Fermentador sem vedação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuizAugustoCararo

Well-Known Member
Joined
Aug 28, 2013
Messages
51
Reaction score
5
Troquei meu balde fermentador e percebi que ele tem problema de vedação.
Em minha última cerveja, uma IPA, vi que não fez borbulhas no airlock, embora estivesse baixando a densidade.
Pressionei a tampa e nada de borbulhas.

Isso pode ter algum impacto na fermentação (primária / secundária)?

Vi que o problema é na tampa do balde, pensei então em colocar alí cola de aquário (atóxica e etc), para aumentar o contato da tampa com a borda do balde.
Será que pode? Ou posso continuar sem vedação pois isso não tem impacto algum no processo da fermentação?

Aproveitando o gancho, vi que na Malte Shop estão comercializando um novo airlock (que até agora só havia visto no Lamas) "Airlock Sterilock".

Alguém já usou ele, sabe como funciona?
 
Troquei meu balde fermentador e percebi que ele tem problema de vedação.
Em minha última cerveja, uma IPA, vi que não fez borbulhas no airlock, embora estivesse baixando a densidade.
Pressionei a tampa e nada de borbulhas.

Isso pode ter algum impacto na fermentação (primária / secundária)?

Vi que o problema é na tampa do balde, pensei então em colocar alí cola de aquário (atóxica e etc), para aumentar o contato da tampa com a borda do balde.
Será que pode? Ou posso continuar sem vedação pois isso não tem impacto algum no processo da fermentação?

Aproveitando o gancho, vi que na Malte Shop estão comercializando um novo airlock (que até agora só havia visto no Lamas) "Airlock Sterilock".

Alguém já usou ele, sabe como funciona?

Eu manteria sem vedação mesmo. Só atentar para sanitizar bem a tampa e a boca do balde. Tudo que tu colocar de colas, silicones, etc. será foco de deposito de sujeira e consequentemente contaminação. Por isso os equipamentos pra fermentação devem ser, preferencialmente, sem dobras, cantos internos, ranhuras, etc.
 
Obrigado pela resposta.

Mas será que má vedação, além de haver risco de contaminação, não tem impacto na fermentação (prejudicar a atividade da levedura)?
 
Não há risco de contaminação e não irá prejudicar em nada a fermentação. Fique tranquilo.
 
Xará, compartilhe que baldes são esses, onde comprou, etc. Assim a galera fica mais atenta na hora de comprar.
 
Comprei 2 sterilock esses dias. Eu coloquei eles em 2 galões de água de 5L que uso para fermentar o excedente que não cabe no meu fermentador cônico de 50L. Daqui uns 21 dias, quando a cerva estiver pronta, volto pra comentar o que achei, se funcionaram bem.
 
Back
Top