o final da propagação?

obrigado

L F Neumann"
 
Tiago

Em relação à internet, é minha culpa pois consta da minha mensagem para eles... Veja abaixo.

Eu concordo com teu raciocínio que naquela base de ágar o número de células originais deve ser baixo, até por uma questão puramente física.

E não custaria nada para eles informarem claramente no site ou nas embalagens dos fermentos.

De toda forma, pequemos por excesso.

"Olá, bom dia.

Lendo a FAQ de vcs, vi que um vial após a propagação é suficiente para a fermentação de 20 l de um mosto com OG de 1050.

Entretanto, na internet existem opiniões e opiniões...

Dai que pergunto qual seria o número de células (ou células viáveis) em um tubo Falcon após o final da propagação?

obrigado

L F Neumann"

Não existe culpa ou culpado! Essa é uma ótima discussão. Fico feliz por ter mandado a mensagem....

Acho a empresa muito legal também, só que, por padrão, ignorava a instrução de uso deles assim como de todas outras empresas de fermento...

O dia que comprar novamente um fermento deles, se me animar faço umas contagens e posto aqui. Certamente a precisão será menor, mas só pra ter um dado aqui desse lado. :)

Abraço
 
Ok! Essa é uma boa notícia... Estão bem seguros do que tão falando, imagino que provavelmente já fizeram diversas contagens dos próprios starters pra ter esse valor redondo.

Imagino que nenhum de nós aqui fez qualquer contagem desses starters do kit, então de fato falamos empiricamente.

Eu faço parte do pessoal da internet que indica empiricamente pra fazer mais starters além do manual deles, mas posso explicar o que me leva (ou levava) a pensar dessa forma: cultura de levedura em meio sólido gera colônias a partir de pouquíssimas células, essas colônias contém alguns milhões de células filhas. Isso é válido pras culturas em placa de petri, assim como em tubo inclinado (ou slant - em inglês), que é uma forma semelhante à comercializada pela dr. yeast.

Slant/tubo inclinado, não é novidade quanto a armazenamento de leveduras de cerveja. Muitos homebrewers tem bancos de fermento nesses meios. O "protocolo" para iniciar a replicação de células a partir de um slant ou colônias em petri geralmente envolve multiplos starters, começando com um bem pequeno e terminando num starter de tamanho regular.

Como são formas muito parecidas, a informação de cultivo de slants foi transposta para os tubos inclinados da dr. yeast.

Comparando a massa de levedura que está presente na superfície daquele meio ágar com a massa de levedura num tubo de fermento líquido (que tende a ocupar por volta de 1/3 ou 1/4 do volume total do tubinho), era de se esperar que a quantidade de células, após um starter pequeno fosse bem inferior ao necessário para fermentação de 20 litros de cerveja.

Mas, é possível padronizar o inóculo no tubo inclinado, prever seu crescimento e resultado final no starter, etc etc... então, se os produtores afirmam que existe aquela quantidade no final, a palavra deles é mais confiável que a minha e do resto do pessoal da internet que não fez testes.

Abraço

Sinceramente Tiago, por tudo que você falou e pela experiência de diversas pessoas com as leveduras da Dr. Yeast, eu estou inclinado a confiar no teste empírico. É claro que uma empresa não iria de encontro ao que ela prega oficialmente.

Inclusive, conforme o colega cavou aí, eu entrei em contato com eles em 2014 e recebi aquela resposta. Vou pegar o e-mail certinho e a resposta deles. Mas era a quantidade que vinha no slant, n após esse mini starter que colocaram. Mas honestamente, 45mL de mosto sem aeração vc terá 140 a 160b. de células?

Na prática, as 2x que usei leveduras conforme indicação deles a cerveja teve um lagtime enorme e ficou com problemas (estes parcialmente resolvidos com uma maturação mais longa).

Caso algum homebrew aí tenha um meio de fazer contagem, seria bom para corroborar a informação ou derrubar a máscara.

Abraço!
 
Ótimas informações! Excelente discussão! :)

Minha Altbier está indo muito bem pessoal... Sinceramente, eu acho que a DrYeast é uma empresa de fato muito confiável!

Tirei uma amostra ontem afim de acompanhar a densidade e aproveitei para provar um pouco da cerva mesmo ainda fermentando... Caras, aroma levíssimo de Saaz e pão fresco (do jeito que uma altbier deve ser) , e o que mais me impressionou foi que o sabor está muito limpo e agradável, mesmo ainda nessa fase de cerva "verde".

Enfim, acredito muito que o meu problema de lagtime não foi de fato um problema, e sim uma particularidade da levedura em si...

De qualquer modo, se alguém fizer uma contagem de células postem o resultado pra bater o martelo nesse tópico! hehehehehe :mug:

Abraço!
 
Eis o resultado da Alt com o Y37...

Me decepcionei um pouco, pois qndo tirei essas fotos a cerveja estava de fato com o perfil de Alt que eu desejava, porém passaram-se alguns dias e ao abrir outras garrafas o perfil de sabor mudou demais. De um gosto muito agradável maltado e um pouco frutado, levemente adocicado e com o herbal do Saaz bem evidente (amargor também) para algo que remete muito a fermento e leve sensação de alcool que não existia antes.

Ainda estou "matutando" aqui sobre o por quê disso ter acontecido... Tanto é que nem vou mais enviar nada para a Eisenbahn... Perda de grana e de cerva...
 

Attachments

  • IMG-20160819-WA0017.jpeg
    IMG-20160819-WA0017.jpeg
    123.8 KB · Views: 53
  • IMG-20160819-WA0019.jpeg
    IMG-20160819-WA0019.jpeg
    166.7 KB · Views: 57
  • IMG-20160819-WA0022.jpeg
    IMG-20160819-WA0022.jpeg
    186.3 KB · Views: 49
Eis o resultado da Alt com o Y37...

Me decepcionei um pouco, pois qndo tirei essas fotos a cerveja estava de fato com o perfil de Alt que eu desejava, porém passaram-se alguns dias e ao abrir outras garrafas o perfil de sabor mudou demais. De um gosto muito agradável maltado e um pouco frutado, levemente adocicado e com o herbal do Saaz bem evidente (amargor também) para algo que remete muito a fermento e leve sensação de alcool que não existia antes.

Ainda estou "matutando" aqui sobre o por quê disso ter acontecido... Tanto é que nem vou mais enviar nada para a Eisenbahn... Perda de grana e de cerva...

Poxa, que pena...a minha está refermentando na garrafa e estou esperando para ver como fica...vou ver se hoje experimento ela mesmo com uma semana engarrafada para tirar conclusões e postar aqui pra vocês...

Como você fez o priming? Açúcar invertido mesmo?
 
@rodfon pois é cara...... 100% maltes da alemanha, levedura especial, 200% de cuidado na fabricação e 1 mês de lagering pra acontecer isso... Tomara que na sua você se dê bem!

Isso, açúcar invertido! 5g/L com demerara.
 
Gurizada

Segue foto da minha tentativa de Altbier. Atenuou menos do que eu esperava (de 1047 para 1017). Não creio que seja devido a alguma característica do fermento Altbier da DrYeast. Possivelmente devido ao uso de malte um tanto envelhecido (1 mês moído sem usar - estive em recuperação de cirurgia na coluna e sem poder manusear peso, ai já viu...). A cor está um pouco mais clara do que a do colega Adriano.

Engarrafei domingo passado (sempre uso uma única longneck transparente para acompanhar a evolução da cor e sedimentos) e vou abrir uma no domingo que vem para ver o que resultou...
 

Attachments

  • 20160821_203429.jpg
    20160821_203429.jpg
    74.8 KB · Views: 54
Boa noite... Fiz minha brassagem para uma altbier hj.. utilizando a y37 da Dr. Yeast ... como foi minha primeira brassagem com uma levedura deles.... Fiz o starter com 24 h de antecedência e vi um crescimento muito bom da levedura. .. com uma camada de espuma e produção de co2 interessante.... após inocular no mosto. .. já percebi o airlock borbulhar. .. assim que tiver um perfil mando fotos. ... mas pelo que estou vendo as de vcs... ficaram boas... minha OG iniciou com 1050.... Boa sorte com suas altbier's

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
 
Bem, a minha está um pão líquido! Muito gostoso...o spalter deu uma característica amadeirada, levemente picante...ela tá com corpo médio com a drinkability média...o frutado não consigo identificar se é da levedura ou lúpulo...

Ainda estou sentindo o alcool um pouco evidente, mas a cerveja está saborosa demais...

As fotos estão aí! Realmente, a levedura K-97 faz um BELO trabalho!
 

Attachments

  • alt1.jpg
    alt1.jpg
    142.1 KB · Views: 56
  • alt2.jpg
    alt2.jpg
    110.5 KB · Views: 55
@Fafner e @rodfon que isso camaradas! Pirei aqui nas Alt's de vcs! Seeeeedeeee :mug:

Parabéns pelas deliciosas "velhas brejas de Dusseldorf" fabricadas! hehehehe

Estou notando melhoria no sabor da minha quanto ao que disse anteriormente, mas de fato o perfil dela não se encaixou com o BJCP... Mas se encaixa com o meu "bucho" hahahahaha então sorverei a mesma até a última gota! (já matei 5 garrafas...)

E vcs, vão mandar as 8 amostras pra Eisen?

Abraço!
 
@Fafner e @rodfon que isso camaradas! Pirei aqui nas Alt's de vcs! Seeeeedeeee :mug:

Parabéns pelas deliciosas "velhas brejas de Dusseldorf" fabricadas! hehehehe

Estou notando melhoria no sabor da minha quanto ao que disse anteriormente, mas de fato o perfil dela não se encaixou com o BJCP... Mas se encaixa com o meu "bucho" hahahahaha então sorverei a mesma até a última gota! (já matei 5 garrafas...)

E vcs, vão mandar as 8 amostras pra Eisen?

Abraço!

COM certeza irei enviar! Vou te falar que a altbier que fiz ficará na minha lista de 'permanentes' junto com a blonde ale e IPA...o que mais me impressionou foi o fato dela ser levemente escura sem adstringência e sem o sabor torrado...só fiquei triste que esperava ela mais 'filtrada'...
 
Não vou enviar. Falta um tanto de estrada para mim. Vou beber as 8 à saúde de vcs!
 
Back
Top