Fermentação/ Maturação IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduaroeira1

Active Member
Joined
Nov 17, 2016
Messages
28
Reaction score
5
Boa tarde! Fiz essa semana minha segunda brassagem, saindo de uma APA simples para uma American IPA com dry hopping.

Como vai ser a primeira vez que faço DH, estou com dúvida sobre a quantidade de dias para fazer os processos de fermentação, maturação para esse tipo de cerveja. Alguém pode me ajudar?

Também estou com dúvida sobre quando fazer o DH, se precisa fazer alguma trasfega entre as fermentações, temperaturas para cada etapa, etc.

Minha receita é a seguinte (40 L):
Maltes
8 kg Pilsner
2 kg Pale
1 kg Carared
0,25 Carafoam
Lúpulos
50g Polaris (50 min)
50g Galaxy (5 min)
50g Amarillo (DH)
50g Mosaic (DH)
Fermento
2 pacotes de Nottinghan

Resultados obtidos:
OG pré fervura: esperada: 1051 / real: 1048
Volume levado pra fervura: 49,9L
OG esperada: 1062/ real: 1056
Volume final: 47L
Levedura hidratada por 20 minutos antes de adicionar no balde
Estou usando 2 baldes alimentícios de 22 litros, com blow-off instalado na lateral dos baldes (nível da alça).
Minha geladeira tem termostato (medindo a lateral do balde), e estou correndo atrás de um poço termométrico pra colocar na tampa do fermentador (vou colocar ele na jogada assim que tiver que abrir o balde pra fazer uma trasfega intermediária, se for necessário).
 
Boa tarde! Fiz essa semana minha segunda brassagem, saindo de uma APA simples para uma American IPA com dry hopping.

Como vai ser a primeira vez que faço DH, estou com dúvida sobre a quantidade de dias para fazer os processos de fermentação, maturação para esse tipo de cerveja. Alguém pode me ajudar?

Também estou com dúvida sobre quando fazer o DH, se precisa fazer alguma trasfega entre as fermentações, temperaturas para cada etapa, etc.

...

EU faria a fermentação primária na faixa de uns 18 a 20º, depois de atenuar, mais uns 4 ou 5 dias de secundária subindo até uns 25º (jogaria os lúpulos para o DH já no final da primária).
Depois de terminada a secundária, joga pra geladeira zero graus, adiciona a gelatina (se quiser dar uma clarificada melhor), espera mais umas 48h e já pode engarrafar ou colocar no barril.

abs
 
Olá, cervejeiro, tudo bem?

Cara, tem uma máxima no mundo da culinária que eu acredito que também se aplica à cerveja: menos é mais. Você pode aplicar isso no grist de maltes. Como o lúpulo é que tem que brilhar, sugiro utilizar somente malte Pale Ale, e apenas um toque do Carared, algo em torno de 3-5%, apenas para correção de cor. Imagino que você esteja pensando em retenção de espuma com o Carafoam, mas acredite, ele é desnecessário nesse estilo, visto que os lúpulos têm alto teor de proteína, que irão ajudar nesse sentido.

Quanto à lupulagem, aí sim você pode caprichar. Eu sugiro duas lupulagens de 120g, a 15 min e 5 min do fim da fervura, dividindo em partes iguais o Galaxy, Amarillo e Mosaic. Aí você confere o amargor, e se ficou faltando, corrige com o Polaris, em uma adição no início da fervura.

No quesito DH, eu faria uma única adição, com os mesmos lúpulos e proporções, após o término da fermentação a 18ºC por 5 dias.

E se você vai usar um fermento seco, o US-05 é melhor pra esse estilo, pois pelo que sei o Nottinghan tem uma pegada mais inglesa.

Abraço e espero ter ajudado!

Sérgio
 
Boa tarde! Fiz essa semana minha segunda brassagem, saindo de uma APA simples para uma American IPA com dry hopping.

Como vai ser a primeira vez que faço DH, estou com dúvida sobre a quantidade de dias para fazer os processos de fermentação, maturação para esse tipo de cerveja. Alguém pode me ajudar?

Também estou com dúvida sobre quando fazer o DH, se precisa fazer alguma trasfega entre as fermentações, temperaturas para cada etapa, etc.

Minha receita é a seguinte (40 L):
Maltes
8 kg Pilsner
2 kg Pale
1 kg Carared
0,25 Carafoam
Lúpulos
50g Polaris (50 min)
50g Galaxy (5 min)
50g Amarillo (DH)
50g Mosaic (DH)
Fermento
2 pacotes de Nottinghan

Resultados obtidos:
OG pré fervura: esperada: 1051 / real: 1048
Volume levado pra fervura: 49,9L
OG esperada: 1062/ real: 1056
Volume final: 47L
Levedura hidratada por 20 minutos antes de adicionar no balde
Estou usando 2 baldes alimentícios de 22 litros, com blow-off instalado na lateral dos baldes (nível da alça).
Minha geladeira tem termostato (medindo a lateral do balde), e estou correndo atrás de um poço termométrico pra colocar na tampa do fermentador (vou colocar ele na jogada assim que tiver que abrir o balde pra fazer uma trasfega intermediária, se for necessário).


Pouco fermento... use 4 pacotes de US 05 e dobre as quantidades no Dh.

Use somente malte pale ale, e no maximo 5% de malte caramelo pra corrigir a cor..
 
EU faria a fermentação primária na faixa de uns 18 a 20º, depois de atenuar, mais uns 4 ou 5 dias de secundária subindo até uns 25º (jogaria os lúpulos para o DH já no final da primária).
Depois de terminada a secundária, joga pra geladeira zero graus, adiciona a gelatina (se quiser dar uma clarificada melhor), espera mais umas 48h e já pode engarrafar ou colocar no barril.

abs

Pelo que eu to vendo não tem um padrão muito bem definido pra isso né? Cada um me diz uma coisa rs
To pensando em executar esse plano, levando em conta o que você e o Guenter (no tópico de iniciantes) disseram (cerveja foi colocada pra fermentar no dia 07/01):
1) Fermentação primária: de 07/01 a 09/01: 19,4ºC, de 09/01 até o término da fermentação primária: 20ºC
2) Término da fermentação: Dry Hopping + Fermentação secundária: 6 dias: subir 1°C/ dia até 25°C, e ficar 3 dias a 25ºC
3) Maturação: 2°C por 4 dias - colocar gelatina em um dos baldes (testar efeito com e sem gelatina)
4) Engarrafar

Acha que assim fica bom? O tempo de ação do DH não ta baixo?
Medi a FG hoje e já ta batendo em 1013

Olá, cervejeiro, tudo bem?

Cara, tem uma máxima no mundo da culinária que eu acredito que também se aplica à cerveja: menos é mais. Você pode aplicar isso no grist de maltes. Como o lúpulo é que tem que brilhar, sugiro utilizar somente malte Pale Ale, e apenas um toque do Carared, algo em torno de 3-5%, apenas para correção de cor. Imagino que você esteja pensando em retenção de espuma com o Carafoam, mas acredite, ele é desnecessário nesse estilo, visto que os lúpulos têm alto teor de proteína, que irão ajudar nesse sentido.

Quanto à lupulagem, aí sim você pode caprichar. Eu sugiro duas lupulagens de 120g, a 15 min e 5 min do fim da fervura, dividindo em partes iguais o Galaxy, Amarillo e Mosaic. Aí você confere o amargor, e se ficou faltando, corrige com o Polaris, em uma adição no início da fervura.

No quesito DH, eu faria uma única adição, com os mesmos lúpulos e proporções, após o término da fermentação a 18ºC por 5 dias.

E se você vai usar um fermento seco, o US-05 é melhor pra esse estilo, pois pelo que sei o Nottinghan tem uma pegada mais inglesa.

Abraço e espero ter ajudado!

Sérgio

Foda que peguei uma receita pronta na loja de insumos (OLEC) e adaptei a base de lúpulos pensando só em aroma e sabor. Ainda não fiz calculo de maltes, leveduras, etc. Eu fiz a brassagem no fim de semana e só depois vim perguntar sobre a fermentação.. Vou tentar levar essas dicas pra próxima brassagem (to pensando em largar receitas prontas na próxima vez)

Pouco fermento... use 4 pacotes de US 05 e dobre as quantidades no Dh.

Use somente malte pale ale, e no maximo 5% de malte caramelo pra corrigir a cor..

Só vi a orientação sobre quantidade de fermento depois... vou aplicar o cálculo de 1g/ litro nas próximas receitas
 
pelo que eu to vendo não tem um padrão muito bem definido pra isso né? Cada um me diz uma coisa rs
to pensando em executar esse plano, levando em conta o que você e o guenter (no tópico de iniciantes) disseram (cerveja foi colocada pra fermentar no dia 07/01):
1) fermentação primária: De 07/01 a 09/01: 19,4ºc, de 09/01 até o término da fermentação primária: 20ºc
2) término da fermentação: Dry hopping + fermentação secundária: 6 dias: Subir 1°c/ dia até 25°c, e ficar 3 dias a 25ºc
3) maturação: 2°c por 4 dias - colocar gelatina em um dos baldes (testar efeito com e sem gelatina)
4) engarrafar

acha que assim fica bom? O tempo de ação do dh não ta baixo?
Medi a fg hoje e já ta batendo em 1013

Perfeito, como sugestão, já q está fermentando em 2 baldes, pode fazer o teste do DH em tempos diferentes em cada leva... Pode, por exemplo, em um balde adicionar o lúpulo mais cedo, tipo logo que parar a atividade no air-lock, vai terminar a fermentação primária e já ir absorvendo o gostinho/aroma do lúpulo :D

Coloca depois o resultado aí pra gente ver a diferença...

abraços
 
Boa tarde! Fiz essa semana minha segunda brassagem, saindo de uma APA simples para uma American IPA com dry hopping.

Como vai ser a primeira vez que faço DH, estou com dúvida sobre a quantidade de dias para fazer os processos de fermentação, maturação para esse tipo de cerveja. Alguém pode me ajudar?

Também estou com dúvida sobre quando fazer o DH, se precisa fazer alguma trasfega entre as fermentações, temperaturas para cada etapa, etc.

Minha receita é a seguinte (40 L):
Maltes
8 kg Pilsner
2 kg Pale
1 kg Carared
0,25 Carafoam
Lúpulos
50g Polaris (50 min)
50g Galaxy (5 min)
50g Amarillo (DH)
50g Mosaic (DH)
Fermento
2 pacotes de Nottinghan

Resultados obtidos:
OG pré fervura: esperada: 1051 / real: 1048
Volume levado pra fervura: 49,9L
OG esperada: 1062/ real: 1056
Volume final: 47L
Levedura hidratada por 20 minutos antes de adicionar no balde
Estou usando 2 baldes alimentícios de 22 litros, com blow-off instalado na lateral dos baldes (nível da alça).
Minha geladeira tem termostato (medindo a lateral do balde), e estou correndo atrás de um poço termométrico pra colocar na tampa do fermentador (vou colocar ele na jogada assim que tiver que abrir o balde pra fazer uma trasfega intermediária, se for necessário).

Tem um tópico fixo sobre aroma em IPA muito bom...
 
Perfeito, como sugestão, já q está fermentando em 2 baldes, pode fazer o teste do DH em tempos diferentes em cada leva... Pode, por exemplo, em um balde adicionar o lúpulo mais cedo, tipo logo que parar a atividade no air-lock, vai terminar a fermentação primária e já ir absorvendo o gostinho/aroma do lúpulo :D

Coloca depois o resultado aí pra gente ver a diferença...

abraços

Acho que não vale muito a pena fazer dois testes em uma execução só... Se eu faço isso, eu não consigo avaliar o que gerou a diferença: o tempo de adição ou a gelatina.
Mas com certeza é um teste válido para outras ocasiões
 
Tem um tópico fixo sobre aroma em IPA muito bom...
Te perguntar... to na fase de aumentar a temperatura em 1ºC/ dia, mas o lugar onde ta a geladeira aparentemente é frio demais, e não consegue passar dos 22... posso ter algum problema por não chegar nos 25 programados, ou deixo a neura de lado?
 
Te perguntar... to na fase de aumentar a temperatura em 1ºC/ dia, mas o lugar onde ta a geladeira aparentemente é frio demais, e não consegue passar dos 22... posso ter algum problema por não chegar nos 25 programados, ou deixo a neura de lado?

Instala uma lâmpada na geladeira para aquecimento..
 
Te perguntar... to na fase de aumentar a temperatura em 1ºC/ dia, mas o lugar onde ta a geladeira aparentemente é frio demais, e não consegue passar dos 22... posso ter algum problema por não chegar nos 25 programados, ou deixo a neura de lado?

Aumentamos a temperatura até uns 25, pois nessa faixa os fermentos ficam mais ativos e os processos ocorrem mais rápido.

Se mantiver a 22, não há problema algum, apenas levará um pouco mais de tempo de secundária
 
Back
Top