fermentaçao weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

markushanderson

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
32
Reaction score
3
Amigos, dia 7/12 fiz uma weiss e até 27/12 ainda tinha atividade no airlock, só que desde o dia 22/12 a fg marcava 1022. A og foi 1057
Deixei em 17ºC de 7 a 11/12, quando subi pra 19ºC e ficou assim até 19/12, aí subi pra 22ºC e estava assim até ontem, quando baixei pra 2ºC
Nos primeiros dias a atividade no airlock foi intensa, tanto que na primeira noite derramou espuma por ele, depois ela diminuiu um pouco.
Dia 22/12 deu uma chuva desgraçada aqui e pela manha o tic marcava 14,5ºC.
O cheiro dela está dentro do previsto, o gosto é que senti um pouquinho azeda, mas nada demais.
Receita:
2,30 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons
2,30 kg Wheat Malt, Bel
0,20 kg Munich Malt
27,00 g Tettnang [4,50 %]
15g casca de laranja nos 5min finais
1pct wb-06
Nao lembro a temperatura e o tempo das rampas, mas no teste do amido converteu tudo.

Será que deu algo errado? Pq o airlock continuou borbulhando e a fg continuou a mesma depois de varios dias?

obs.: foi minha 1ª leva, fiz com a ajuda de um amigo homebrewer experiente e ele acha que está normal, mas acho bom ouvir a opiniao de outros
 
Como vc mediu a densidade? refratômetro? corrigiu?

Dependendo da sua temperatura de brassagem, pode ter gerado mais açúcares não fermentáveis, o que dariam essa FG um pouco alta para o estilo.

O airlock continua saindo bolhas pq o co2 vai se desprendendo do líquido com o tempo (igual quando um refrigerante está aberto, ele vai perdendo carbonatação para o ambiente).

Fique tranquilo que deve estar indo bem...
 
rodrigo, deu isso:
será que estou certo?
 

Attachments

  • abv.jpg
    abv.jpg
    34.5 KB · Views: 306
  • abv2.png
    abv2.png
    17.6 KB · Views: 318
tinham sido esses os cálculos que eu havia feito também.

sua temperatura de brassagem pode ter sido muito baixa, gerando muitos açúcares fermentáveis, por isso dessa fg.

o ideal é medir ao final da fermentação com um densímetro para ter certeza da densidade final.

Sua cerveja estará boa, vc vai ver!
 
cara, tomara que esteja boa mesmo.
nao tenho densimetro e aqui onde moro nao achei, mas acho que vou comprar aquele do lamas que usa só 80ml
 
Back
Top