Fermentador muito cheio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThiagoJeferson

New Member
Joined
Mar 9, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Ola Pessoal!! Sou novo no fórum e gostaria de ajuda de vocês...
Fiz minha segunda brassagem a primeira foi uma IPA e obtemos uma cerveja satisfatória....
Na segunda brassagem foi uma weiss, lavamos mais o mosto para obter uma quantidade entre 18 e 20Lts no fermentador e ficou muito cheio o balde de fermentação chegamos quase na tampa, quando tampamos e colocamos o airlock, quando apertamos um pouco a tampa já subia um pouco da espuma que se formou na hora de colocar a cerveja no balde e depois quando o fermento fez efeito borbulhou tanto que até saiu pelo airlock fazendo uma bagunça na geladeira...onde estamos controlando a temperatura entre 24-25°C

Minha duvida é se terei algum problema por encher demais o balde e se este pouco que vazou vai atrapalhar na fermentação ???

Agradeço se puderem ajudar....
 
Ola Pessoal!! Sou novo no fórum e gostaria de ajuda de vocês...
Fiz minha segunda brassagem a primeira foi uma IPA e obtemos uma cerveja satisfatória....
Na segunda brassagem foi uma weiss, lavamos mais o mosto para obter uma quantidade entre 18 e 20Lts no fermentador e ficou muito cheio o balde de fermentação chegamos quase na tampa, quando tampamos e colocamos o airlock, quando apertamos um pouco a tampa já subia um pouco da espuma que se formou na hora de colocar a cerveja no balde e depois quando o fermento fez efeito borbulhou tanto que até saiu pelo airlock fazendo uma bagunça na geladeira...onde estamos controlando a temperatura entre 24-25°C

Minha duvida é se terei algum problema por encher demais o balde e se este pouco que vazou vai atrapalhar na fermentação ???

Agradeço se puderem ajudar....

Só a sujeira mesmo. É legal limpar logo para não aumentar o risco de contaminação (essa cerveja espirrada para fora geralmente sofre contaminação acética).
Aproveitando, 24/25C parece-me quente demais. Que fermento vc usou?
 
Vai transbordar muito... Fica de olho pq provavelmente vai sair muita espuma pelo airlock e escorrer pelas laterais. Ja aconteceu isso comigo... Nao atrapalhou a fermentaçao, mas fez uma P. sujeira
 
Só a sujeira mesmo. É legal limpar logo para não aumentar o risco de contaminação (essa cerveja espirrada para fora geralmente sofre contaminação acética).
Aproveitando, 24/25C parece-me quente demais para uma IPA. Que fermento vc usou?


Ronaldo...
A que esta no fermentador é uma Weis com fermento M20 - Mangrove Jack Bavaria Wheat...

Se estiver fora essa temperatura...me da umt ok que vou alterar meu controlador....

Falow.. abcs
 
Ronaldo...
A que esta no fermentador é uma Weis com fermento M20 - Mangrove Jack Bavaria Wheat...

Se estiver fora essa temperatura...me da umt ok que vou alterar meu controlador....

Falow.. abcs

Eu que entendi errado. Li uma coisa e era outra...

Mesmo assim, fermentaria um pouco mais frio numa próxima vez com esse fermento. Ficaria na casa dos 21/22C.

Abs
 
Ja fiz a limpeza da cerveja que vazou pela lateral do balde....fez a maior sujeira dentro da geladeira....deu maior trabalho pra limpar...mas faz parte...vamos melhorando na proxima...

Se não atrapalhar a fermentação ta valendo e muito...

Falow..Obrigado pela resposta.
 
Eu baixaria um pouco a temperatura, talvez pra uns 18°C. A fermentação iria se "acalmar" e vc teria um produto final mais elaborado.
Sou suspeito pra defender essa tese, porque fabrico quase que exclusivamente lagers. Mas quando resolvo fazer uma ale, fermento a 16°C. Isso retarda a fermentação e deixa a cerveja muito mais saborosa (pro meu paladar, claro).
 
Sou suspeito pra defender essa tese, porque fabrico quase que exclusivamente lagers. Mas quando resolvo fazer uma ale, fermento a 16°C. Isso retarda a fermentação e deixa a cerveja muito mais saborosa (pro meu paladar, claro).

Fã de cream ale detected. :p

Eu faço o oposto. Gosto de começar a fermentação à 18 ou 19ºC e manter constante até o descanso de diacetil. Sei lá, acho estranho abrir uma cerveja Ale e não encontrar ester.
Não precisa ser dominante, mas tem que estar presente. Nem que seja pra mandar lembranças apenas.
 
Ah, bem lembrado, Alexandre! Nunca se esqueça do descanso do diacetil, caso fermente em temperaturas até 20°C. Essa faixa gera muito diacetil, praticamente uma pipoca de microondas!
 
@ThiagoJeferson
O indicado é deixar cerca de 20% do volume para o headspace. Assim se evita o transbordamento.
Esses baldes de 20 litros geralmente tem algo em torno de 21,2 ou 22 litros totais. Então, o ideal seria encher eles até no máximo com 18 litros.
Se quer 20 litros finais, o mais indicado é comprar balde/bombona de 30 litros e enchê-la com cerca de 22 litros. Cerca de 2 litros tu vai perder na trasfega para o priming...
 
Concordo 100% com o tiefensee.

Meu balde de 20 litros (21,5 totais) eu já cheguei a encher ele com 19,5 litros e fez uma bagunça enorme, nunca mais.

Ele está chegando nos seus dias finais e vou adquirir uma bomba de 30 litros, na intenção de envasar 20 litros totais finais.
 
Concordo 100% com o tiefensee.

Meu balde de 20 litros (21,5 totais) eu já cheguei a encher ele com 19,5 litros e fez uma bagunça enorme, nunca mais.

Ele está chegando nos seus dias finais e vou adquirir uma bomba de 30 litros, na intenção de envasar 20 litros totais finais.


Aconteceu comigo essa semana....consegui levar para o fermentador uns 20.5 litros no sábado passado, no domingo a fermentação estava "tranquila", na segunda quando cheguei do trabalho tinha vazado tudo..

Já programando para comprar uma bombona de 30 litros, e deixar esses baldes de 20 (na realidade 22) litros para levar onde eu não consiga levar os 20 litros para o fermentador...
 
Back
Top