fermentação lager muito lenta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpiovesan1

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
99
Reaction score
40
Pessoal,

no dia 24/6 brassei minha primeira lager, consegui no fim 20 litros com OG de 1057 (a esperada era 1049). Usei 1 frasco do fermento Urquell da Bio4, mas como o fabricante fala para se utilizar 2 frascos para 20 litros, resolvi fazer uma tentativa de propagação. No dia anterior, inoculei o fermento em 1 litro de mosto (eu tinha guardado congelado) com densidade de 1040 a 25°C, e agitei diversas vezes (não tenho stir plate) até pouco tempo antes de misturar no mosto da pilsen. Coloquei para fermentar dentro da geladeira e regulei o termostato para 8°C, o que vem mantendo o liquido a uns 10°C. As medições de densidade seguem na tabela abaixo

28/6 1047
03/7 1040
06/7 1035

Se seguir nesta velocidade a fermentação vai durar mais umas 2 semanas, o que me parece muito lento.

Alguém tem ideia se tem algo errado, ou está demora par fermentar é normal?

Algumas informações complementares:
- o airlock continua ativo;
- o sabor está bom, meio doce ainda, mas sem indícios de contaminação;

Obrigado
 
Eu nunca fiz uma lager, mas até onde eu sei a fermentação dela é bem mais demorada do que as ale mesmo.
E como você vem tirando amostras e a densidade está diminuindo eu ficaria tranquilo. Me parece tudo normal.
 
rafaelpiovesan,
Fica tranquilo! A dinâmica dos fermentos lagers é bem diferente dos ales e 15 dias é um tempo bem aceitável para uma fermentação lager, ainda mais na faixa dos 10°C.
Tendo movimento no airlock, mesmo que pouco, e a densidade diminuindo, o fermento esta trabalhando!

Só não esquece da parada diacetilica. Quando você ver que a fermentação já está próxima do fim (pode ser pela FG ou pela atividade do airlock), deixa de 2 a 3 dias entre 16-17°C.

Abraço.
 
Como tu tens medido a tua densidade, utiliza densímetro ou refratômetro?
Se utiliza refratômetro a leitura é imprecisa na fermentação, por causa do alcool.
Abraços.

Bruno Maia de Oliveira
 
Uso o densímetro, mas fiquei com uma dúvida, o CO2 dissolvido influencia na medição?
 
Uso o densímetro, mas fiquei com uma dúvida, o CO2 dissolvido influencia na medição?

Sim.

Um jeito de retirar/reduzir a carbonatação para uma medição mais precisa é ficar passando o líquido de um recipiente para outro algumas vezes.

É rudimentar, mas funciona.
 
rafaelpiovesan,
Álcool também influencia na leitura de refratômetro.
Para acompanhamento, utilizo o refratômetro por praticidade. Faço as correções das leituras do refratômetro e quando a densidade estabiliza, próxima da minha FG esperada, meço com um densímetro.
Como utilizo a mesma planilha faz algum tempo, tenho uma boa ideia do erro da conversão e para cervejas que costumo repetir a receita, nem utilizo o densímetro na leitura final.

Não primo por saber quanto exatamente atenuou de um dia para o outro, mas tenho condições de saber se atenuou, ou não, e tenho uma ideia de quanto (para fazer uma curva de tendência, por exemplo)...Como falei antes, praticidade.

Abraço.
 
Fechando quase 5 anos fazendo cerveja, decidi comprar um refratômetro.

Mas minha ideia é seguir usando o densímetro para medições depois do início da fermentação.

Para algumas coisas, acho que tô aderindo a lei do menor esforço :)
 
Cara, há 10 graus, tá normal sim... mas depois dos 4 primeiros dias tranquilamente dá pra aumentar pra 11, e depois terminar em 12.

Fiz uma Doppelbock de 1.100 uma vez que fermentou 1 MÊS, sim.. 1 mês. Lager é assim. :)

Abraço!
 
Também estou fermentando minha primeira lager - fazem 5 dias, com w-34/70 há 11°C; e tenho algumas dúvidas:

- A atividade no airlock estava normal, mas quando senti um cheiro de enxofre/ovo/repolho quase enfartei... mas então lembrei que uma vez em algum lugar, tinha lido que esse cheiro pode ocorrer nas lagers, é verdade?
- por conta da autólise, é necessário trasfegar para outro balde antes da maturação? (Algumas Ales minhas já cheguei a deixar 1 mês e meio no mesmo balde fermentando/maturado e não tive problemas).
- No caso de precisar trasfegar, faço a parada diacetilica antes ou depois?
- Após o primming e engarrafar, qual a temperatura que armazeno as garrafas?
 
- A atividade no airlock estava normal, mas quando senti um cheiro de enxofre/ovo/repolho quase enfartei... mas então lembrei que uma vez em algum lugar, tinha lido que esse cheiro pode ocorrer nas lagers, é verdade?

Normal. Algumas leveduras produzem mais enxofre que outras, mas esse é o cheiro típico de airlock de lager. Vai sumir com a maturação.

- por conta da autólise, é necessário trasfegar para outro balde antes da maturação? (Algumas Ales minhas já cheguei a deixar 1 mês e meio no mesmo balde fermentando/maturado e não tive problemas).

Dá pra deixar um mês, um mês e meio, sem problema.

- No caso de precisar trasfegar, faço a parada diacetilica antes ou depois?

Normalmente é antes da trasfega (assim que acaba a atividade do airlock). Convém também fazer uma maturação a frio de alguns dias antes de trasfegar, para não ir muita levedura para o segundo balde.

- Após o primming e engarrafar, qual a temperatura que armazeno as garrafas?

Se possível, na temperatura de fermentação ou um pouco acima dela, mas, se não der, alguns dias em temperatura ambiente não causarão nenhum desastre.
 
Valeu Paulo.

Mas a respeito da Lager engarrafada... você disse "alguns dias", queria saber se posso deixar as garrafas em temperatura ambiente por meses, assim como as Ales.
 
Deixar em temperatura ambiente vai acelerar bastante o envelhecimento. Numa doppelbock, por exemplo, pode ser interessante. Porém, na maioria dos casos, a qualidade decai rapidamente.
 
Cara, há 10 graus, tá normal sim... mas depois dos 4 primeiros dias tranquilamente dá pra aumentar pra 11, e depois terminar em 12.

Fiz uma Doppelbock de 1.100 uma vez que fermentou 1 MÊS, sim.. 1 mês. Lager é assim. :)

Abraço!

Guenther, desculpa ressucitar o tópico..

Mas me diz uma coisa, tu conseguiu OG de 1100 sem adição nenhuma de açucar ? :rockin:

Se sim, tu teve uma eficiência muita boa, né ?

Eu pergunto pois fiz uma doppelbock neste final de semana com somente grãos, e olha que foi grão... fiquei indignado com a quantidade.

É que quando faço essas receitas clássicas alemãs eu não costumo por açucar, pra seguir a Reintreisgebot, por mais que muitos discordem.
 
Feiten até da pra vc chegar a 1100 só com malte, mas tem um artigo que eu já disponibilizei aqui, que fala do uso de açúcar, e que na verdade explica que com og de 1070 pra cima, não é vantagem ser só grãos, pois além de gerar muito açúcar não fermentável, se vc completar com açúcar até chegar a 1100 por exemplo, não ira alterar em nada o gosto.
Só não lembro em que tópico ta isso...
 
Guenther, desculpa ressucitar o tópico..

Mas me diz uma coisa, tu conseguiu OG de 1100 sem adição nenhuma de açucar ? :rockin:

Se sim, tu teve uma eficiência muita boa, né ?

Eu pergunto pois fiz uma doppelbock neste final de semana com somente grãos, e olha que foi grão... fiquei indignado com a quantidade.

É que quando faço essas receitas clássicas alemãs eu não costumo por açucar, pra seguir a Reintreisgebot, por mais que muitos discordem.
Sim, só com grão e fervura prolongada, mas se fosse hoje certamente eu adicionaria açúcar em vez de tanto malte. Ela acabou ficando muito doce e demorou mais de 1 ano pra ficar bebível, digamos assim.

Abraço,
 
Geralmente cevas com alta OG dão eficiência mais baixa.

Quanto ao uso do açúcar acho que depende da receita, a doppel que faço com OG de 1.110 (sem açúcar) dupla decocção, mosturada a 66ºC e fervura de umas 2 horas, demora umas 3 semanas para chegar a 1.028... A última parecia uma Barley Wine de tão alcoólica...
 
Bom dia Pessoal.

Vou contar o ocorrido. Comecei fermentando um mosto so com malte pilsen, e dois pacotes de fermento M84. (OG 1050) a 17 C. Sei que era pra ter iniciado com temperatura bem mais baixa, mas agora já era. Após 4 dias a densidade ja estava em 1015. Agora baixei para 12 C. O que voces fariam? Será que ainda consigo uma lager? quais os problemas que podem ocorrer por consequencia dessa "viajada na maionese" ?
 
Cara vc vai ter uma cerva bem esterificada. Ve se com a maturaçao um pouco disso sai....
 
Este blog é o que há de melhor em termos de esclarecimento e dúvidas sobre os processos cervejeiros. Leio varias explicações e perguntas de vários participantes e todas as respostas com humildade e boa vontade. Diferente de muitos canais de youtube, onde exexistem "mestres cervejeiros" que só pensam em ganhar seguidores e algum dinheiro. Muitas vezes fazendo pouco caso dos processos e técnicas. Cerveja é pura técnica; e a prática e os erros nos levam a perfeição. Obrigado.
 
Back
Top