Fermentando Ale no inverno gaúcho.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Isso, pode fazer assim, se vc quiser. É só uma alternativa mais "manual".

A geladeira vai no normalmente fechado. vc seta uma temperatura e quando sair daquela faixa, ela liga. O normalmente aberto é o contrário, só liga quando tiver dentro da faixa definida.

por ex, vc seta 18ºC com diferencial de 0,2ºC. Quando a temperatura chegar em 18,3ºC o relé faz contato, abre o "normalmente fechado" e fecha o "normalmente aberto". Quando chega em 18,0ºC, vai desativar o relé, fecha o "normalmente fechado" e abre o "normalmente aberto".

abç

Ainda não entendi perfeitamente a diferença entre o NA e o NF. Pelo que li, No NA, o contato fica aberto, ou seja, sem energia passando, ao contrário do NF, onde o contato fica fechado. Logo, pelos esquemas que vi, a geladeira está sempre no NA, então ela seria ligada quando saísse da temperatura programada.

Qual seria a diferença entre ligar no NA e no NF a geladeira? Pelo que tu disse, no NA ela ficaria ligada enquanto estivesse na faixa de temperatura programada, é isso?

Perdão pelas dúvidas idiotas, é que tudo isso é muito novo pra mim. Qualquer vou esperar o TIC chegar pra entender bem ele. Não haveria chance de queimar ele ou a geladeira fazendo testes ligando no NA ou no NF, certo?

Muito obrigado novamente, Tiago.
Abraços!
 
Tiago deve estar tomando uma e se atrapalhou todo.. Hehehehe
É justamente o contrário do que eles explicou. A não ser que o controlador esteja em modo de aquecimento, e não refrigeração.
 
Isso aí! Troquei os termos... Desculpa pela confusão.

Pior que nem tava tomando ... :drunk:

Faz segundo o esquema do Guenther ali q vai dar certo.

Abraço
 
Hahahahha, muito obrigado novamente, Tiago e Fábio!

Vou usar o esquema do Guenther então quando o TIC chegar. Aliás, vou utilizar o original sem a lâmpada e no inverno, se precisar, desligo a geladeira, conecto a lâmpada e mudo o parâmetro do TIC. Isso deve me tomar no máximo 5 minutos e evita que o frigobar e a lâmpada fiquem ligando o tempo todo.

Abraços!
 
Olá pessoal, minha primeira participação por aqui, pedindo uma ajuda dos mais experientes,, mas já acompanho o forum há algum tempo.

Seguindo a orientação de um mestre-cervejeiro passou aqui, fiz a minha ligação do meu TIC-17 RGTi normalmente. A diferença foi que coloquei na porta 12 o fio fase de uma lâmpada, e o fio neutro da mesma junto com os demais fios neutro, na porta 7.

Quando liguei tudo, inicialmente as coisas funcionaram como esperado. A geladeira ligou até a temperatura programada (TIC funcionando para refrigerar). Quando a temperatura definida foi atingida a geladeira desligou a e luz acendeu.

Só que dai a temperatura foi subindo, subindo, até ultrapassar e muito a temperatura que era para a geladeira ligar novamente, mas nada. Só a luz ficou acesa e a geladeira não voltou mais a ligar.

Programei meu TIC com:
SP = 17,9º
HS = 18.01º
Op= 0

A fiação da lâmpada: fase na porta 12 e neutro na porta 7, com os outros dois neutros. O resto da ligação é o normal indicado no manual e em diversos tutoriais.

Alguém poderia me dar um “luz” sobre como fazer o ciclo geladeira/lâmpada funcionar?
 
Olá pessoal, minha primeira participação por aqui, pedindo uma ajuda dos mais experientes,, mas já acompanho o forum há algum tempo.

Seguindo a orientação de um mestre-cervejeiro passou aqui, fiz a minha ligação do meu TIC-17 RGTi normalmente. A diferença foi que coloquei na porta 12 o fio fase de uma lâmpada, e o fio neutro da mesma junto com os demais fios neutro, na porta 7.

Quando liguei tudo, inicialmente as coisas funcionaram como esperado. A geladeira ligou até a temperatura programada (TIC funcionando para refrigerar). Quando a temperatura definida foi atingida a geladeira desligou a e luz acendeu.

Só que dai a temperatura foi subindo, subindo, até ultrapassar e muito a temperatura que era para a geladeira ligar novamente, mas nada. Só a luz ficou acesa e a geladeira não voltou mais a ligar.

Programei meu TIC com:
SP = 17,9º
HS = 18.01º
Op= 0

A fiação da lâmpada: fase na porta 12 e neutro na porta 7, com os outros dois neutros. O resto da ligação é o normal indicado no manual e em diversos tutoriais.

Alguém poderia me dar um “luz” sobre como fazer o ciclo geladeira/lâmpada funcionar?


Fala Daniel tudo certo? Cara esse HS=18.01 que tu escreveu seria o DF (diferencial/histerese) ?
 
Cara então acho que aí que esta o problema. Tem que deixar menos, tipo 0,2 / 0,5. Por exemplo: Seta 18ºC com df de 0,2ºC. Quando a temperatura chegar em 18,2ºC, vai ligar a geladeira e desligar a lâmpada. Quando chegar em 18 ºC, vai desligar a geladeira e ligar a lâmpada. O bom é uma lâmpada bem fraca, pra nao aquecer muito rápido e ficar ligando varias vezes em pouco tempo a geladeira. Entende ?
 
Valeu! Vou tentar hoje, assim que eu chegar do trabalho. Passei horas revisando a instalação e está tudo ok. Deve ser minha configuração, mesmo.

Depois eu volto e conto!
 
Pessoal, estava tudo certo com o "circuito". Eu estava é programando os parâmetros do TIC errado.

Tá funcionando que é uma beleza. Liga a geladeira, desliga a luz, liga a luz, desliga a geladeira. A temperatura no teste ficou entre 18.3º e 18ºC

Agora é fermentar com o sensor colado no corpo do fermentador, isolado com isopor e tentar controlar a temperatura.
 
Tudo bem, pessoal? Também moro no sul e estou fermentando uma american amber ale. Até agora não precisei me preocupar com queda de temperatura. Não uso lâmpada e a temperatura está se mantendo, na média, em 18°C. A única coisa que fiz foi enrolar o balde em dois cobertores e coloquei placas de isopor na volta dele. Por enquanto, tá dando certo. Abraço.
 
E pessoal, para quem tem esse TIC 17 e queira colocar a lampada sendo controlada pelo aparelhinho, também, não tem erro, as instruções do Guinter são perfeitas. Se eu consegui fazer (incapaz de trocar uma resistência de chuveiro), acreditem, qq um consegue.

Não tem erro:

fase da lâmpada na portinha nº 12 e neutro da lâmpada com os demais, na porta nº7.
 
Back
Top