fermentação +Geladeira = Dúvidas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Melhor ainda é utilizar um poço termométrico, pesquise sobre... existe até um tópico no DIY.
 
Vou procurar sobre isso, a primeira leva minha já está fermentando! Quem sabe em uma proxima
 
Gente, tirei minha primeira amostra, mesmo com o TIC 17 marcando 20°c... O liquido tava em 23°c... Isso é normal? Devo diminuir mais a temperatura? O densímetro marcou 1.011! Eu tou perdido pois o meu Airlock não borbulhou espontaneamente, só quando eu pressionava a tampa!
 
Melhor ainda é utilizar um poço termométrico, pesquise sobre... existe até um tópico no DIY.
Eu acho desnecessário pra levas pequenas em fermentadores sem isolamento, não consigo ver vantagem suficiente em comparação com o trabalho a mais de instalação e manutenção do posso.

Se colar o sensor por fora, com isolante térmico, etc, a diferença é desprezível.

Agora, num fermentador de centenas de litros, a coisa é bem diferente.
 
Eu acho desnecessário pra levas pequenas em fermentadores sem isolamento, não consigo ver vantagem suficiente em comparação com o trabalho a mais de instalação e manutenção do posso.

Se colar o sensor por fora, com isolante térmico, etc, a diferença é desprezível.

Agora, num fermentador de centenas de litros, a coisa é bem diferente.

Mas, eu tirei a amostra e ela saiu com 23ºC, mesmo o TIC com os isolantes termicos marcando 20ºC!! Achei meio estranho!
 
Mas, eu tirei a amostra e ela saiu com 23ºC, mesmo o TIC com os isolantes termicos marcando 20ºC!! Achei meio estranho!
Bom, isso indica duas possibilidades:

1) O isolamento não está bom.

2) Existe diferença entre a temperatura que é medida pelo teu sensor do teu TIC, e com o termômetro que tu usou pra medir a amostra.

Abraço,
 
Fiz o isolamento por fora, com o sensor colado no fermentador, no meu caso de 30 Litros e aparentemente a medição está bem confiável.

Utilizei uma camada de papel alumínio por cima da ponta do termômetro, revesti com fita isolante, e por cima cobri com algumas camadas de EVA. Prendi tudo isso na parede do fermentador com fita isolante, ficou bem interessante e vou utilizá-lo nas próximas.

Abraços!
 
Eu simplesmente colo o sensor, e coloco um cubo grande de espuma elastomérica por cima (parece um EVA) de uns 12x12cm, com uns 8cm de espessura.

A diferença entre o líquido e a medição nunca sequer chegou a 0,5 graus.

Abraço,
 
Eu acho desnecessário pra levas pequenas em fermentadores sem isolamento, não consigo ver vantagem suficiente em comparação com o trabalho a mais de instalação e manutenção do posso.

Se colar o sensor por fora, com isolante térmico, etc, a diferença é desprezível.

Agora, num fermentador de centenas de litros, a coisa é bem diferente.

Concordo em partes. Acho que um poço termométrico DIY é um esforço mínimo para uma precisão maior. Acredito que medir pela parede vc tem a temperatura da extremidade do líquido, por vezes a parte central pode estar com uma temperatura maior. Agora realmente nunca fiz testes para ver se essa diferença geraria um resultado diferente na cerveja, fica aí um experimento.

Abraço!
 
Concordo em partes. Acho que um poço termométrico DIY é um esforço mínimo para uma precisão maior. Acredito que medir pela parede vc tem a temperatura da extremidade do líquido, por vezes a parte central pode estar com uma temperatura maior. Agora realmente nunca fiz testes para ver se essa diferença geraria um resultado diferente na cerveja, fica aí um experimento.

Abraço!

Talvez nesse sentido, o importante mesmo não é a medida mais precisa possível que vc pode obter, porque o próprio tic17 em si já tem um sensor bastante simples e pode ter certa margem de erro ou descalibragem.

A grande jogada é que vc consegue perceber as variações de temperatura que acontecem no seu fermentador, nas diferentes fases, a quantidade de calor gerada, etc...

Se vc usa o mesmo fermentador, os gradientes de temperatura que podem existir dentro dele sempre vão ser os mesmos ou muito parecidos, então mesmo que vc tenha uma medida menor digamos, por ex. 0,2ºC a menos colando o sensor fora do fermentador, comparado ao poço, seria sempre a mesma diferença... então bastaria regular 0,2ºC a menos no tic, caso vc ache que sua fermentação está 0,2ºC quente demais.

Muitas coisas na cerveja seguem uma certa relatividade, porque existem muitas variáveis e as vezes imprecisões, é melhor buscar a consistencia do que a exatidão.

Abraço
 
Concordo em partes. Acho que um poço termométrico DIY é um esforço mínimo para uma precisão maior. Acredito que medir pela parede vc tem a temperatura da extremidade do líquido, por vezes a parte central pode estar com uma temperatura maior. Agora realmente nunca fiz testes para ver se essa diferença geraria um resultado diferente na cerveja, fica aí um experimento.

Abraço!
Bom, não sei se tu já fizeste esse teste, mas eu já, e não, não há diferença de temperatura, justamente por isso que nunca instalei, mesmo depois de já ter poço até comprado. Se tivesse diferença, que fosse de 1g, eu teria instalado.

Abraço,
 
Bom, não sei se tu já fizeste esse teste, mas eu já, e não, não há diferença de temperatura, justamente por isso que nunca instalei, mesmo depois de já ter poço até comprado. Se tivesse diferença, que fosse de 1g, eu teria instalado.

Abraço,

Interessante. Agora um ponto que testei e acho positivo em relação ao poço termométrico é a sensibilidade a variações de temperatura na geladeira. Por exemplo, quando colava o sensor na parede (mesmo com isolamento térmico) e abria a geladeira para fazer algo, em pouco tempo a temperatura do sensor subia; já com o poço demora bem mais.

Abraço!
 
Bom, isso indica duas possibilidades:

1) O isolamento não está bom.

2) Existe diferença entre a temperatura que é medida pelo teu sensor do teu TIC, e com o termômetro que tu usou pra medir a amostra.

Abraço,

Eu ainda colocaria mais uma possibilidade:

3) O recipiente q vc ta colocando a amostra esta mais quente que a cerveja. Se vc coleta uma cerveja que estava a 20° com uma proveta que estava a 25 ou 28°, eh bem plausível que eles estabilizem em 23°.
 
Olá pessoal,

Um problema que tive hoje, sou iniciante, relacionado a fermentação + geladeira com termostato.

Instalamos o full gauge numa geladeira consul usada que compramos só pra isso. E colocamos setpoint 17 graus e DF de 0,2. E funcionou perfeitamente por 8 horas, em 16,8 a geladeira ligava.

Por nosso azar, faltando 1 hora para colocar o fermentador dentro, a geladeira parou de funcionar. A luz de dentro ligada, mas o motor parou. Ligamos direto na tomada e o motor tentava entrar, estralava e não ligava.

Bom, pensamos que o motor tinha queimado! E pegamos outra geladeira (era a da casa do meu amigo, teve que tirar tudo de dentro) e instalamos o termostato nela. É uma geladeira duplex, acho que com uns 10 anos, a geladeira está funcionando, porém quando passa dos 17 graus, o termostato acende a luz que ligou, mas a geladeira demora pra ligar, chegar a passar dos 20 graus, depois liga.

Alguma ideia do que pode ser?

E o estranho, a geladeira antiga, a primeira, que achamos que tinha queimado o motor, depois de 1h ligamos direto na tomada de novo e voltou a funcionar!!!!

Obrigado.
 
Olá pessoal,

Um problema que tive hoje, sou iniciante, relacionado a fermentação + geladeira com termostato.

Instalamos o full gauge numa geladeira consul usada que compramos só pra isso. E colocamos setpoint 17 graus e DF de 0,2. E funcionou perfeitamente por 8 horas, em 16,8 a geladeira ligava.

Por nosso azar, faltando 1 hora para colocar o fermentador dentro, a geladeira parou de funcionar. A luz de dentro ligada, mas o motor parou. Ligamos direto na tomada e o motor tentava entrar, estralava e não ligava.

Bom, pensamos que o motor tinha queimado! E pegamos outra geladeira (era a da casa do meu amigo, teve que tirar tudo de dentro) e instalamos o termostato nela. É uma geladeira duplex, acho que com uns 10 anos, a geladeira está funcionando, porém quando passa dos 17 graus, o termostato acende a luz que ligou, mas a geladeira demora pra ligar, chegar a passar dos 20 graus, depois liga.

Alguma ideia do que pode ser?

E o estranho, a geladeira antiga, a primeira, que achamos que tinha queimado o motor, depois de 1h ligamos direto na tomada de novo e voltou a funcionar!!!!

Obrigado.


A geladeira antiga deve estar com algum problema mesmo, mas essa outra provavelmente é uma frost free. Essas geladeiras tem um sistema de degelo diferente que é o que faz esse retardo para ligar o motor, primeiro ela faz o degelo depois liga.
 
Eu uso uma geladeira antiga, o que eu fiz foi desligar o sensor dela. O que acontecia era que eu queria continuar gelando ao máximo, mas o sensor fazia a leitura "ja ta gelado o suficiente" desligando a geladeira.
Isolando o sensor da geladeira, ela fica ligada direto, ou seja, "ela quer continuar gelando"... e quem assume o controle liga e desliga é o tic 17 através dos parametros que configurei pra ele.
Espero ter ajudado.
Abraço
 
Eu uso uma geladeira antiga, o que eu fiz foi desligar o sensor dela. O que acontecia era que eu queria continuar gelando ao máximo, mas o sensor fazia a leitura "ja ta gelado o suficiente" desligando a geladeira.
Isolando o sensor da geladeira, ela fica ligada direto, ou seja, "ela quer continuar gelando"... e quem assume o controle liga e desliga é o tic 17 através dos parametros que configurei pra ele.
Espero ter ajudado.
Abraço

Ok, obrigado Samuel. Mais quais parâmetros configurou em DF e DL?

Ou seja, a diferença de temperatura que ela liga (DF) e o tempo de retardo para ligar, para não forçar muito o motor (DL). Se você não mudou nada de DL, o padrão é 0.

Meu DF estava 0,2 - acho que isso forçou demais o motor :(

Abs
 
Ok, obrigado Samuel. Mais quais parâmetros configurou em DF e DL?

Ou seja, a diferença de temperatura que ela liga (DF) e o tempo de retardo para ligar, para não forçar muito o motor (DL). Se você não mudou nada de DL, o padrão é 0.

Meu DF estava 0,2 - acho que isso forçou demais o motor :(

Abs

Eu uso 0,2 de histerese, nunca tive problemas. DL deixo em zero.
Dessa forma funciona legal pra mim.
Teu sensor do tic está colado no balde fermentador, bem isolado?
 
Eu uso 0,2 de histerese, nunca tive problemas. DL deixo em zero.
Dessa forma funciona legal pra mim.
Teu sensor do tic está colado no balde fermentador, bem isolado?

Opa, era a minha configuração inicial... O sensor estava solto quando a geladeira superaqueceu!

Quando trocamos para a outra geladeira colamos ele no balde, mas não está bem isolado. E aumentamos por segurança DF para 0,5 e DL para 240s.

Para a próxima já estou comprando um poço termométrico. Acha que melhora a dar menos variação tão rápido?

Abs
Peretti
 
Opa, era a minha configuração inicial... O sensor estava solto quando a geladeira superaqueceu!

Quando trocamos para a outra geladeira colamos ele no balde, mas não está bem isolado. E aumentamos por segurança DF para 0,5 e DL para 240s.

Para a próxima já estou comprando um poço termométrico. Acha que melhora a dar menos variação tão rápido?

Abs
Peretti

@peretti2014 respondendo a sua pergunta: não.
Isole corretamente o sensor e deixe na parede do fermentador. Dá na mesma usar poço térmico ou o sensor preso na parede do fermentador. Eu uso poço térmico porque pra mim é mais prático, como você está começando agora, vá pelo caminho mais simples.
 
Opa, era a minha configuração inicial... O sensor estava solto quando a geladeira superaqueceu!

Quando trocamos para a outra geladeira colamos ele no balde, mas não está bem isolado. E aumentamos por segurança DF para 0,5 e DL para 240s.

Para a próxima já estou comprando um poço termométrico. Acha que melhora a dar menos variação tão rápido?

Abs
Peretti


Se deixar o sensor colado no balde, bem isolado (eu uso isopor e ainda coloco papel aluminio por cima) não terás problema. Pode usar tranquilo
0,2 de histerese e deixar DL em 0.
Pra vc ter uma idéia, dessa forma, o ciclo entre ligar e desligar minha geladeira as vezes é mais de meia hora desligada. Quando ela liga, fica por uns 5, 10 min gelando, atinge a temp. desejada e desliga mais de meia hora.
Abraço
 
Back
Top