Fermentação sem densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rubensgrm

New Member
Joined
Sep 20, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Boa tarde pessoal, fiz minha primeira leva no último sábado. Fiz uma receita de session IPA de 15 minutos utilizando 100% DME. Fiz a cerveja pela manhã e tive que sair. Quando voltei a noite, ainda não havia atividade nenhuma no airlock. Dei uma sacudida no balde de fermentação e ele começou a borbulhar. Assim ficou durante toda a noite. Domingo na hora do almoço a atividade parou, mais uma sacudida leve e voltou a funcionar durante todo o dia. Na segunda a noite, ao notar o balde sem atividade, sacudi novamente mas dessa vez nada de borbulha. O balde está bem lacrado. Como não tenho densímetro, tirei uma amostra em um copo que saiu com bastante fermento, adicionei açúcar e minutos depois uma leve espuma se formou (bem leve mesmo). Ou seja, me parece que as leveduras ainda estão vivas e que quando adicionei o açúcar no copo, elas prontamente o comeram. Posso assumir então que minha fermentação acabou?

OBS: A fermentação aconteceu em temperatura ambiente e está fazendo bastante calor na minha cidade. A leva foi de 5 litros e o fermento utilizado foi o w05.

Obrigado!
 
Boa tarde pessoal, fiz minha primeira leva no último sábado. Fiz uma receita de session IPA de 15 minutos utilizando 100% DME. Fiz a cerveja pela manhã e tive que sair. Quando voltei a noite, ainda não havia atividade nenhuma no airlock. Dei uma sacudida no balde de fermentação e ele começou a borbulhar. Assim ficou durante toda a noite. Domingo na hora do almoço a atividade parou, mais uma sacudida leve e voltou a funcionar durante todo o dia. Na segunda a noite, ao notar o balde sem atividade, sacudi novamente mas dessa vez nada de borbulha. O balde está bem lacrado. Como não tenho densímetro, tirei uma amostra em um copo que saiu com bastante fermento, adicionei açúcar e minutos depois uma leve espuma se formou (bem leve mesmo). Ou seja, me parece que as leveduras ainda estão vivas e que quando adicionei o açúcar no copo, elas prontamente o comeram. Posso assumir então que minha fermentação acabou?

OBS: A fermentação aconteceu em temperatura ambiente e está fazendo bastante calor na minha cidade. A leva foi de 5 litros e o fermento utilizado foi o w05.

Obrigado!

Se não tem densímetro, deixe pelo menos uns 10 dias pra garantir...
Mas amigo...Compre um, peloamor
 
Posso assumir então que minha fermentação acabou?

Não. Sem densímetro e nas condições que falou eu esperaria 2 semanas pra aumentar a probabilidade de a fermentação ter acabado. Mas de qualquer maneira, compre um densímetro antes de sua próxima brassagem!

abs

Jones
 
fermentação sem densímetro / refratômetro é como sexo sem camisinha no carnaval: Pode dar certo, mas é sempre um risco, é o desconhecido.

Eu uso um mini densímetro para medição da fermentação, pois usa somente 80ml de cerveja.
 
Boa tarde pessoal, fiz minha primeira leva no último sábado. Fiz uma receita de session IPA de 15 minutos utilizando 100% DME. Fiz a cerveja pela manhã e tive que sair. Quando voltei a noite, ainda não havia atividade nenhuma no airlock. Dei uma sacudida no balde de fermentação e ele começou a borbulhar. Assim ficou durante toda a noite. Domingo na hora do almoço a atividade parou, mais uma sacudida leve e voltou a funcionar durante todo o dia. Na segunda a noite, ao notar o balde sem atividade, sacudi novamente mas dessa vez nada de borbulha. O balde está bem lacrado. Como não tenho densímetro, tirei uma amostra em um copo que saiu com bastante fermento, adicionei açúcar e minutos depois uma leve espuma se formou (bem leve mesmo). Ou seja, me parece que as leveduras ainda estão vivas e que quando adicionei o açúcar no copo, elas prontamente o comeram. Posso assumir então que minha fermentação acabou?

OBS: A fermentação aconteceu em temperatura ambiente e está fazendo bastante calor na minha cidade. A leva foi de 5 litros e o fermento utilizado foi o w05.

Obrigado!
Cara.... se fosse só não medir a FG, ok.... eu por exemplo faço isso em várias cervejas, já que no fim o que me importa não é a FG, e sim a sensação que a cerveja me dá. Se a FG ficou correta, e a sensação não.... não me adianta nada e eu vou mudar as temperaturas de mosturação, então, em muitos casos, não me preocupo com a FG.

Agora, não medir a OG, aí fica muito às cegas pois vc não tem idéia do que está acontecendo.
 
Amigos estou numa situação parecida com a do Rubens, estou na minha quarta brassagem e sem um densímetro ou refratometro, totalmente as escuras, já comprei um da china mas ainda não chegou. Brassei uma sweet stout, (BIAB)
um leva de 30L;
45L de água
4kg de Pale Ale
0,5kg Munich
0,5kg Malte chocolate
0,5kg Malte Black extra
0,75kg Flocos de aveia
0,5kg Lactose em pó
200g de nibs de cacau 100g na mostura e 100g no meio/fim da fermentação
15g lúpulo nugget 60min
10g nugget 0min.

15min de parada proteica a 50º
mostura a 68º por 60 min

levedura s-04 com starter

fermentação a 18º (método do cooler com garrafas congeladas)

hoje completam-se 11 dias de fermentação minha ideia seria começar a baixar a temperatura para fazer um cold crash de 4 dias mais ou menos, (como fiz nas levas anteriores) mas meu airlock ainda não parou, minha dúvida é a seguinte, começo a derrubar a temperatura assim mesmo ou espero mais uma semana? meus planos eram de engarrafar neste fim de semana, faço priming na garrafa com 5g de açúcar em cada garrafa de 600ml (1 sache de açúcar de mesa por garrafa), estou com receio da fermentação não ter terminado e acabar explodindo as garrafas, o que sugerem?
 
Eu deixaria a temperatura subir até uns 23º por 3 dias (no mínimo) antes de baixar. Pode ser que tenha terminado a fermentação e esteja havendo apenas liberação de CO2, mas tb pode ser que não tenha completado e o risco de explosões existirá. Como vc não tem como medir a densidade, é melhor pecar por excesso de tempo do que por falta.
Aumentar a temperatura ainda tem a função de absorver compostos indesejáveis formados no início do processo.
Deixar em temperatura bem baixa por mais tempo tb deixa mais limpa, e o excesso de levedura suspensa faz diferença no paladar.
 
Amigos estou numa situação parecida com a do Rubens, estou na minha quarta brassagem e sem um densímetro ou refratometro, totalmente as escuras, já comprei um da china mas ainda não chegou. Brassei uma sweet stout, (BIAB)
um leva de 30L;
45L de água
4kg de Pale Ale
0,5kg Munich
0,5kg Malte chocolate
0,5kg Malte Black extra
0,75kg Flocos de aveia
0,5kg Lactose em pó
200g de nibs de cacau 100g na mostura e 100g no meio/fim da fermentação
15g lúpulo nugget 60min
10g nugget 0min.

15min de parada proteica a 50º
mostura a 68º por 60 min

levedura s-04 com starter

fermentação a 18º (método do cooler com garrafas congeladas)

hoje completam-se 11 dias de fermentação minha ideia seria começar a baixar a temperatura para fazer um cold crash de 4 dias mais ou menos, (como fiz nas levas anteriores) mas meu airlock ainda não parou, minha dúvida é a seguinte, começo a derrubar a temperatura assim mesmo ou espero mais uma semana? meus planos eram de engarrafar neste fim de semana, faço priming na garrafa com 5g de açúcar em cada garrafa de 600ml (1 sache de açúcar de mesa por garrafa), estou com receio da fermentação não ter terminado e acabar explodindo as garrafas, o que sugerem?

É um voo às cegas.

veja aqui a questão do air-lock

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/ipa-20l-e-agora.413085/#post-5169775
 
Back
Top