Fermentador vazou (overflow) - não posso limpar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelodp

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2014
Messages
61
Reaction score
18
Pessoal, bom dia.

A situação é a seguinte, estou com 19 litros de uma Belgian Blonde fermentando controlada a 19º(+/-0,2), estou usando o SY066 da bio4.

Eventualmente eu trabalho em outra cidade e não consigo acompanhar a fermentação, e dessa vez fui juvenil, não usei um blow off (normalmente só uso papel alumínio sanitizado) e o fermentador vazou horrores (pedi para a excelentíssima dar uma olhada, já que estou fora), pedi para ela borrifar iodofor por tudo.

Quando ela viu que vazou já estava seco, deve ter ocorrido ontem, e infelizmente só vou poder limpar e sanitizar direito amanhã a noite.

Minha pergunta é, o risco de contaminação por acetobacter ou outra coisa é alto neste período?

Obrigado!
 
Com certeza o risco de contaminação aumentou, pelo simples fato do meio interno do fermentador (meio sanitizado) ter entrado em contato direto com o meio externo (meio naturalmente "contaminado"), mas não quer dizer que sua leva será com certeza contaminada, o jeito é proceder da melhor forma que pode, limpando tudo certinho, retirando crostas, sanitizando, etc... e torcer pra não contaminar...

O risco aumentou mas não é 100% certeza. Creio que ainda tem jeito, mas também não é 100% certo. :confused::D
 
Pessoal, bom dia.

A situação é a seguinte, estou com 19 litros de uma Belgian Blonde fermentando controlada a 19º(+/-0,2), estou usando o SY066 da bio4.

Eventualmente eu trabalho em outra cidade e não consigo acompanhar a fermentação, e dessa vez fui juvenil, não usei um blow off (normalmente só uso papel alumínio sanitizado) e o fermentador vazou horrores (pedi para a excelentíssima dar uma olhada), pedi para ela borrifar iodofor por tudo.

Quando eu vi o que vazou já estava seco, deve ter ocorrido ontem, e infelizmente só vou poder limpar e sanitizar direito amanhã a noite.

Minha pergunta é, o risco de contaminação por acetobacter ou outra coisa é alto neste período?

Obrigado!

Em que estágio da fermentação estava? Se já tiver bastante álcool na cerveja tua situação está provavelmente sob controle. Caso ainda estivesse no início talvez possa haver um problema maior. Mas independente do caso, segue os procedimentos e vê o que acontece no final, acho que é única forma de descobrir.
 
Quinto dia, não estou acompanhando a atenuação, mas imagino que esteja com ~3-4% de álcool agora.
 
Minha pergunta é, o risco de contaminação por acetobacter ou outra coisa é alto neste período?

Não, não é.

Na verdade o risco de contaminação é o mesmo se tivesse usando um airlock ou blowoff.

O fluxo foi de dentro para fora, ou seja, de um ambiente (em teoria) livre de contaminação para um ambiente contaminado. Risco seria se fosse ao contrário.

É o mesmo caso de quando dá bolor no balde. Por fora bolor, dentro do balde, cerveja normal.

Cuidado na hora da limpeza, não abra o balde de jeito nenhum, limpe por fora apenas. Se abrir o balde para limpar a tampa, aí sim a chance de introduzir material contaminado no balde vai ser grande. Pode cair uma gota, uma casquinha de mosto seco, uma poeira, etc....
 
A cerveja vai é ficar melhor. :fro:

Brincadeiras à parte, toca o barco e veja o resultado quando for maturar/clarificar.

Quando eu fiz uma Lager, a geladeira ficou em estado deplorável por conta de vazamentos na torneira do fermentador que demorei a perceber. Imagina uma cerveja acondicionada 1 mês com cerveja azeda/refermentada ao livre e o fermentador todo mofado.

Quando envasei estava deliciosa. :mug:
 
Cuidado na hora da limpeza, não abra o balde de jeito nenhum, limpe por fora apenas. Se abrir o balde para limpar a tampa, aí sim a chance de introduzir material contaminado no balde vai ser grande. Pode cair uma gota, uma casquinha de mosto seco, uma poeira, etc....

É um galão de agua de 20 litros, eu normalmente somente tampo com papel alumínio sanitizado, amanhã a noite estarei em casa e vou limpar tudo com cuidado para não cair nada dentro.

Obrigado pessoal.
 
Back
Top