Fermentação incompleta - Alternativas para chegar cerveja "no lugar"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrystian

Well-Known Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
47
Reaction score
13
Boa noite!

Apesar de ser um problema relativamente comum, eu só vim ter isso agora, com algumas dezenas de brassagens. Não consegui identificar ainda o que houve, tenho apenas suspeitas, mas estou com foco na solução, e avaliando alternativas para o seguinte:

Brassei uma Belgian Blonde Ale, tudo certo, receita 90% Pilsen, o restante malte aromatic e aveia em flocos, OG 1064, fermento T58. Minha FG esperada era na casa de 1012, fiz starter, deu tudo certo. A fermentação foi bem ativa, em 18 graus. Acontece que desde o 6º dia a densidade está estagnada em 1019. Já subi temperatura, agitei o balde, e nada. A cerveja está muito encorpada, bem diferente do que eu quero. Estou querendo chegá-la no lugar, ou pelo menos fazer essa densidade cair um pouco, uns 4 pontos já me deixariam satisfeito. Acontece que tirei uma amostra da cerveja e inoculei fermento de pão, só polvilhando mesmo, e em 24 h não houve atividade nem atenuação.

O que veio a minha cabeça foi inocular mais fermento, uma vez que só depois eu olhei a ficha da T-58 e vi que a atenuação dele é em média 70%, que é exatamente o que consegui. Mas fiquei sem entender. O fermento de pão não era pra atenuar?
Daí pensei em jogar um fermento de Saison(da Fermentis, BE-134), mas também não quero que atenue tanto, fiquei com receio. Ou posso jogar um Nottingham, talvez até em conjunto com uma calda de açúcar, pra dar uma ativada nas leveduras.

Ou eu deveria tentar jogar só a calda de açúcar inicialmente, e ver se força esse T58 a baixar um pouco essa FG?
Me sugeriram fermento de champanhe, mas acho que ele comeria até meu fermentador.

O mosto foi oxigenado com queda, água corrigida, Mostura com Ph em 5.2. Qualquer fermento eu vou ter que comprar, só tenho um pacote de W34/70 na geladeira, rs.

A quem ajudar, muito obrigado.
 
Ah, minha carbonatação vai ser com primming.

Tem a opção de simplesmente deixar como está, mas estou com esse desafio de chegar essa cerveja "no lugar".

Valeu.
 
Acredito que o ideal é que verifique outras variáveis e numa próxima vez talvez saia como desejado.
Quantos litros foi para fermentação? Quanto usou de levedura? Será que não pode ter ocorrido under pitching?
 
@Luciano Cruz

Sim, tenho ciência dessa opção, mas decidi fazer o teste se consigo fazer essa cerveja chegar no ponto que eu quero, sem "estragá-la". Foram 20 litros pra fermentação, e não houve under pitching, fiz starter conforme calculadora do Brewers Friends. O fermento, conforme consta no post inicial, foi o T-58

@Trops

Após 48 h, a amostra com fermento de pão atenuou dois pontos.

Pessoal, o que eu fiz foi inocular um pacote de Nottingham, que hidratei e deixei no agitador por umas 6 h em um pouco de DME(uns 250ml apenas, só pra ativar o fermento). Já fazem 48 h que inoculei, e no início o airlock voltou a borbulhar de forma MUITO tímida, pode até ser somente o CO2 se desprendendo do líquido. Vou deixar mais um ou dois dias e medir. Está a 19 graus. Não mexi a cerveja pq abri o balde, então só despejei o fermento, já que havia oxigênio e poderia oxidar.
 
Não deu certo.

Após 4 dias em uma temperatura de 20º, a cerveja permaneceu com a mesma densidade. Resolvi deixar como está e vou envasá-la amanhã.

Obrigado a todos.
 
Back
Top