Fermentação/Maturação e Clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Fala, galera! Tudo bem?

Bom, pintaram algumas dúvidas sobre fermentação, maturação e clarificação.

Estou fazendo minha primeira leva; trata-se de uma APA.
A fermentação primaria chegou ao fim e estou elevando a temperatura em um grau por dia até 24°.
A primeira dúvida:

1) Algumas literaturas afirmam que esse processo já se trata da “maturação”. (ou existe uma linha tênue entre fermentação secundaria e maturação... Isso não me ficou bem claro) Em qual momento inicia-se a fermentação secundaria e em qual momento inicia-se a maturação?

2) Provando a cerveja, sinto que existe uma grande quantidade de lama no fundo do fermentador; ela não possui translucidez e tem um sabor azedo/amargo. Deveria passar para outro balde para maturar? Nessa transferência perderia o CO2 que está no head space ou corro o risco de ela oxidar?

3) No caso de permanecer no próprio balde, teria que abri-lo de qualquer forma, pois quero fazer um dry hopping, também perderia a camada de CO2?

4) Li também que o processo de maturação é de acordo com o gosto do cervejeiro e que pode variar de estilo para estilo e etc e tal... mas no caso de uma APA, existe algum norte para eu seguir?

5) A clarificação, pelo que li, trata-se da diminuição da temperatura (próxima a zero) E é uma técnica para decantar os resíduos, para que eles não passem para o envase e também serve para clarear a cerveja, certo? No meu caso, se eu não passar para o balde maturador, corro o risco de levar muita lama para as garrafas com esse processo?

6) Próximo a zero a cerveja não pode congelar?
Obs: uso poço térmico.

Agradeço muito a atenção e espero que alguém possa me ajudar!

Abração,

Celio
:rockin:
 
1 - Sim, maturação pode se considerar como fermentação secundária pois estamos falando do "arredondamento" da cerveja. Assim que a cerveja terminou de fermentar, ela já está em processo de maturação/fermentação secundária. Nessa etapa o fermento vai consumir algumas coisas indesejáveis na cerveja e etc e aconselho a fazer os 3 dias de descanso diacetil nessa faixa de temperatura que vc colocou (24º).

2 - Não precisa transferir de balde. A maioria das pessoas que conheço, fazem todo o processo no mesmo balde. (E o primeiro líquido que sai é fermento puro, descarta isso antes de provar. kkkk)

3 - Pode abrir, sem nóia. Abre um pouco só, taca o lúpulo e pronto.

4 - Sim, pode variar. É ai que entra a parte artesanal. Tem gente que matura mais, matura menos. Tudo depende do resultado que vc está buscando.

5 - É necessário um pouco de levedura nas garrafas para refermentação por primming. Faça o cold crash próximo a 0º para decantar tudo e pode envasar. Só congela se baixar mais que 0º, nunca aconteceu comigo.

abs
 
Muita gente costuma mudar de balde pra fazer o dry hopping (eu inclusive). Há certo consenso ("certo consenso" é contradição? rs.) de que o fermento "absorve" os óleos do lúpulo, diminuindo o poder do DH.

Tem um tópico gigante aqui no HBT discutindo isso.
 
Uma vez eu li que poderia fazer DH antes do fim da fermentação (penúltimo dia) para o fermento consumir o oxigênio do lúpulo e diminuir chance de oxidar.
Me pareceu muito pertinente.
 
Uma vez eu li que poderia fazer DH antes do fim da fermentação (penúltimo dia) para o fermento consumir o oxigênio do lúpulo e diminuir chance de oxidar.
Me pareceu muito pertinente.

Não sabia dessa, morilo. Leu onde?
 
Galera, obrigado pelas dicas! não consegui responder individualmente... sou meio panguão nesse lance de forum! hahah! mas enfim..
Obrigado, Leo, ******* e Morilo!!
Boa noite e qq coisa eu grito!
 

Latest posts

Back
Top