Fermentar em Aquário ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Fui comprar uns testes de água (kH e GH) no meu fornecedor de aquarismo. Vi umas bombonas retangulares e comentei que preferia estas aos baldes pois ocupam o espaço mais eficientemente na geladeira. Ele me perguntou porque não poderia fermentar em um aquário, feito sob medida para a geladeira ? Começamos a viajar e até pensar em um fundo inclinado para a lama. A minha dúvida é que fermentadores são cilíndricos, sem emendas. Seria esta a razão para não usar um aquário ? Ele pode fazer o aquário em vidro ou acrílico, que seria mais barato e mais leve.
 
Fui comprar uns testes de água (kH e GH) no meu fornecedor de aquarismo. Vi umas bombonas retangulares e comentei que preferia estas aos baldes pois ocupam o espaço mais eficientemente na geladeira. Ele me perguntou porque não poderia fermentar em um aquário, feito sob medida para a geladeira ? Começamos a viajar e até pensar em um fundo inclinado para a lama. A minha dúvida é que fermentadores são cilíndricos, sem emendas. Seria esta a razão para não usar um aquário ? Ele pode fazer o aquário em vidro ou acrílico, que seria mais barato e mais leve.

Uma vez eu li que fermentadores quadrados criam alguns pontos de acumulo de calor, que já foi associado com alguns perfis de ésteres de umas cervejas inglesas que utilizavam fermentadores nesse formato, embora assim tambem há maior produção de diacetil.

Acho que o formato nem é tanto questão, mas como que as placas de vidro seriam juntadas, com silicone? se for poderia criar um acúmulo de microorganismos ali... e não ficaria perigoso manipular um fermentador grande e pesado de vidro?

abraço
 
Não será para grandes quantidades (30 l). Não deve ser muito mais pesado que os carboys que os americanos usam. A junção deve ser de silicone alimentício. Eu acho que acrílico pode ser uma boa opção. Você tem a referência deste estudo ou artigo?
Obrigado pela ajuda
 
Não será para grandes quantidades (30 l). Não deve ser muito mais pesado que os carboys que os americanos usam. A junção deve ser de silicone alimentício. Eu acho que acrílico pode ser uma boa opção. Você tem a referência deste estudo ou artigo?
Obrigado pela ajuda

Oi Thadeu, tive que procurar, realmente não lembrava... encontrei nas anotações do que ouvi no brew strong, no programa que eles fizeram sobre fermentadores e os efeitos dele na cerveja (http://thebrewingnetwork.com/shows/550). A questão seria que os cantos se tornam zonas mortas de conveção do líquido, o que dificultaria o resfriamento, sendo uma zona mais "quente" e assim produzindo mais diacetil...

Esse ponto não é tão importante assim na minha opinião, o que vc tem que analisar mais mesmo é a questão da limpeza, eu acho que o silicone é muito mole pra ficar em contato com a cerveja, talvez vc tenha um acumulo microbiano ali depois de algum tempo de uso.

De qualquer forma, se vc ve bastante vantagem pra vc em usar um fermentador assim não vou ser eu a ficar encontrando motivos contrários, só fique atento à sanitização e manda ver no diy...

abraço
 
leia esse post no HBT americano:

http://www.homebrewtalk.com/f11/broken-glass-carboy-horror-stories-compendium-376523/

é uma dica do pq não se deve usar vidro como fermentador.

Além disso, eu acredito que vc não vai conseguir controlar a contaminação (já viu como silicone depois de algum tempo de uso fica preto? isso são fungos, mofo...). Ou se usar algum silicone com anti fungo e anti mofo, lembre-se que são tóxicos (e mesmo que não fosse tóxico, não se esqueça que leveduras são fungos!).
 
Olá Tiago

muito obrigado mesmo pelas dicas. Eu também acho que a distribuição da temperatura não deve ser um agravante. Como físico, acho que se alguma região ficar mais quente, cria-se um gradiente e uma corrente de convecção. Já a limpeza é mais complicada mesmo.

alexandrepaz, obrigado pelo link. Nos comentários o David comenta que não é viável economicamente :( Vou pedir para o cara orçar e ver como fica.
 
Thadeu, falo por experiencia própria.

Tenho uma cicatriz e 12 pontos no braço por causa de um fermentador de vidro. Ele quebrou e me cortei, neste corte rompeu uma artéria do braço e o sangue esguichava na parede conforme o coração batia... demorou uns 6 meses pra parar de formigar os dedos.

Evitaria materiais de vidro.
 
Thadeu, falo por experiencia própria.

Tenho uma cicatriz e 12 pontos no braço por causa de um fermentador de vidro. Ele quebrou e me cortei, neste corte rompeu uma artéria do braço e o sangue esguichava na parede conforme o coração batia... demorou uns 6 meses pra parar de formigar os dedos.

Evitaria materiais de vidro.

meu deus cara... que pesadelo
 
Eu também acho que os americanos só usam os carboys de vidro por cultura... a velha história de fazer como sempre foi feito.

Na minha opinião equipamentos de vidro são um perigo... carregar um pote de vidro cheio com 30kg no braço é pedir pra ter problemas.

Quem acompanha o HBT americano deve ter visto que há pouco tempo lançaram os Big Mouth de plástico e todo mundo está atrás de um justamente pelo peso e praticidade. Os poucos que não querem é por pura resistência cultural.

É fato que o vidro é completamente inerte. O risco de criar colônias é praticamente nulo comparado ao plástico. Sem dúvida seria ótimo fermentar em vidro. Mas eu não arrisco justamente pelo tamanho do risco de causar um acidente.

Talvez se o aquário ficasse fixo na geladeira e você conseguisse usar um sistema de CIP minimizaria os riscos. Mas aí tem o risco do CIP não ser tão eficiente justamente pelo formato do fermentador.

Em resumo: Eu não usaria.... rsrs

Abraço!
 
Eu falei aquário por causa do formato, poderia ser em acrílico. O importante é ser um paralelepípedo para ocupar eficientemente o formato da geladeira. No post do pessoal do Lamas, o polipropileno é colocado com ele mesmo derretido, o que evitaria o silicone mas deve ter ranhuras que podem acumular contaminantes. O que eu queria entender é por que os fermentadores são cônicos: é só facilidade de fabricação ou alguma outra vantagem ?
 
Eu falei aquário por causa do formato, poderia ser em acrílico. O importante é ser um paralelepípedo para ocupar eficientemente o formato da geladeira. No post do pessoal do Lamas, o polipropileno é colocado com ele mesmo derretido, o que evitaria o silicone mas deve ter ranhuras que podem acumular contaminantes. O que eu queria entender é por que os fermentadores são cônicos: é só facilidade de fabricação ou alguma outra vantagem ?

Cara, tem outros motivos além desse sim. Vc pode pesquisar sobre formatos de fermentadores no livro Brewing Yeast and Fermentation, tem uma seção enorme sobre fermentadores, formatos, funções, etc.

Basicamente são coisas como melhor aproveitamento do espaço, maior facilidade no controle de temperatura, fluxo de correntes convecitvas mais homogêneo e agitação de levedura mais vigorosa.

Vale lembrar que isso é considerando fermentadores GRANDES, pra fermentadores pequenos isso faz menos diferença.
 
Tadeu,
Qlqr estrutura redonda é muito mais fácil de fazer e muito mais forte. Só isso justifica que todos os fermentadores, caixa d'água, etc. sejam redondos.
Mas, acredito eu, que nada impeça vc de fazer um fermentador quadrado.
 
Há também a questão de economia.

Em um cubo de 1m X 1m X 1m, você tem um volume de 1m³ e 4m de perímetro.
Já um cilindro com 1,14m de diâmetro com 1m de altura você tem um pouco mais de 1m³ de volume com um perímetro de 3,58m.

Isso em larga escala é uma grande economia para a indústria.
 
Back
Top