Fermentador muito grande

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrobalves

Member
Joined
Mar 7, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Boa Noite pessoal!
fiz 2 brassagens até agora e nenhuma ficou legal... meu equipamento é para 80 litros, mas com medo de perder os insumos, as duas brassagens foram feitas para 40 litros., e estou a procura dos meus erros. Utilizo como fermentador um "galão" azul com capacidade para 80 litros mas como as receitas são para menor litragem, o fermentador fica com a metade da sua capacidade.

Então pergunto... pode ser um problema?

valeww
 
Boa Noite pessoal!
fiz 2 brassagens até agora e nenhuma ficou legal... meu equipamento é para 80 litros, mas com medo de perder os insumos, as duas brassagens foram feitas para 40 litros., e estou a procura dos meus erros. Utilizo como fermentador um "galão" azul com capacidade para 80 litros mas como as receitas são para menor litragem, o fermentador fica com a metade da sua capacidade.

Então pergunto... pode ser um problema?

valeww

Pode,mas isso depende do seu processo.Na fermentação esse "head space" não deve ser um problema,pois uma parte do oxigênio ali contido pode ser absorvido no mosto(o que é benéfico nesse estágio) e outra parte expelida pelo airlock junto com os outros gases.
A questão mais crucial é se em algum momento você transfere a cerveja já fermentada para outro galão desses de 80L.Se sim,o oxigênio contido no "head space" estará oxidando sua cerveja significativamente.
Mas,além dessa possibilidade,a má qualidade da cerveja pode vir de muitos outros equívocos.

Para uma análise mais precisa seria importante você descrever com detalhes seu processo.

Pense também em usar um equipamento menor para levas de 20L,por exemplo.Acho que é mais prudente no momento.
 
É isso que o amigo falou aí em cima. Detalha o processo pra gente e se puder adquirir um equipamento pra 10L~20L,é a melhor pedida no momento.


Eu tenho um equipamento de 80L e um de 10L, testo as receitas no de 10L até deixar ela Redonda e só depois disso passo a fazer Ela No de 80L. Geralmente eu faço de 2 a 3 vezes no de 10L antes de fechar uma satisfatória. Eu comecei com esse equipamento de 10L que uso pra teste. Melhor coisa, gasta poucos insumos e da pra fazer até duas brassagem com uma geladeira.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Blza pessoal!! obrigado pelas dicas... essa semana vamos fazer (ou tentar fazer... hehe) a terceira brassagem. Vou tirar fotos dos meus equipamentos e colocar o meu processo aqui... vamos ver onde estão os pontos criticos!!

Os equipamentos são em sociedade entre eu e dois amigos... como eu me viciei nesse negocio mais que meus parceiros, vou tentar comprar um parte da estrutura para 10-20 litros para eu testar as receitas antes de levar para eles... valewww a dica!
 
Blza pessoal!! obrigado pelas dicas... essa semana vamos fazer (ou tentar fazer... hehe) a terceira brassagem. Vou tirar fotos dos meus equipamentos e colocar o meu processo aqui... vamos ver onde estão os pontos criticos!!

Os equipamentos são em sociedade entre eu e dois amigos... como eu me viciei nesse negocio mais que meus parceiros, vou tentar comprar um parte da estrutura para 10-20 litros para eu testar as receitas antes de levar para eles... valewww a dica!

Já que você vai usar o galão de 80L,tenta fazer primária,secundária e maturação a frio tudo no mesmo balde,só "retira" a cerveja para envasar;isso vai reduzir bastante a oxidação da breja e é possível manter a cerveja sobre o fermento sem nenhum prejuízo.
 
foi como fizemos as outras... não sei bem o conceito de "primaria", "secundaria" e "maturação", mas a maneira como procedemos foi a seguinte:

- Após inoculação do fermento a +- 25º fomos medindo a densidade, quando parou de atenuar, baixamos a temperatura, +- 5º por dia até o minimo da geladeira, depois de alguns dias, engarrafamos e fizemos o prime direto na garrafa. Cuidei no manometro até atingir a faixa vermelha e colocamos na geladeira (isso demorou uns 7 dias).

Durante esse processo não retiramos nada do fermentador, nem sequer abrimos ele... só no engarrafamento ficou em torno de 2-4 litros no fundo, junto com o que decantou de levedura.

Me falta conhecimento para dizer o nome das fases do processo, mas foi isso que fizemos.
 
foi como fizemos as outras... não sei bem o conceito de "primaria", "secundaria" e "maturação", mas a maneira como procedemos foi a seguinte:

- Após inoculação do fermento a +- 25º fomos medindo a densidade, quando parou de atenuar, baixamos a temperatura, +- 5º por dia até o minimo da geladeira, depois de alguns dias, engarrafamos e fizemos o prime direto na garrafa. Cuidei no manometro até atingir a faixa vermelha e colocamos na geladeira (isso demorou uns 7 dias).

Durante esse processo não retiramos nada do fermentador, nem sequer abrimos ele... só no engarrafamento ficou em torno de 2-4 litros no fundo, junto com o que decantou de levedura.

Me falta conhecimento para dizer o nome das fases do processo, mas foi isso que fizemos.

Te aconselho dar uma lida em uns tópicos fixos do fórum sobre esses temas.Faz muita diferença no final respeitar o tempo de cada etapa.
Se vocês não estão movendo a cerveja,isso já reduz o fator oxidação...
 
Back
Top