Fermentação parada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

IuriFlorisbal

Member
Joined
Jan 5, 2016
Messages
5
Reaction score
1
Estou apenas em minha segunda leva, fiz uma pale ale de 20l no sábado, estranhei quando ao reidratar o fermento m44, a uma temperatura próxima de 30ºC, deixei descansando por 15 minutos, quando voltei para começar o processo de mexer levemente de 5 em 5 minutos as leveduras pareciam todas decantadas, mexia e em 5 minutos elas novamente decantavam.

Mesmo assim fiz a mistura da levedura no mosto, e agora me parece que não está fermentando, o airlock ainda não deu sinal de vida, fiz os testes de vedação e procedimentos de verificação descritos no post de airlock do fórum e parece tudo normal. Medi a densidade com um refratômetro no dia deu 1055, ontem 1053 e hj continua 1053.

Estou mantendo em temperatura controlada de 18ºC/19ºC.

Alguém já passou por isso? será que vou perder a leva ou posso fazer algo ainda?
 
Estou passando pelo mesmo problema! Estou com uma witbier fermentando há 5 dias, mas há 2 com a densidade estancada em 7 (1.028). A densidade original deu ok, nos 1.046 que deveria estar, a final deveria chegar em 1.011.
2f46281bbc3ce2479b2f7275e426832d.jpg
 
Estou passando pelo mesmo problema! Estou com uma witbier fermentando há 5 dias, mas há 2 com a densidade estancada em 7 (1.028). A densidade original deu ok, nos 1.046 que deveria estar, a final deveria chegar em 1.011.
2f46281bbc3ce2479b2f7275e426832d.jpg

Primeiro, tua amostra ta muito ruim de medir, ta um degradê ao invés da linha reta dizendo a medida correta, isso é por causa do sedimento de levedura suspenso que atrapalha a medição. Tira uma amostra e deixa um tempo na geladeira, uma hora já ta legal normalmente, vai decantar um monte de fermento no fundo do copo e tua medição vai ficar mais correta.

Segundo, medição com refratômetro tem que ser corrigida, não é 1028, sempre tem que calcular a conversão da medida, existem calculadoras prontas pra corrigir esse erro que o álcool gera no refratômetro, aí sim tu vai ter a medida da tua FG.
 
A foto está ruim, na verdade a linha está bem precisa em cima do 7. Eu pego sempre de cima-meio do balde, pra não ter sedimento. Como posso por no google para achar tal calculadora?
 
Back
Top