Fermentação Lenta?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Carlos Silva

New Member
Joined
Jul 9, 2020
Messages
2
Reaction score
0
Location
Maceió
Estou na minha segunda brassagem. Fermentando 18l de mosto Cream AlE a 20º /21º. A OG foi de 1040, a prevista era 1042.
Usando o Nothinham, um pacote. Aqui onde moro não tem uma brew shop, entao vc. usa o que encontra. Esse fermento estava em geladeira, o vencimento era 10/2020.
Inoculei hidratado. Poucas horas depois começou atividade intensa, gerou um pouco de krausen (marcas no fermentador).

Li que este fermento tem por característica ser rápido, mas já estou com 8 dias e ainda tem atividade no airlock, alguns minutos entre bolhas.

Com 6 dias medi a densidade, estava em 1012. Aparentemente está tudo bem com o sabor.
As dúvidas são:
1-quais são as possíveis causas para ele não estar atenuando rápido como se espera.
2-vou deixar enquanto tiver bolhas? Meu medo é deixar muito e na hora de engarrafar não ter leveduras para o priming.
 
Boa tarde Carlos,
Vc pode deixar fermentando até não baixar mais a densidade. Sugiro aumentar a temperatura para 23/24 graus para descanso do diacetil.
Dificilmente ficará sem leveduras para o priming, sempre sobra uma boa quantidade.

Att.
 
1-quais são as possíveis causas para ele não estar atenuando rápido como se espera.
- Provavelmente já atenuou tudo, mas não é pq a cerveja atenuou que já está pronta pro envase.

2-vou deixar enquanto tiver bolhas? Meu medo é deixar muito e na hora de engarrafar não ter leveduras para o priming.
- As bolhas no airlock podem durar por muito tempo depois da cerveja já atenuada. É apenas o Co2 se desprendendo do líquido. En†ão é legal usar sempre o densímetro e o seu paladar para saber se a cerveja está "pronta".
E dificilmente vc não terá leveduras pro primming, pode ter certeza de que é muito mais comum se envasar uma cerveja cedo d+ e estar cheia de off flavors do que envasar tarde d+ a ponto de não ter levedura pro primming.
 
Back
Top