Fermentação espontânea acidental

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bduque

Well-Known Member
Joined
May 8, 2020
Messages
54
Reaction score
10
Location
Belo Horizonte
Ola
Em uma das minhas levas separei dois litros (2 garrafas de um litro) de mosto para futuros starters. Acontece que um deles fermentou espontaneamente, dentro da geladeira. Devia ter mais de um mês já. A geladeira passou uns dias estragada tb...
Enfim, quando abri a garrafa pra fazer starter, a tampa voou longe e vi que a parada tinha fermentado um bocado. E o cheiro estava de cerveja com levedura.
coloquei um papel alumínio e pus a tampa de volta, um pouco mais frouxa. De vez enquanto vou lá e alívio a pressão pra sair co2. Está em temperatura ambiente agora

pensei em jogar um pouco de lúpulo daqui a uns dias e transfegar pra outra garrafa depois, pra carbonatar e tomar.

como é só uma, fiquei com preguiça de estudar o processo com levedura selvagem. Então só vim aqui perguntar se alguém tem este tipo de experiência ou conhecimento.

vou poder tomar? Vou morrer? Se eu morrer, tem alguma outra coisa que eu possa tomar pra voltar?
Rsss. Enfim, a experiência tá acontecendo lá
 
vc separou o mosto da mostura ou da fervura?se foi mosturar entao com certeza tinha micro-organismos vivos, se foi da fervura deve ter sido o proprio frasco ou contaminação na hr de transferir, pq pouquissimos organismos resistiriam a fervura.

pode tomar sim, mas provavelmente vai estar bem acido
 
foi da fervura. Pus numa pet que uso pra por cerveja mesmo.
Vou dar mais tempo pra experimentar, já que é pouquinho
 
Se não tiver nenhum "mofo" aparente, pode tomar pra ver oq deu. Nem precisa por lúpulo, mas provavelmente não estará "boa" hehehe
 
Se for pra guardar, congela que é mais seguro. Possivelmente tinha alguma sobra de levedura na garrafa.
Eu fervo antes de guardar e novamente antes do starter.
 
Back
Top