Fermentação Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Anderson00

Member
Joined
Oct 30, 2017
Messages
13
Reaction score
1
Qual a temperatura ideal para a fermentação primária de um Weiss, 18°C ou 20°C?

E para a secundária, devo aumentar até que temperatura?
 
Qual a temperatura ideal para a fermentação primária de um Weiss, 18°C ou 20°C?

E para a secundária, devo aumentar até que temperatura?

Isto depende da levedura que quer usar e o que quer obter. A levedura da Bio4 trabalha de 16 a 22oC e, abaixo de 17oC propicia aromas de cravo e acima de 18oC para aromas de banana. Qual levedura vai usar? Assim pode ser mais fácil definir.
É legal deixar uma margem de 1 ou 2oC abaixo da máxima da levedura, para subir um pouco a temperatura depois de fermentar, para ajudar no consumo de sub-produtos da fermentação. Se sua levedura suporta até 23oC, trabalhe no máximo a 21 e depois suba. Isto é importante, porque as leveduras de weiss são campeãs em deixar composto sulfurosos na cerveja (já deve ter tomado alguma com gosto de enxofre).
Para refermentar na garrafa, estando entre 18 e 20 está ótimo.
 
Vou usar a WB-06
Não use. Você vai se decepcionar com a cerveja liberando aromas intensos durante a fermentação e quase neutra e adstringente (alta acidez e secura) depois de pronta.

Se possível for, procure uma cepa líquida para garantir qualidade. Se não for possível, mantenha uma fermentação mais tímida por volta de 19~20° para não produzir muita sujeira (e a cepa produz mesmo).

Eu tentei 4 levas com essa levedura, até desistir e comprar a Bio4 Hefeweizen.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Não use. Você vai se decepcionar com a cerveja liberando aromas intensos durante a fermentação e quase neutra e adstringente (alta acidez e secura) depois de pronta.

Se possível for, procure uma cepa líquida para garantir qualidade. Se não for possível, mantenha uma fermentação mais tímida por volta de 19~20° para não produzir muita sujeira (e a cepa produz mesmo).

Eu tentei 4 levas com essa levedura, até desistir e comprar a Bio4 Hefeweizen.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Como o Dalai disse, Bio4 ou, minha recomendação, LevTeck.
 
Olá,

Se fermento seco for a única opção, na minha opinião o Mangrove M20 faz um trabalho decente.
Inferior às líquidas mas superior à Wb06.

Obs: nesse momento uma leva de Weiss fermentando com WLP300, tem tudo pra ser minha melhor Weiss.
 
Olá,

Se fermento seco for a única opção, na minha opinião o Mangrove M20 faz um trabalho decente.
Inferior às líquidas mas superior à Wb06.

Obs: nesse momento uma leva de Weiss fermentando com WLP300, tem tudo pra ser minha melhor Weiss.

O Mangrove Jacks M20 é honesto. Faz uma boa weiss, mas tem que dar um tempo de secundária e/ou de garrafa para ficar legal.
 
O Mangrove Jacks M20 é honesto. Faz uma boa weiss, mas tem que dar um tempo de secundária e/ou de garrafa para ficar legal.

Concordo.
Na minha percepção, tanto para remover aromas sulfurosos quanto para "arredondar" (na falta de um termo mais preciso...) o sabor. Minhas melhores Weiss feitas com M20 tinham uns 30 dias de garrafa... Nem sempre o "quanto mais fresca melhor" funciona pra Weiss, na minha opinião.

Abs
 
Quantos dias vcs deixam, em média, entre primária e secundária, pra engarrafar suas Weiss?
 
Quantos dias vcs deixam, em média, entre primária e secundária, pra engarrafar suas Weiss?

Depois de atenuar, entre 4 dias e 2 semanas. O estilo deve ser consumido o mais fresco o possível. Quando somem os aromas sulfurosos e os fenóis/esteres prevalecem eu mando pra garrafa.
 
Quantos dias vcs deixam, em média, entre primária e secundária, pra engarrafar suas Weiss?
De 14 a 21 dias entre brassagem e envase e mais uns 21 dias de primming.

Das minhas últimas Weiss meu pai tem 5 garrafas que vão completar 1ano no natal que ficaram na casa da praia. Este Natal baços ver como se apresentam.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Qual a proporção ideal de açúcar para o priming de um Weiss?

Entre 7 e 10g/l. Recomendo o uso desta ferramenta: https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Ela considera sua quantidade de cerveja, a temperatura e por consequência o CO2 residual dissolvido na cerveja. Então, dá a quantidade total de açúcar para usar, assim te dando a carbonatação ideal em vol CO2. Fica mais seguro, sem chance de supercarbonatar ou deixar flat.
Uma Weiss tem entre 2.9 e 4.5 volumes de CO2, segundo o BJCP 2015, eu recomendo usar 3 volumes de CO2. Ela fica totalmente carbonatada, não tem riscos de estourar garrafas e não forma espuma demais na hora de servir.
 
Para o estilo Weiss(clássica) : Se for usar o WB 06:

O wb06 tem uma atenuação alta deixando a cerveja mais seca.

Eu sugiro obter uma OG no mínimo de 1.056

Tente atingir uma OG de 1.058....
 
Envasei a minha weiss ontem, com priming de 7,5g/L. Em 24 horas o manômetro já está marcando 1,5 bar. Seguindo esse ritmo, vai atingir os 3,5 bar em menos de 72 horas. Como devo proceder para não estourar as garrafas e fazer a carbonatação correta?
 
Envasei a minha weiss ontem, com priming de 7,5g/L. Em 24 horas o manômetro já está marcando 1,5 bar. Seguindo esse ritmo, vai atingir os 3,5 bar em menos de 72 horas. Como devo proceder para não estourar as garrafas e fazer a carbonatação correta?

As garrafas estão em temperatura ambiente? Se sim, joga elas para dentro da geladeira na temperatura de fermentação ou um pouco mais, tipo 20º/21º graus. Isso se tiver muito calor por ae. Mas espera mais um pouco, claro que sempre acompanhando a evolução do manômetro.
Boa sorte!!
 
Back
Top