Fermentador submerso em agua na caixa de isopor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfwitzel

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2015
Messages
69
Reaction score
23
Venho fazendo a fermentação com o balde submerso em agua dentro de uma caixa de isopor (tampado para manter a temperatura por mais tempo mas com um pequeno furo na tampa para evitar pressão pelo CO2 que sai do air lock)... dosando garrafas com gelo para manter a temperatura desejada
ACHO que estou conseguindo um controle razoavel da temperatura porem tenho algumas duvidas:
1) qto a medicao da temperatura, estando o balde submerso, a temperatura dos liquidos (mosto e agua do isopor) entra em equilibrio? alguem ja fez o teste? no caso de geladeira, sei que a "atmosfera" dentro da geladeira nao necessariamente tem a mesma temperatura do mosto.. mas estando o balde submerso, será que a troca de calor pelo intimo contato (parede do balde) gera equilibrio termico e a temperatura do liquido externo nao passaria a refletir melhor a temperatura interna?
2) ha chance da pressao do liquido externo "vencer" a torneira fazendo com que "entre" agua no fermentador?
na duvida estou deixando o balde em saco plastico (que comprovadamente nao vaza agua)
Muito obrigado
Abraço
Marcelo
 
Não sei responder às tuas perguntas, mas de modo geral, não se preocupe muito com isso.

Já pensou em colocar um tic e uma lâmpada econômica nesse teu setup? (sem a água, claro...)

Já fiz isso durante alguns meses (ainda faço quando o freezer tá cheio...) e funciona super bem.
 
Olá, eu utilizo o mesmo processo para fermentar minha cerveja, só ao invés de uma caixa de isopor uso um daqueles coolers de latinha bem grandes. Respondendo as suas perguntas:

1- Uma variação na temperatura da água parada forma um gradiente e tende a entrar em equilibro em regime, então a temperatura da água na caixa de isopor e do mosto parado tendem a ser a mesma, no entanto, como a cerveja fermentado produz calor, deve acontece a formação do gradiente que citei acima, de modo que o melhor ponto para você medir a temperatura é o mais próximo ao balde fermentador.

2- Não há a possibilidade de a água entrar pela torneira, se não o mesmo iria acontecer de fora para dentro, a menos que a torneira esteja com problemas de vazamento...
 
Não sei responder às tuas perguntas, mas de modo geral, não se preocupe muito com isso.

Já pensou em colocar um tic e uma lâmpada econômica nesse teu setup? (sem a água, claro...)

Já fiz isso durante alguns meses (ainda faço quando o freezer tá cheio...) e funciona super bem.

Pensei nisso, mas de qq forma, como tem que ficar trocando manualmente garrafas de gelo, vou partir para o tic junto com uma geladeira mesmo....
Com o isopor fechado (apenas com um furo pequeno na tampa) a temperatura esta demorando bastante para subir.... duas vezes por dia que verifico e troco o gelo, parece estar indo bem para manter a temperatura de 18 graus.
Ah! para conseguir tampar, comprei um isopor um pouco mais alto do que o balde de 12L e uso um air lock cilindrico pequeno (o menor que encontrei foi o da WE, que tem 3 tamanhos... ficou joia!!!
Valeu
Marcelo
 
Olá, eu utilizo o mesmo processo para fermentar minha cerveja, só ao invés de uma caixa de isopor uso um daqueles coolers de latinha bem grandes. Respondendo as suas perguntas:

1- Uma variação na temperatura da água parada forma um gradiente e tende a entrar em equilibro em regime, então a temperatura da água na caixa de isopor e do mosto parado tendem a ser a mesma, no entanto, como a cerveja fermentado produz calor, deve acontece a formação do gradiente que citei acima, de modo que o melhor ponto para você medir a temperatura é o mais próximo ao balde fermentador.

2- Não há a possibilidade de a água entrar pela torneira, se não o mesmo iria acontecer de fora para dentro, a menos que a torneira esteja com problemas de vazamento...

Valeu pela confirmação!
Eu percebo que, após alguns minutos da troca do gelo, em qq ponto da agua do isopor, a temperatura é bem parecida (variação de menos e 1 grau), entao deve entrar em equilibrio mesmo e medir a temperatura da agua provavelmente se tenha um valor bem proximo do mosto!
Qto ao material do cooler, não sei se é cisma minha, porem ja usei cooler de plastico e a temperatura nao ficava tao estavel qto no do isopor... porem o isopor eu consigo tampar (apesar do pequeno furo que fiz na tampa)... entao é dificil saber o responsavel pelo aumento da "estabilidade" da temperatura... se é o ato de tampar ou o material isopor
 
Valeu pela confirmação!
Eu percebo que, após alguns minutos da troca do gelo, em qq ponto da agua do isopor, a temperatura é bem parecida (variação de menos e 1 grau), entao deve entrar em equilibrio mesmo e medir a temperatura da agua provavelmente se tenha um valor bem proximo do mosto!
Qto ao material do cooler, não sei se é cisma minha, porem ja usei cooler de plastico e a temperatura nao ficava tao estavel qto no do isopor... porem o isopor eu consigo tampar (apesar do pequeno furo que fiz na tampa)... entao é dificil saber o responsavel pelo aumento da "estabilidade" da temperatura... se é o ato de tampar ou o material isopor

Provavelmente é o ato de tampar, eu utilizo o cooler tampado também. Abro ele 2x por dia para verificar a temperatura, que fica bem estável (exceto no inicio da fermentação).
 
Provavelmente é o ato de tampar, eu utilizo o cooler tampado também. Abro ele 2x por dia para verificar a temperatura, que fica bem estável (exceto no inicio da fermentação).

Por curiosidade, qual airlock vc usa?
Eu ACHO que a maioria dos airlocks são exageradamente altos... dificil algo que consiga conter balde + air lock e seja possivel tampar... até para caber na geladeira... precisa tirar uma prateleira a mais só por causa do airlock.
Sterilock seria uma boa pois é minusculo, mas em fermentacao primaria acaba nao dando conta ou entope .. estufa muito o balde...
entao eu uso um airlock cilindrico MINI na fermentacao primaria e secundaria.. e para colocar o balde na geladeira para maturar eu uso o sterilock (que é ainda menor) não sei se ja poderia vedar de vez na maturacao.
Mas estou lendo bastante o forum e começando a gostar da ideia de abandonar o airlock, e apenas apoiar a tampa sobre o balde, sem forçar muito .... parece fazer muito sentido...
 
Por curiosidade, qual airlock vc usa?
Eu ACHO que a maioria dos airlocks são exageradamente altos... dificil algo que consiga conter balde + air lock e seja possivel tampar... até para caber na geladeira... precisa tirar uma prateleira a mais só por causa do airlock.
Sterilock seria uma boa pois é minusculo, mas em fermentacao primaria acaba nao dando conta ou entope .. estufa muito o balde...
entao eu uso um airlock cilindrico MINI na fermentacao primaria e secundaria.. e para colocar o balde na geladeira para maturar eu uso o sterilock (que é ainda menor) não sei se ja poderia vedar de vez na maturacao.
Mas estou lendo bastante o forum e começando a gostar da ideia de abandonar o airlock, e apenas apoiar a tampa sobre o balde, sem forçar muito .... parece fazer muito sentido...

Eu uso um airlock tradicional mesmo (como o do link abaixo) em um balde fermentador de 22L, não tenho problema em tampar por que o cooler é muito grande (acho que é aqueles de 80 latinhas), consegui ele emprestado até comprar uma geladeira para o fim de fermentação. Já a maturação eu faço nas garrafas, então só preciso ter a altura das garrafas na geladeira.

http://loja.weconsultoria.com.br/airlock-sem-rolha-p45060/
 
Por curiosidade, qual airlock vc usa?
Eu ACHO que a maioria dos airlocks são exageradamente altos... dificil algo que consiga conter balde + air lock e seja possivel tampar... até para caber na geladeira... precisa tirar uma prateleira a mais só por causa do airlock.
Sterilock seria uma boa pois é minusculo, mas em fermentacao primaria acaba nao dando conta ou entope .. estufa muito o balde...
entao eu uso um airlock cilindrico MINI na fermentacao primaria e secundaria.. e para colocar o balde na geladeira para maturar eu uso o sterilock (que é ainda menor) não sei se ja poderia vedar de vez na maturacao.
Mas estou lendo bastante o forum e começando a gostar da ideia de abandonar o airlock, e apenas apoiar a tampa sobre o balde, sem forçar muito .... parece fazer muito sentido...

Hoje eu uso tubo blowoff com mangueira de silicone.

Também já deixei mais de uma vez o balde fermentando com um vazamento proposital (famoso fermentador mal vedado) quando precisei empilhar/economizar espaço.

Airlock/blowoff são uma espécie de 'conforto psicológico' pra saber como anda a fermentação.

Deixando um headspace decente, é fácil trabalhar sem eles.
 

Latest posts

Back
Top