Fermentador pressurizado com KEG 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A propósito, caso alguém esteja pensando em fazer algo similar a loja que mencionei tem todos os itens necessários:

1 - 6" Triclover cap ($31.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Cap.html?category_id=313
TC60CAP.jpg


2 - 6" Triclover gasket ($2.50): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Gasket-Silicone.html?category_id=313
TC15SILIGASKET.jpg


3 - 6" Triclover clamp ($28.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Clamp.html?category_id=313
TC60CLAMP.jpg


4 - 6" Triclover ferrule ($20.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Ferrule-Long-TC60FERRULEL.html?category_id=313
TC60FERRULEL.jpg


TOTAL: $81.50

Acho que não pretendo fazer o investimento (por enquanto) mas para quem não fará carbonatação forçada bastaria apenas furar a tampa para conectar a mangueira/airlock e um segundo furo para inserir o poço termométrico para monitorar a temperatura durante a fermentação. É isso?

Sim, furo pra airlock e furo pro poço, porém montar um desse e não fazer carbonatação natural é um pecado.

$81,50 seria somente o valor da mercadoria, frete pro Brasil não ficaria menos de 100 dolares, ai o imposto tb pois são peças pesadas e não passarão despercebidas na receita. Chuto uns 1000 reais de gasto total.

Com certeza isso sairia muito mais em conta aqui no Brasil mesmo, podemos orçar.

Abraço.
 
Sim, furo pra airlock e furo pro poço, porém montar um desse e não fazer carbonatação natural é um pecado.

$81,50 seria somente o valor da mercadoria, frete pro Brasil não ficaria menos de 100 dolares, ai o imposto tb pois são peças pesadas e não passarão despercebidas na receita. Chuto uns 1000 reais de gasto total.

Com certeza isso sairia muito mais em conta aqui no Brasil mesmo, podemos orçar.

Abraço.
Ôpa, apenas dei a sugestão porque às vezes há pessoas indo para os EUA com frequência que poderiam trazer em mãos. Só coloquei mais uma possibilidade.

E outra possibilidade ainda seria importar da China, para aqueles que dispõem de tempo:

End cap ($30): https://www.aliexpress.com/store/pr...32679449456.html?spm=2114.12010615.0.0.yJGb1R

Ferrule ($18): https://www.aliexpress.com/store/pr...32797233327.html?spm=2114.12010615.0.0.s3wfMA

Clamp ($12): https://www.aliexpress.com/store/pr...32464167005.html?spm=2114.12010615.0.0.s3wfMA

Gasket ($8.5 para 5 unidades): https://pt.aliexpress.com/store/pro...32591137994.html?spm=2114.12010615.0.0.CdvVKU

TOTAL de $68.50 já com frete incluso para o Brasil.

Sim, ainda temos que considerar a tributação (que é uma probabilidade menor mas ainda existe a chance de ocorrer).

Abs
 
Olá,

Tenho uma dúvida, porque não dá pra fazer carbonatação com a válvula original apenas? Eu faço aqui e atualmente não vejo necessidade de comprar essa tampa ou mesmo de fazer furos.
Por exemplo, na foto anexa mostro que basta colocar um cap ( tampa ) na saída do líquido e na entrada do CO2 coloca uma mangueira em um recipiente com liquido sanitizande, com isso fará o papel do borbulhador.
Quanto a sonda de temperatura é desnecessário tbm, já que colocando o sensor encostado na parede de fora do barril, protegido com um EVA grosso ou espuma e apertado com uma aranha de moto por exemplo resolve 100%.
Ai resta o problema da limpeza interna do barril após a fermentação. Para isso um ácido ou soda cáustica resolve tranquilamente (mas tem que tomar todos os cuidados pois isso é perigoso!!!)
Em outras palavras vc gastará R$1000 para fazer o que consegue já! Eu gastaria esse dinheiro em outro equipamento... :)

Link sobre soda caustica: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407940

abcs!
 

Attachments

  • valvula1.jpg
    valvula1.jpg
    112.4 KB · Views: 88
Olá,

Tenho uma dúvida, porque não dá pra fazer carbonatação com a válvula original apenas? Eu faço aqui e atualmente não vejo necessidade de comprar essa tampa ou mesmo de fazer furos.
Por exemplo, na foto anexa mostro que basta colocar um cap ( tampa ) na saída do líquido e na entrada do CO2 coloca uma mangueira em um recipiente com liquido sanitizande, com isso fará o papel do borbulhador.
Quanto a sonda de temperatura é desnecessário tbm, já que colocando o sensor encostado na parede de fora do barril, protegido com um EVA grosso ou espuma e apertado com uma aranha de moto por exemplo resolve 100%.
Ai resta o problema da limpeza interna do barril após a fermentação. Para isso um ácido ou soda cáustica resolve tranquilamente (mas tem que tomar todos os cuidados pois isso é perigoso!!!)
Em outras palavras vc gastará R$1000 para fazer o que consegue já! Eu gastaria esse dinheiro em outro equipamento... :)

Link sobre soda caustica: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407940

abcs!

Frank, o foco aqui é fermentador pressurizado. Oq vc está falando é fazer um fermentador normal, sem pressurizar, sendo assim, daria pra fazer sem extratora nem nada, semente uma rolha e airlock.


Como o lance aqui é carbonatação natural, vc precisa de válvulas e conexões específicas pra isso. A tampa TC é colocada para ajudar na limpeza e fixação dos conexões.

Abraço.
 
Frank, o foco aqui é fermentador pressurizado. Oq vc está falando é fazer um fermentador normal, sem pressurizar, sendo assim, daria pra fazer sem extratora nem nada, semente uma rolha e airlock.


Como o lance aqui é carbonatação natural, vc precisa de válvulas e conexões específicas pra isso. A tampa TC é colocada para ajudar na limpeza e fixação dos conexões.

Abraço.

Opa, sim, concordo com vc! Mas se colocar na saída do CO2 um regulador de pressão fica pressurizado tbm! Esqueci de mencionar isso. ;)
Além disso, é possível tbm fazer o inverso, ou seja , carbonatação forçada seguindo a mesma ideia, mas isso é outro assunto...

Nota: Como vi que a tampa acaba ficando muito caro, pensei em deixar essa segunda opção para aqueles que não tem condições financeiras para adquirir a tampa, etc.

Exemplo regulador:
http://produto.mercadolivre.com.br/...esso-com-manmetro-para-pistola-de-pintura-_JM



abcs
Frank
 
Opa, sim, concordo com vc! Mas se colocar na saída do CO2 um regulador de pressão fica pressurizado tbm! Esqueci de mencionar isso. ;)

Isso não dará certo. Na carbonatação natural o fluxo de CO2 da fermentação é maior na começo e muito menor no final, reguladores de pressão normais não tem essa função de regular alivio, ele trabalham com pressão dos dois lados, a parte de alivio deles não tem qualquer precisão. A única válvula que dará certo é o airtrol ou similar.


Além disso, é possível tbm fazer o inverso, ou seja , carbonatação forçada seguindo a mesma ideia, mas isso é outro assunto...

Nota: Como vi que a tampa acaba ficando muito caro, pensei em deixar essa segunda opção para aqueles que não tem condições financeiras para adquirir a tampa, etc.

Pra isso, quem nao tem problemas em limpar o barril depois temos esse produto:

https://www.brewmetal.com.br/kit-de-conversao-barril-50l-para-fermentador-pressurizado-40l-completo


Exemplo regulador:
http://produto.mercadolivre.com.br/...esso-com-manmetro-para-pistola-de-pintura-_JM



abcs
Frank

Respondendo acima.
 
Olá pessoal,

Após ler esse tópico e ficar surpreso com alguns comentários, deixo a minha boa ação para todos aqueles que querem fazer a fermentação pressurizada.

Bom, dentre várias opções destaco duas que EU achei interessante:
- Utilizar tampa , furos, conexões etc como nosso amigo está fazendo a propaganda. (Custo aprox// R$1000,00)


ou

- Utilizar válvula extratora normal de barril ( que supostamente já temos) + conexões para Manômetro + válvula alívio e + válvula reguladora de pressão (tipo: airtrol). (Custo aprox// R$300,00).
Ambas as opções terão praticamente o mesmo resultado final.


Em algumas literaturas, os autores recomendam começar a pressurização no final da fermentação, ou seja perto da total atenuação. Isso é sugerido pois a quantidade de gases* liberados são suficientes para a carbonatação.

Para pesquisa da válvula airtrol ( atente aos PSI), exemplo: http://www.ebay.com/sch/i.html?_fro...RC2.A0.H0.Xairtrol.TRS0&_nkw=airtrol&_sacat=0


*Nota pessoal e informação ADICIONAL ( não quero criar um tópico apenas para esse comentário ok ?) : Durante a fermentação a levedura libera não somente CO2! Vai um monte de coisa junto com o CO2 ...
Sendo assim a fermentação pressurizada acarretará na absorção de tudo que a levedura soltar durante esse período ( gases, flavors, etc)!
O que algumas fábricas costumam fazer é o reaproveitamento do CO2 da fermentação mas eles purificam o CO2 através de um sistema que funciona basicamente no fluxo simplificado abaixo:
Filtro ( para espuma não ir junto) -> Balão (que enche com os gases da fermentação) -> bomba compressora/pressurizadora -> Cilindro de pressão ( que será enchido com os gases -> Resfriamento do cilindro para liquidificar o CO2 -> filtro -> Cilindro final contendo o co2.
Aí eles usam esse CO2 que está praticamente 99% puro para a carbonatação da cerveja durante o tráfego dela na tubulação.

abcs
Frank
 
Olá pessoal,

Após ler esse tópico e ficar surpreso com alguns comentários, deixo a minha boa ação para todos aqueles que querem fazer a fermentação pressurizada.

Bom, dentre várias opções destaco duas que EU achei interessante:
- Utilizar tampa , furos, conexões etc como nosso amigo está fazendo a propaganda. (Custo aprox// R$1000,00)


ou

- Utilizar válvula extratora normal de barril ( que supostamente já temos) + conexões para Manômetro + válvula alívio e + válvula reguladora de pressão (tipo: airtrol). (Custo aprox// R$300,00).
Ambas as opções terão praticamente o mesmo resultado final.

Exato! Só esqueceu de colocar que o custo total aqui tb ficaria na casa dos R$1000,00


Ja li bastante coisa sobre isso e conclui que só se aplica em escala industrial, no homebrew isso não acontece, faço carbonatação natural a anos (40L), ja cansei de fazer teste cego, não muda nada uma da outra.

Em algumas literaturas, os autores recomendam começar a pressurização no final da fermentação, ou seja perto da total atenuação. Isso é sugerido pois a quantidade de gases* liberados são suficientes para a carbonatação.

Para pesquisa da válvula airtrol ( atente aos PSI), exemplo: http://www.ebay.com/sch/i.html?_fro...RC2.A0.H0.Xairtrol.TRS0&_nkw=airtrol&_sacat=0



*Nota pessoal e informação ADICIONAL ( não quero criar um tópico apenas para esse comentário ok ?) : Durante a fermentação a levedura libera não somente CO2! Vai um monte de coisa junto com o CO2 ...
Sendo assim a fermentação pressurizada acarretará na absorção de tudo que a levedura soltar durante esse período ( gases, flavors, etc)!
O que algumas fábricas costumam fazer é o reaproveitamento do CO2 da fermentação mas eles purificam o CO2 através de um sistema que funciona basicamente no fluxo simplificado abaixo:
Filtro ( para espuma não ir junto) -> Balão (que enche com os gases da fermentação) -> bomba compressora/pressurizadora -> Cilindro de pressão ( que será enchido com os gases -> Resfriamento do cilindro para liquidificar o CO2 -> filtro -> Cilindro final contendo o co2.
Aí eles usam esse CO2 que está praticamente 99% puro para a carbonatação da cerveja durante o tráfego dela na tubulação.

abcs
Frank

;)
 
Cara, até entendo que você deseja fazer divulgação do produto/loja do/a qual você é proprietário mas isso já é forçar a barra demais.

Em hipótese alguma os itens que o Frank listou custará próximo de R$1000 que é a ideia que você quer passar para dizer que o seu kit é melhor.

Mas tudo bem, segue o barco. Acabei de chegar e estou vendo como a banda toca por aqui. Não quero criar qualquer tipo de confusão.
 
Cara, até entendo que você deseja fazer divulgação do produto/loja do/a qual você é proprietário mas isso já é forçar a barra demais.

Em hipótese alguma os itens que o Frank listou custará próximo de R$1000 que é a ideia que você quer passar para dizer que o seu kit é melhor.

Mas tudo bem, segue o barco. Acabei de chegar e estou vendo como a banda toca por aqui. Não quero criar qualquer tipo de confusão.

Opa, forçar a barra?? Só estou defendendo meu produto, o cervejeiro compra e usa o que quiser :)

Pela experiencia que tenho com fermentador pressurizado em KEG, montamos esse kit da melhor e mais segura maneira que eu achei, além de ser 100% INOX, válvulas extratoras não são.

Tem um relato meu aqui no forum (não lembro onde), que quase causei um acidente sério, esqueci de plugar a airtrol no terminal ball lock da tampa do fermentador e lembrei 22hrs depois de fechar, corri e quando fui plugar a pressão já estava em 8BAR, ate descalibrou meu manômetro.

Fica a dica pra quem quiser fazer com válvula extratora. Não esqueça de coloca-la após apertar o sifão, caso aconteça, terá feito uma bomba.

Abraço.
 
Pessoal,
Como mencionado pelo nosso colega, é muito, mas MUITO importante tomar todos os cuidados ao efetuar esse tipo de sistema na fermentação.

Eu aconselho criar um checklist pelo menos para o manuseio evitando assim qqr esquecimento. É muito comum esquecermos detalhes ainda mais quando passamos a fazer alienadamente.

A minha sugestão é tentar fazer esse tipo de sistema ( com qqr tipo de equipamento acoplado), somente se for dado todos os cuidados e com certa experiência ao fazer cerveja.
Para novatos é mais seguro carbonatação na garrafa e com CO2 do que esse método mencionado aqui.

Caso queiram seguir esse método, é altamente recomendado adicionar uma válvula de alivio /segurança na linha. Ao ao atingir xx psi ela é ativada aliviando a pressão a fim de evitar uma explosão!

Só um detalhe : explodir um barril de inox pode causar facilmente morte(s)!

abcs!
Frank.
 
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
20200417_201823.jpg


20200417_201839.jpg
 
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
View attachment 123377

View attachment 123378

Quais as peças e onde comprou? to querendo fermentar e pressurizar também, tem valvula de alivio? o perigo é o sistema entupir e a valvula de alivio nao funciona e explodir, corre o risco? se puder contar melhor seu projeto...
 
Quais as peças e onde comprou? to querendo fermentar e pressurizar também, tem válvula de alivio? o perigo é o sistema entupir e a válvula de alivio não funciona e explodir, corre o risco? se puder contar melhor seu projeto...
Comprei uma válvula de alivio que regulo a pressão desejada, um manômetro que uso para regular a válvula e depois monitorar a fermentação, e um Tê que conecta os dois. É uma spunding valve, veja o videos no canal Cerveja Fácil.
Ah, tem também essas conexões de engate rápido que pode ver na foto.
Comprei Salvador, em loja de compressores e de cerveja. Mas na internet tem de montão. Preferir ver de perto.
Cara, se entupir não quero nem imaginar. Mas acho difícil.
Mas tem algumas extratoras que vem com uma válvula de alivio dela. Você tendo uma dessa, ai estaria super seguro, pois ela cumpre o papel de segurança enquanto a outra de controle da pressão.
 
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
View attachment 123377

View attachment 123378
Como foi a experiência? E como fica a limpeza depois?
 
Comprei uma válvula de alivio que regulo a pressão desejada, um manômetro que uso para regular a válvula e depois monitorar a fermentação, e um Tê que conecta os dois. É uma spunding valve, veja o videos no canal Cerveja Fácil.
Ah, tem também essas conexões de engate rápido que pode ver na foto.
Comprei Salvador, em loja de compressores e de cerveja. Mas na internet tem de montão. Preferir ver de perto.
Cara, se entupir não quero nem imaginar. Mas acho difícil.
Mas tem algumas extratoras que vem com uma válvula de alivio dela. Você tendo uma dessa, ai estaria super seguro, pois ela cumpre o papel de segurança enquanto a outra de controle da pressão.
Show, ja comprei o spunding e um barril de 30l e comprei também este item no aliexpress porque quero fermentar e servir no mesmo barril, ou fazer trasfega fechada para evitar o2. Outra solução também seria cortar o sifao do barril uns 1 a 2cm para não retirar a borra do fundo.
https://pt.aliexpress.com/item/32593079668.html
Também para fermentar e servir no mesmo recipiente ou trasfegar sem lama, comprei esse flutuador para colocar no barril post mix , porque ele pega a cerveja de cima FLUTUADOR COM MANGUEIRA EM SILICONE PARA FERMENTASAURUS

Quando chegar e meu sistema estiver funcionando, mando fotos.
 
Estava pensando em adquirir um flutuador deste também, mas fiquei desanimado quando vi um vídeo em que a ponta do tubo que coleta o líquido fica muito abaixo do nível do mesmo:

Se alguém já usou e puder dar um feedback do funcionamento seria legal
 
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
View attachment 123377

View attachment 123378
Legal o esquema, uma duvida que eu tenho é se essa válvula extratora retorna o gás, sempre tive impressão que ela só deixa entrar o gás, se fosse assim não funcionaria o spunding valve, vc precisou fazer alguma adaptação ou ela retorna normal ?
 
Estava pensando em adquirir um flutuador deste também, mas fiquei desanimado quando vi um vídeo em que a ponta do tubo que coleta o líquido fica muito abaixo do nível do mesmo:

Se alguém já usou e puder dar um feedback do funcionamento seria legal

Funciona legal e extrai todo o liquido. Depois que comecei a usar, achei que vale mais a pena cortar o tubo pescador do post mix do que talvez usar o flutuador.
 
Andei vendo todas as postagens deste forum, e bastante coisa foi esclarecida, to iniciando no processo de fermentação sob pressão e estou fazendo atualmente um primeiro teste em garrafa PET de 2,5 litros para ver como se comporta o spundig valve, e pretendo fazer a fermentação de testes nos próximos dias, vou utilizar um barril polykeg de 30 litros e pretendo fermentar uns 22 litros para testar.
Acredito que o Polykeg vai funcionar bem, e não vou precisar usar um dos meus barris, e o que penso é que realmente não deve ser muito fácil a limpeza depois da fermentação, com a borras que ficarão grudadas, o polykeg pretendo limpar com percarbonato de sódio, que tenho utilizado para outras limpezas de garrafas e fermentadores plásticos e tem funcionado muito bem como desencrostante.

Vamos ver o que vai acontecer na sequência.
 
Funciona legal e extrai todo o liquido. Depois que comecei a usar, achei que vale mais a pena cortar o tubo pescador do post mix do que talvez usar o flutuador.
Poxa, to quebrando a cabeça pensando numa solução. Fico com dó de serra o pescador original.
 
Como foi a experiência? E como fica a limpeza depois?
A fermentação foi bem tranquila. Foi do inicio ao final com 1 bar de pressão, mas acho que eu deveria ter aumentado a pressão nos últimos dias da fermentação. Com um bar a carbonatação ficou fraca. Eu tive que complementar.

Não gostei da experiencia de tirar a lama. Perdi muita cerveja.
 
A limpeza foi tranquila. Não deixei muito dias. Acho que não levou nem 3 semana de quando eu fiz a ate tirar tudo. Dai lavei logo. Muita água fria, depois muita água fervente.
 
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
View attachment 123377

View attachment 123378

Muito legal esse seu projeto. Como fez a extração da cerveja?
 
Poxa, to quebrando a cabeça pensando numa solução. Fico com dó de serra o pescador original.

Um pescador novo está por volta de R$ 40,0. Depois que cortar o pescador, vc ainda pode usar o pescador em seu comprimento total, basta colocar um pedaço de silicone no final do pescador para chegar até o fundo do post mix.
 
Muito legal esse seu projeto. Como fez a extração da cerveja?

No meu quando fermento em Barril, faço extração pelo sifão mesmo do barril. no inicio vem um pouco de lama que descarto ou envaso e deixo decantar para depois beber na garrafa.
 
Um pescador novo está por volta de R$ 40,0. Depois que cortar o pescador, vc ainda pode usar o pescador em seu comprimento total, basta colocar um pedaço de silicone no final do pescador para chegar até o fundo do post mix.
Blz, ótima ideia da mangueira.
O meu é barril tipo S, vi sifão de 80 a 120 reais.
Ontem achei outa ideia num forum gringo, segue foto. Assim não precisa cortar o tubo.
 

Attachments

  • Sifão.jpg
    Sifão.jpg
    13.5 KB · Views: 46
Fiz 10 Litros pra testar.
No primeiro dia extrai a lama usando aquele registro da foto, sem a torneira italiana. Mas depois que já estava saindo limpa tirei pouca cerveja, pois a carbonatação não estava muita boa. Então coloquei mais CO2, agitei e deixei pro dia seguinte.
No dia seguinte veio mais lama, mas bem menos que a outra vez. Tentei engarrafar carbonatada do barril para as garrafas de vidro. Cheguei a fazer 3, mas achei que estava perdendo muito. Então desisti e tirei toda cerveja pra umas garrafas pet de 2L. No fundo do barril ainda tinha muito trub, e nas pet depois de alguns dias decantou e tbm ficou muita sujeira.

Agora vou tentar a fermentação num com o pescador mais curto e depois transferir pra outro barril para armazenar e bebe. Antes esperava beber no mesmo que estava fermentando.
Tenho um ikeg de 5 litros. Vou fermentar nele, depois transferir pra o de 20. Se de certo, vou investir em uma gambiarra para fermentar (agroKeg do cerveja facil ou o de tubo pvc do Cerveja panois )
 
Back
Top