Fermentador pressurizado com KEG 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Korvocore e @rafinus, quanto foi o gasto para finalizar o projeto?
Já pensaram a colocar válvula para pruga e válvula para sacar amostra?
 
@Korvocore e @rafinus, quanto foi o gasto para finalizar o projeto?
Já pensaram a colocar válvula para pruga e válvula para sacar amostra?

Purga do fermento? Não tem como pq meu fermentador não é cônico.

E a válvula de para sacar amostra eu já tenho, nada mais é do que uma picnic e uma vávula ball lock de liquido unidas com uma mangueira de 200x4mm de silicone, quer sacar, encaixa a válvula no ball lock e tira a amostra, espera uns 10min pra espuma baixar e mede. No meu, faço isso.
 
Purga do fermento? Não tem como pq meu fermentador não é cônico.

E a válvula de para sacar amostra eu já tenho, nada mais é do que uma picnic e uma vávula ball lock de liquido unidas com uma mangueira de 200x4mm de silicone, quer sacar, encaixa a válvula no ball lock e tira a amostra, espera uns 10min pra espuma baixar e mede. No meu, faço isso.

E o gasto total?
 
Fiz um orçamento com conexão TC 6", duas tampas, uma com serpentina para refrigeração (tipo da SS Brewing) e outra com sistema de extração, manômetro e válvula de alívio, R$ 1.080.
 
Fiz um orçamento com conexão TC 6", duas tampas, uma com serpentina para refrigeração (tipo da SS Brewing) e outra com sistema de extração, manômetro e válvula de alívio, R$ 1.080.

Qual válvula de alívio? Onde orçou as conexões TC?
 
Válvula de inox monobloco mas não sei se vou usar está, Niple TC 6" R$ 69 e União TC 6" R$ 241

Hmm, deixa eu ver se entendi, vc está pensando em usar uma válvula esfera para alívio? Um tanto perigoso isso, não? Ok o preço, mas onde orçou?
 
Hmm, deixa eu ver se entendi, vc está pensando em usar uma válvula esfera para alívio? Um tanto perigoso isso, não? Ok o preço, mas onde orçou?

Não vou usar a de esfera, vou usar uma pneumatica.
Compovin eles fazem serviços para vinicolas e cervejarias
 
Depois de tanto tempo voltei ao tópico para começar a pensar no meu projeto. Bom... primeiro gostaria de saber que tipo de tubo pescador colocou na entrada/saída de CO2 ou não colocou nada? Se puder passar detalhes das conexões e similares que utilizou, ficaria agradecido. Outra dúvida; o racking cane móvel foi feito como, onde comprou? Chega até o fundo? A válvula reguladora de pressão e outras peças conectadas a ela é de 1/4? E, por último, parabéns a vocês dois [rafinus e korvocore] pelos excelentes trabalhos.
 
Depois de tanto tempo voltei ao tópico para começar a pensar no meu projeto. Bom... primeiro gostaria de saber que tipo de tubo pescador colocou na entrada/saída de CO2 ou não colocou nada? Se puder passar detalhes das conexões e similares que utilizou, ficaria agradecido. Outra dúvida; o racking cane móvel foi feito como, onde comprou? Chega até o fundo? A válvula reguladora de pressão e outras peças conectadas a ela é de 1/4? E, por último, parabéns a vocês dois [rafinus e korvocore] pelos excelentes trabalhos.

JC Blz?

Com minha experiencia no fermentado pressurizado, criei um dispositivo para transformar o barri em um.

Estou testando nesse momento, ele é completo, terminais ball lock, válvulas de alivio e segurança, manômetro, o da foto não tem ainda, mas terá tb poço termométrico.

O sifão é um tubo de inox de 8mm (mesma espessura externa do sifão de postmix) e tem altura ajustável (para não puxar lama) pelo conector de compressão macho e anilha plástica.

Só estou esperando minha encomenda de tubos chegar para anuncia-lo no site, creio que até o final da semana que vem já estará disponível, tanto dispositivo quando barris de 50L.



Para a limpeza do fermentador, como ainda não tem, estou criando tb um limpador estilo o Keg Cleaning, no momento ele só tem para postmix e galões.

keg-cleaner-for-use-with-a-drill-1632-p.jpg
 
Como faz para purgar a cerveja sem o fermento?

O sifão tem altura ajustável, geralmente nas minhas levas de 40L uso o sifão 5cm acima do fundo, não puxa nada da lama e não sobra muita cerveja no barril.
 
Olá, desculpem ressuscitar o tópico, mas gostaria de saber como andam as experiências com fermentação pressurizada e carbonatação apenas por ação das leveduras?

Achei sensacional essa forma simples de processo entre fermentação e consumo.

Alguma perguntas:
- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?
 
Olá, desculpem ressuscitar o tópico, mas gostaria de saber como andam as experiências com fermentação pressurizada e carbonatação apenas por ação das leveduras?

Achei sensacional essa forma simples de processo entre fermentação e consumo.

Alguma perguntas:
- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?

Fala Luiz!

Uso esse tipo de fermentador a 1 ano, já fermentei umas 30 levas. Não volto ao convencional por nada.

Muito prático, uma ale fica boa pra tomar em 3 semanas.

Quantos as dúvidas:

- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
Sim, é mais do que suficiente, pois vc terá que controlar com muito cuidado a pressão ao decorrer da fermentação aliviando o excesso de co2. O cilindro é necessário apenas para servir e para transferência da cerveja.

- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?
Sim, apos a fermentação vc deve trocar de barril por contra pressão sem move-lo, pois qualquer movimentada irá subir a lama.

Abraço.
 
Fala Luiz!

Uso esse tipo de fermentador a 1 ano, já fermentei umas 30 levas. Não volto ao convencional por nada.

Muito prático, uma ale fica boa pra tomar em 3 semanas.

Quantos as dúvidas:

- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
Sim, é mais do que suficiente, pois vc terá que controlar com muito cuidado a pressão ao decorrer da fermentação aliviando o excesso de co2. O cilindro é necessário apenas para servir e para transferência da cerveja.

- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?
Sim, apos a fermentação vc deve trocar de barril por contra pressão sem move-lo, pois qualquer movimentada irá subir a lama.

Abraço.

Muito bacana! Me interessei ainda mais pelo conceito.

Em relação a troca de barril, é necessário pressurizar o segundo barril com CO2 para estabilizar as pressões, e então iniciar a trasfega?
Pergunto isso pois me parece que devido a este detalhe ainda seria necessário possuir o cilindro de CO2..


Abraços
 
@rafinus pelo que entendi você está usando uma bomba peristáltica para circular a cerveja durante o dry hopping. O lúpulo, nesse caso, vai dentro do próprio fermentador ou você usa um recipiente externo?

Segue foto do meu com a ultima atualização, agora possibilitando fazer recirculação no dry hopping.
 
@rafinus pelo que entendi você está usando uma bomba peristáltica para circular a cerveja durante o dry hopping. O lúpulo, nesse caso, vai dentro do próprio fermentador ou você usa um recipiente externo?


O lupulo vai dentro do proprio fermentador, pois assim ele tem mais contato com o liquido e por isso da recirculação, pois em 24h o lupulo normalmente ja decanta, ou voce usa uma bomba pra recircular ou injeta CO2 por baixo do fermentador para por em suspensão, porem esse segundo metodo levantaria a lama ja decantada tb.
 
Por favor, e para limpar o barril depois da fermentação?
Geralmente percebemos que fica uma lama escura do lado do fermentador, na parte de cima que é ruim de tirar até com bucha. Tem como limpar isso antes de outra fermentação?
Grato.
 
Eu tenho um fermentador destes, limpo com uma solução de soda, coloco uns 5 litros dentro,fecho a tampa e chacoalho o barril para todos os lados, a aguá sai marrom, depois passo uma água limpa e fica pronto para a próxima.
 
Amigos, onde posso encontrar essa porta de 6 polegadas pra vender?
Gostei muito do projeto de vocês e queria implementar um, contudo vou fazer algumas adaptações.
 
Amigos, onde posso encontrar essa porta de 6 polegadas pra vender?
Gostei muito do projeto de vocês e queria implementar um, contudo vou fazer algumas adaptações.

O meu eu comprei da China mesmo. Uma pá de tempo pra chegar, mas pra quem não tem pressa...ainda fui taxado... Já fermentei uma vez nele, mas ao contrário dos amigos daí de cima, o meu é vedado com anéis de silicone e arruela inox nas conexões , só que tive alguns problemas de vazamento do CO2, que, espero eu, seja ajustado para a próxima tentativa.
 
Olá,
Parabéns pelo projeto, está super legal.. pretendo fazer um dia com certeza!

Quanto a carbonatação durante a fermentação - sob pressão eu não tive muita boa experiência pelo menos na weiss que fiz.. E por esse motivo passei a ler sobre o assunto e o que identifiquei é que muitos outros sub-produtos são gerados que podem causar off-flavors, como eu os havia identificado. Esse é um dos motivos que eu acredito que muitos cervejeiros usam fermentadores abertos ( geralmente Alemanha).
Se caso tenha percebido esses off-flavors e queira assim re-aproveitar dê uma olhada em CO2 recovery plant.
Lembro tbm. de ter lido em algum lugar que ao atingir 50% da atenuação então daria para fechar os registros para começar a pressurizar, mas não tenho certeza.

abcs!
 
@Korvocore preciso de conexões para Post Mix, tem medida/modelo certo ou essas conexões servem para qualquer tipo de Post Mix ???

Opa! Não entendi muito bem, você precisa de terminais para postmix? Se sim, temos o kit de terminais ball lock no nosso site. Só precisa ficar atento se os seus postmix são cornelius ou firestone, nossos terminais são para cornelius. Para firestone as roscas são de 9/16.
 
O meu eu comprei da China mesmo. Uma pá de tempo pra chegar, mas pra quem não tem pressa...ainda fui taxado... Já fermentei uma vez nele, mas ao contrário dos amigos daí de cima, o meu é vedado com anéis de silicone e arruela inox nas conexões , só que tive alguns problemas de vazamento do CO2, que, espero eu, seja ajustado para a próxima tentativa.


Bom dia Srs.

No meu último comentário nesse post falei que estava tendo algum problema de vazamento no meu protótipo de fermentador. Soldei uma escotilha como a da foto do Rafinus, que veio da China (completa com a tampa, o grampo e a junta), no entanto, eles mandam a junta de vedação (gasket) em um material meio rígido, que, quando o grampo é apertado, fica vazando gás entre a junta e a escotilha (observando, num primeiro momento, vaza apenas onde o grampo não pega, que é onde apertamos ele).

Por acaso, quem está utilizando esse sistema, teve esse mesmo problema? Existe alguma empresa daqui que comercialize essa junta em um material mais mole? Tentei vedar com um pedaço daqueles silicones para vedar geladeiras e afins, mas não deu certo. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Alguém sabe de alguma coisa nesse modelo?
 
Bom dia Srs.

No meu último comentário nesse post falei .....
. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Alguém sabe de alguma coisa nesse modelo?

Olá,
Eu tive alguns problemas em outros equipamentos e nunca consegui achar essas "moscas brancas". Com certeza existe mas eu particularmente não achei.
Hj em outros projetos acabei conhecendo borracha de silicone líquida. Pode ser que vc. consiga fazer um anel com o molde da sua atual, caso não ache no mercado...
Essa borracha líquida quando vulcanizada fica muito resistente.
Existem vários tipos ( mais rígidas e atóxica). A atóxica é a transparente ( e mais cara). Essa fica como aquelas rolhas de silicone de laboratório.
Eu comprei da Redelease ( eles tbm tem no ML)
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/borrachas-de-silicone.html

Tbm pode tentar procurar o anel com esses caras: http://www.vedacamp.com/ mas terá que medir todas a medidas em paquímetro.

abcs.
 
Olá,
Eu tive alguns problemas em outros equipamentos e nunca consegui achar essas "moscas brancas". Com certeza existe mas eu particularmente não achei.
Hj em outros projetos acabei conhecendo borracha de silicone líquida. Pode ser que vc. consiga fazer um anel com o molde da sua atual, caso não ache no mercado...
Essa borracha líquida quando vulcanizada fica muito resistente.
Existem vários tipos ( mais rígidas e atóxica). A atóxica é a transparente ( e mais cara). Essa fica como aquelas rolhas de silicone de laboratório.
Eu comprei da Redelease ( eles tbm tem no ML)
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/borrachas-de-silicone.html

Tbm pode tentar procurar o anel com esses caras: http://www.vedacamp.com/ mas terá que medir todas a medidas em paquímetro.

abcs.

Muitíssimo obrigado Frank. Vou tentar providenciar a do ML (Redlease) e tentar fazer com uma tampa e outro vedante que tenho sobressalentes como moldes. Brigadão!
 
É. ... tem uma que é vendida para uso alimentício e que é uma nota: R$ 220,00/kg. E os caras não tem em menor quantidade.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Galera, conseguimos essa junta em SILICONE, pois os outros materiais são mais duros mesmo.

Também conseguimos o niple, abraçadeira e tampão TC.

Só mandar um email pra [email protected] que orçamos.

Abraço
 
Bom dia Srs.

Por acaso, quem está utilizando esse sistema, teve esse mesmo problema? Existe alguma empresa daqui que comercialize essa junta em um material mais mole? Tentei vedar com um pedaço daqueles silicones para vedar geladeiras e afins, mas não deu certo. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Alguém sabe de alguma coisa nesse modelo?

Nos EUA é vendido por $2,50:

https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Gasket-Silicone.html?category_id=313

Qualquer dúvida pode usar MP.
 
A propósito, caso alguém esteja pensando em fazer algo similar a loja que mencionei tem todos os itens necessários:

1 - 6" Triclover cap ($31.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Cap.html?category_id=313
TC60CAP.jpg


2 - 6" Triclover gasket ($2.50): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Gasket-Silicone.html?category_id=313
TC15SILIGASKET.jpg


3 - 6" Triclover clamp ($28.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Clamp.html?category_id=313
TC60CLAMP.jpg


4 - 6" Triclover ferrule ($20.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Ferrule-Long-TC60FERRULEL.html?category_id=313
TC60FERRULEL.jpg


TOTAL: $81.50

Acho que não pretendo fazer o investimento (por enquanto) mas para quem não fará carbonatação forçada bastaria apenas furar a tampa para conectar a mangueira/airlock e um segundo furo para inserir o poço termométrico para monitorar a temperatura durante a fermentação. É isso?
 
...
... para quem não fará carbonatação forçada bastaria apenas furar a tampa para conectar a mangueira/airlock e um segundo furo para inserir o poço termométrico para monitorar a temperatura durante a fermentação. É isso?

Eu , particularmente não furaria nada. Usaria a válvula tampada na parte do liquido e a parte do CO2 em um borbulhador. E a temperatura colocaria o sensor do lado do barril com uma espuma.
abcs
 
Back
Top