fermentação +Geladeira = Dúvidas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, sou novo aqui, comprei um kit, no (Cerveja de Panela)... http://www.cervejadepanela.com.br/ e o que mais ta me dando dúvidas é a parte da fermentação!

vou usar o processo das garrafas pets dentro do isopor, mas é melhor as garrafas congeladas ou o isopor cheio de agua para baixar a temperatura?? pois o isopor cheio de agua varia menos a temperatura né? e da para controlar a temp da agua com o termômetro que vem junto com o kit!

Consegui também uma geladeira antiga, mas não é minha, não posso instalar termostatos nela... O que devo fazer para medir atemp do interior? Colocar uma garrafa de agua e depois medir a temp da agua para saber a temp do interior funciona? E como devo agir na fermentação com a geladeira? Deixo todo o processo dentro dela ou coloco por um tempo e depois tiro?(só para ativar o fermento), moro no RJ e aqui, no verão a situação é triste de calor! Como devo proceder? Me ajudem
 
Compra um tic-17, tu não muda em nada a geladeira instalando ele.
Basicamente tu liga a geladeira nele e ele na tomada, então ele desliga a geladeira toda vez que chega na temperatura que tu setou.
 
Po, show! E onde eu posso encontrar isso? Sabe que tipo de loja vende? Ou só online?
 
Po, show! E onde eu posso encontrar isso? Sabe que tipo de loja vende? Ou só online?

Na Malte & Cia tem, a loja fica na Tijuca.

http://www.malteecia.com.br/

No site não aparece, mas sempre que vou lá eu vejo para vender.

Você acha também em loja especializada em refrigeração.

Mas creio que os preços melhores você acha pesquisando na net mesmo.
 
E sobre a montagem, eu vi um vídeo e li em um site sobre mas ainda não ficou muito clara! É complicado montar? Tem risco de curto ou algo do tipo? Tem risco da geladeira queimar?
 
é bem simples. Da uma olhada no site da we consultoria que é mais claro a forma de ligar que só o diagrama que vem. Com aquele diagrama, não tem erro.

E não vai queimar a geladeira...
 
Obrigado pela ajuda, já localizei uma loja aqui pertinho de casa que vende, e barato (85 reais). vou comprar e instalar.

outra dúvida: na receita manda pingar 3 gotas de limão na água com açucar, antes de colocar na cerveja, para que serve este processo?
 
Cara, isso é no primming, parece que o limão ajuda a não caramelizar e a quebrar a sacarose em frutose e glicose. EU NUNCA USEI.
 
então na teoria isto ajuda a não explodir as garrafas?? pois a receita manda colocar 6g por litro -> 20L = 120g de açucar, colocando as 3 gotas de limão, ajudaria a não explodir as garrafas?
 
Não, o que faz as garrafas explodirem é a quantidade de açucar que o fermento consome nesse período. Se for muito alta gera muito CO2, aumenta muito a pressão e boom!
 
e para o fermento não consumir este açucar nesta fase, é bom ter tido uma boa fermentação e uma boa maturação antes do engarrafamento? é isso?

outra dúvida, eu não comprei ainda um chiller (por falta de grana) o resfriamento em banho de agua e gelo funciona da mesma forma? existe alguma dica em relação a isso?

Infelizmente minha cozinha ainda está um pouco pobre, falta o densimetro, o chiller, o manometro.

O que eu comprei: Panela de brassagem com valvula extratora e conexão para filtragem, elemento filtrante (Fundo falso), termômetro, tampadora, balde fermentador completo, escova para limpar garrafas e iodo concentrado para limpar garrafas e kit de insumos ale básica
 
Cara, tu vais brassar 10 ou 20L? Acho que uma bacia com água e gelo dá conta de resfriar.
Desses equipamentos que tu não tem, esquece o manômetro por enquanto.. tô brassando levas de 100litros e não tenho manômetros ainda. O densímetro eu acho essencial, mas se não der pra essa primeira leva deixa fermentar uns 14 dias, matura uns 3-5, envasa e já era. O negócio é começar a fazer!
 
Então blz! Para a primeira leva vou fazer 20L, vou trocar o densimetro pelo termostatos que é mais importante no momento! Na proxima eu já coloco na lista de prioridades junto com o chiller!
 
Deixe eu fazer mais uma pergunta então, onde colocar o termômetro? Alguns falam que é bom colocar dentro do fermentador, mas já que ele é todo fechado, não é possível fazer isso! Existe alguma técnica como baixar mais do que a receita manda a temperatura da geladeira e colocar ele perto do balde? Também li algo sobre colocar ele dentro de uma garrafa de agua na fase da maturação, pois a medição fica mais fidedigna! Como proceder?
 
Tem um tópico fixo sobre isso na área de fermentaçã, mas em resumo não basta colocar perto ou em uma garrafa, ou vc cola o sensor na parede do fermentador isolando ele com fita isolante, isopor e papel alumínio, ou vc compra um poço térmico (q não é caro), aí basta furar a tampa do fermentador coloca o poço e nele vc coloca o sensor.
 
Acho interessante.acrescentar à essa informação que se for usar poço termometrico na tampa ele tem que ficar submerso no liquido, entao teria que encher até em cima. Pra quem tá iniciando (e nao só tambem) acho muito mais prático deixar o sensor em contato e isolado na parede do balde. A diferença de medição é irrelevante.

Fora isso, quem tem controle de temperatura já tem quase tudo que precisa pra fazer uma boa cerveja. Garantir uma boa fermentação também é a forma mais eficiente pra não ter explosão de garrafas depois.
 
Eu preciso comprar algo mais alem do TIC? Fita isolante, tem que comprar algum fio extra?
 
Eu preciso comprar algo mais alem do TIC? Fita isolante, tem que comprar algum fio extra?

Sim, precisa.

Vai precisar de 2 ou 3 metros de fio (metragem de acordo com a distância entre a geladeira e a tomada), tomada macho, tomada fêmea, conectores e terminais. Tudo isso é relativamente bem barato e se encontra em qualquer loja de material.

Fora pesquisar mais um pouco aqui no Fórum, recomendo que leia este material aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404285

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-instalar-o-termostato-full-gauge-tic-17/

http://goronah.blog.br/2013/artesanato/instalando-o-termostato-na-sua-geladeira-cervejeira
 
Consegui colocar os fios no Tic17, o complicado foi desencapar os fios, agora to com medo de colocar na tomada... Não sei se fiz tudo certo!
 
Eu descobri meu erro, juntei o neutro com o positivo, deve ter sido isso, não sei nada de eletricidade, minha namorada sabe um pouco, ela vai me ajudar hj mais tarde!
 
Consegui ligar o aparelho, mas a geladeira não ligou! Não sei oq pode ter sido, não sei se a fêmea ta OK, ou se é o produto... E nem chave de teste eu tenho

Usei um fio de 1,5 pois o de 2,5 não entra
 
Cara, 1,5 aguenta uma geladeira tranquilo.
Provavelmente fez alguma ligação errada, ou quando trocou os fios queimou uma das saídas.

Se vc montou exatamente como o esquema, acho melhor levar pra algum técnico pra ele achar o que pode ter dado errado ai.
Qualquer loja de manutenção de tv ou radio arruma isso.

Abs
 
Eu acho q descobri meu erro, acho q foi configuração, eu coloquei o SP em 20,0 e o DF em 20,0... O que significa que a geladeira só iria ligar em 40°C.

Mas só vou ter certeza disso quando chegar em casa! (To no trabalho)

Atualizado em 17h:
Cheguei em casa, reconfigurei e consegui ligar a geladeira! Agora é esperar a temp que eu coloquei chegar e ver se ta tudo OK!


Atualizado em 17:15:
A geladeira desligou em 20°C, de acordo com o esperado, porem a temp continua caindo, chegando até 17,4°C (com a geladeira desligada). O que devo fazer?
 
Aqui a foto, desculpe pela tripla postagem, é que não da para mandar foto na edição de um post anterior pelo cel!
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1415733534129.jpg
    uploadfromtaptalk1415733534129.jpg
    152.2 KB · Views: 75
Onde está o sensor? Se ele estiver medindo a temperatura ambiente é normal ter essa queda após o controlador desarmar a geladeira. Agora quando for controlar a fermentação esse sensor deve medir a temperatura da cerveja.
 
Entendi! Ótimo! Então, por enquanto tudo funcionando! Só esperar os materiais chegarem aqui em casa e começar a brincadeira!

Qualquer dúvida entro em contato novamente! Obrigado pela ajuda pessoal!
 
Perfeito cara, estou ajeitando a minha também. Assim que chegar o TIC eu posto minha experiência. Utilizarei numa geladeira velha que tenho aqui.

Mas tenho uma dúvida em relação à medição dessa temperatura: O sensor deve ficar dentro do fermentador? pois a temperatura dentro provavelmente vai ser diferente da temperatura fora do fermentador.
 
Perfeito cara, estou ajeitando a minha também. Assim que chegar o TIC eu posto minha experiência. Utilizarei numa geladeira velha que tenho aqui.

Mas tenho uma dúvida em relação à medição dessa temperatura: O sensor deve ficar dentro do fermentador? pois a temperatura dentro provavelmente vai ser diferente da temperatura fora do fermentador.

colado e isolado com fita isolante + isopor + fita isolante na parede do fermentador, a metade da altura do líquido.
 
Eu tambem vou cobrir tudo com uma camada de papel alumínio!

Ai vai ficar (Fita Isolante, Isopor, Papel Alumínio e Fita Isolante por cima de tudo!)


Dentro em contato com o líquido, ou por fora? como seria esse isolamento?

Na parede do fermentador do lado de fora, na metade do líquido!
 
Pessoal

O sensor tem que ficar encostado no balde, pelo lado de fora, sem nenhum material entre o balde e o sensor.

Fita, isopor, papel alumínio, etc... vão por cima do sensor para promover o isolamento entre o sensor e o ambiente da geladeira.
 
claro. a ordem, de dentro do balde pra fora é:
cerveja | parede do fermentador | sensor | isopor | papel alumínio | fita isolante
 
Back
Top