Fermentados de baixo custo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

zde

Well-Known Member
Joined
May 29, 2016
Messages
48
Reaction score
12
Pessoal sou novato e sempre achei o valor cobrado por fermentadores muito alto assim estudei algumas ideias eis que me surgiu a seguinte ideia:
Balde alimentício de margarina 15 kg volume total 18 litros - 8 reais na padaria da esquina.
Torneira e rosca 3/4 - 5 reais no mercado ( super faturado)
Parafuso e porca de inox - 7 reais
Usinagem do parafuso para poço termometrico- 7 reias
Total 27 reais menos que qualquer balde sem nada no mercado!
Segue as fotos do projeto
16e6faefa0136ccc44de815cc0c7c855.jpg
7d4d9524f27a57a69145d2b07cc40d0d.jpg
36c61944ccb3254f4aa9b163c97e75ab.jpg

É um projeto para iniciantes tem seus riscos e pode ser melhorado porém tentei montar ele com produtos de fácil localização em qualquer cidade do país!
A vedação desses baldes achei excelente e o fato de ser quadrado auxilia muito o encaixe em geladeiras verticais.
Espero que gostem da ideia, vou testar ele nesse final de semana vou trazer meus resultados.
O airlock ainda não coloquei pois pretendo bolar algo na mesma ideia!!

Salute e boas brassagens a todos!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pensando agora é penso que posso ter criado o tópico no local errado! Se for o caso pessoa desculpas!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pensando agora é penso que posso ter criado o tópico no local errado! Se for o caso pessoa desculpas!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim...o ideal seria colocar no tópico DIY...

Mesmo assim, parabéns pela iniciativa...

Se você tem uma boa vedação com esse balde...sem problemas utilizá-lo....
 
tome cuidado que esses tipo de potes de margarina são muito dificieis de remover os residuos acredito que só soda caustica que limpa bem
usa torneira para filtro de agua aquelas branquinhas ao invez dessas para tanque
 
Muito boa a idéia. Parabéns!
Já que o assunto é baixo custo, tenho fermentado minhas cervejas em garrafões de vidro ambar, os últimos paguei R$ 5,40 na Rua Silveira Martins, ao lado do Poupatempo da Sé, em SP. Faço levas de 8 litros e divido em dois deles (o volume total de cada um é de 4,5 litros). Na boca cabe direitinho a rolha com airlock, mas tenho que usar sifão pra tirar o líquido. Tenho feito até umas experiências de colocar leveduras diferentes em cada um deles. Achei uma foto de um similar na internet.
 

Attachments

  • 4L AG.jpg
    4L AG.jpg
    64.3 KB · Views: 61
Acho que vou repostar no DIY! Fora que o correto sacaniou o título também! Agora com o furo de 3/4 acho Q não vai ter como colocar a torneira de filtro! Mas optei por essa torneira pelo bico Q ela possui se adapta bem as minhas mangueiras.
E pergunto qual é realmente o problema da torneira de tanque ??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uso esse baldes já faz 2 anos KKK. O bom é que de tempos em tempos você pode trocá-los sem muito custo. Uso torneira de filtro
 
tua padaria ta cara amigo, comprei o mesmo e outros redondos a 4,00 cada kkkk. porém não tive coragem de usar para fermentação.

tentei muito tirar tudo que sobra de margarina e nao consegui, ainda sinto cheiro etc. outro problema que achei é quanto a vedação, resumidamente tampei ele e assoprei pela tornei...bom saia ar por todo lado menos no airlock(entao pra que airlock?) achei melhor não arriscar.

Entendo tua reclamação mas comprei um balde de 20L zero por 23,00 é praticamente o custo de um pacote de levedura e que vai durar um longo período entao, se fizer as contas vai ver que o custo é bem baixo comparado a possíveis riscos em usar algo que nao seja "indicado".

Mas, tua ideia é sim valida, entao segue o jogo, faça algumas levas e acompanhe se nao há problemas. Possivelmente elas ganhem um toque exclusivo "amargarinado"

abraço
 
balde virgem atóxico é barato 20 pilas sao caros esses que estao vendendo nas casas de produtos cervejeiros ..
 
Olha na minha cidade mesmo não sendo tão pequena não tem uma loja que possua baldes! Talvez em Curitiba eu possa encontrar mas como falei tendei montar um projeto que possa ser encontrado com mais facilidade! Concordo que 8 reais foi um valor meio alto. Mas ele veio já bem limpo sem odor ou resíduo visível nele.
Fiz uma lavagem nele como vinagre e bicarbonato, água quente e detergente é por final iodo acredito que não terei problemas com contaminação!
Sobre a vedação pretendo fazer um vídeo sobre como fechar ele, é mais fácil que o balde tanto pra fechar quanto para abrir!
Por enquanto só vejo vantagem! Final de semana e o teste de verdade dele !!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top