Fermentação em 2 baldes - leva 20 L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crazydices

Well-Known Member
Joined
Feb 27, 2014
Messages
90
Reaction score
14
Estou como equipamento pronto, insumos comprado e sábado faço minha primeira brassagem. Irei fazer a fermentação de uma APA, leva de 20 litros, será feita em dois baldes de 19L, Irei dividir a leva 10 L pra cada balde.

Vou fermentar com US-05, mas usarei um pacote para a leva toda.

Posso dividir o pacote na metade e colocar em cada balde?
se puder fazer isso, tenho que hidratar antes e dai então faço a divisão?
vai perder eficiência?
o headspace não fica pequeno mas tb não fica gigante, na minha concepção.

ficam as duvidas.
 
Uso fermento seco e sempre hidrato ele. Sei que muitos cervejeiros adicionam o fermento seco direto no mosto, mas prefiro seguir as recomendações do Guenther (que explica isso muito bem em outro tópico) e sempre obtive ótimos resultados.

Para hidratar, a recomendação é que se use 10x o peso do fermento em água. Como tu vai usar um pacotinho (11,5g), 115 ml de água é o suficiente. Ferva 250 ml de água durante alguns minutos, transfira a água para um recipiente já sanitizado e esterilizado . Assim que a temperatura da água chegar em 20-22ºC, adicione o fermento e mexa cuidadosamente com o auxílio de uma colher por 1 ou 2 minutos até que o fermento fique bem diluído no líquido. Mantenha o recipiente tampado (pode usar papel alumínio) até a hora de adicioná-lo nos fermentadores - basta colocar metade do fermento já hidratado em cada fermentador.

Quanto ao headspace, acredito que no teu caso 5 litros já seria o suficiente.

EDIT: encontrei o tópico!
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083&highlight=hidratar

EDIT 2: esquece o que eu disse aí em cima e vai pelo Guenther ... ele colocou no tópico outras temperaturas e disse também pra não mexer o fermento logo que adicionar ele na água, pois isso também pode matar as células.
 
Estou como equipamento pronto, insumos comprado e sábado faço minha primeira brassagem. Irei fazer a fermentação de uma APA, leva de 20 litros, será feita em dois baldes de 19L, Irei dividir a leva 10 L pra cada balde.

Vou fermentar com US-05, mas usarei um pacote para a leva toda.

Posso dividir o pacote na metade e colocar em cada balde?
se puder fazer isso, tenho que hidratar antes e dai então faço a divisão?
vai perder eficiência?
o headspace não fica pequeno mas tb não fica gigante, na minha concepção.

ficam as duvidas.
Crazy... use dois pacotes. Com fermento seco, tente sempre ficar na faixa de 1g por litro para cervejas normais.

Não vou entrar em detalhes aqui nas contas de bilhões de células por litro, etc (se quiser pode fazer isso), mas se você fizer essas contas ou usar uma calculadora, vais chegar numa quantidade recomendada perto disso... 1g por litro para cervejas normais.

Abraço,
 
Crazy... use dois pacotes. Com fermento seco, tente sempre ficar na faixa de 1g por litro para cervejas normais.

Não vou entrar em detalhes aqui nas contas de bilhões de células por litro, etc (se quiser pode fazer isso), mas se você fizer essas contas ou usar uma calculadora, vais chegar numa quantidade recomendada perto disso... 1g por litro para cervejas normais.

Abraço,

Valeu Guenther, só uma questã.. Algumas leituras que fiz vi que era suficiente 1 pacote de fermento para 20L isso claro de um modo muito simplista e sem calculos de celular por litro, o que nesse calculo daria 0,5g por Litro metade do que vc diz ser recomendado.

Minha primeira receita, gastei uma grana comprando equipamento e estou quebrado.. heeh então qualquer pacote de fermento ja é dinheiro. hehe sei que pode parecer besta e muitos dirão.. não tem dinheiro não faça cerveja caseira.. mas é só uma questão momentânea.. hehe

De qualquer forma valeu.
 
Aproveitando o post do Alemones..

Eu também sigo o esquema de hidratar, mas pra mim é mais uma questão de "segurança" do resultado.

Em uma das minhas primeiras brassagens adicionei uma leva "morta" de fermento e perdi tudo.
Acredito que armazenei mal e eles acabaram morrendo, como tinha experiencia zero, não vi nada de esquisito e tampei o balde. Só fui notar 3 dias depois porque não começava a borbulhar e abri o fermentador pra ver.
Tive que adicionar outra leva, mas não gostei do resultado.. não sei se a primeira interferiu ou se a brassagem foi ruim mesmo, mas ficaram umas floculações e cheiro estranho e acabei descartando tudo.

O resultado? Perdi grana (que no começo tb tava curta) e tempo..

Depois disso, sempre faço a hidratação pra acordar o fermento garantindo que eles tão vivos, testar e já deixa-los "prontos".

abs
 

Latest posts

Back
Top