Fermentação - CONFUSO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fabianoluis

Active Member
Joined
Mar 29, 2014
Messages
37
Reaction score
0
Boa Tarde pessoal,

Tenho lido bastante sobre fermentação...mas parece que quanto mais leio fico confuso com tanta informação e situações diferentes.

Todas as cervas que fiz até agora não ficaram boas...somente o meu pai e mãe acharam que ficaram...rsssss...

Mas acredito que esta que fiz agora tenha uma grande chance de dar certo...fiz uma blond ale...

Fiz ela no dia 17/8...já no outro dia, belas borbulhas de amor no air lock apareceram...e fiquei bem contente com isto...

Como não tenho ainda o freezer para armazenar e controlar a temperatura, estou deixando ela fermentar no balde plano em temperatura ambiente (Moro em Joinville/SC e aqui esta fazendo perto de uns 18 graus, depende o dia também vai a 25).

Estava dando uma olhada no air lock e parece que as borbulhas de amor pararam...amanhã irei testar a OG...

Mas agora vem as minhas dúvidas...

1 - Faço a transfega para outro fermentador para ter a secundária ?
2 - Como não tenho freezer vou ter muito problema de sabor e isto pode estragar a minha cerva ?
3 - Tenho o post mix, cilindro de Co2...tudo pronto...em que momento eu faço a transferência para o post mix ? Já coloco uma carga de CO2 no cilindro ?

São dúvida bobas no final...mas estou lendo bastante e parece que quanto mais leio mais dúvidas fico...Já consegui estragar 3 levas e pelo menos nesta aqui queria acertar para não ficar desanimado...rsssss

Obrigado ...

Fabiano
 
cara, como não uso post-mix, esta dúvida não poderei te sanar... deixo para aqueles que usam...

quando à fermentação, vamos lá...

1- não precisa fazer a trasfega, deixa depois de terminar a fermentação primária o balde quietinho, por pelo menos mais uma semana (deixa duas pra finalizar tudo bem)...
2- estragar não estraga, mas a principal fase da produção da cerveja é justamente a fermentação, com controle de temperatura. Não controlar a temperatura traz alguns problemas... os principais:
1º repetibilidade (fica difícil repetir cerveja pq dificilmente terão dias exatamente iguais com as mesmas temperaturas...)
2º off flavors. acho que o principal problema de não controlar a temperatura é justamente a variação da temperatuira ao longo do dia... tu mora em joinvile, eu sou de porto alegre, e a variação de temperatura pode chegar a 20 graus em um dia... se tu não tem uma geladeira própria poara a fermentação, pega um móvel velho (pode ser um armário, pia velha, qualquer coisa que tu consiga colocar o balde dentro) e forra por dentro com isopor, para que a temperatura seja mais estável dentro, e estresse menos os fermentos (nossos melhores amigos!!!)... Como a temperatura baixa muito à noite nesta época do ano, tenta baixar a temperatura interna deste móvel forrado e depois coloca o balde e lacra... provavelmente a temperatura de fermentação ficará dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante... se deixar na temperatura ambiente, além de não ter estabilidade, pode ter momentos do dia em que a temperatura interna do fermentador fique fora de tais parâmetros...

no inverno aqui de porto alegre, fiz isso com uma pia velha, troquei o tampo, forrei por dentro com isopor e controlo a temperatura de fermentação com TIC, ligado em lâmpadas para aquecer qdo esfria muito (normalmente só ocorre à noite). Dá certo!

tenta de alguma forma controlar a temperatura de fermentação, mesmo que seja fora de geladeira...
 
Concordo com o citado acima.
Não precisa fazer trafega a o iniciar a secundária. A própria levedura se encarrega de fazer uma "limpa" dos sub produtos que ela mesmo produz.
Em relação a temperatura , fica difícil trabalhar sem controle. Investe numa geladeira com tic. Os resultados vão melhorar muito.
A grosso modo calcula que todo o processo entre primária , secundária, clarificação e maturação demorar em torno de um mês. Mínimo.
Posso te dar a seguinte dica, antes de passar o líquido sagrado para o postmix coloca cuidadosamente sem agitar muito o balde dentro de um isopor com gelo. Faz isso por alguns dias para ajudar a decantar a levedura. Desta forma vais conseguir ter uma cerveja mais limpa.
Fazia isso quando não tinha geladeira e sempre funciono.
Boa sorte

Abraço
 
Legal pessoal....obrigado...mas xom relacao ao postmix.....qdo transfiro ja dou carga de co2
 
eu recomendo fazer a secundaria em outro balde, pois como vc nem tem controle de temperatura imagina deixar o fermento lá por exemplo 15 dias, na minha concepção isso não é nem um pouco bom para cerveja, pois o fermento pode sofrer autólise ainda mais se bate 25 graus, então mede a densidade se tiver atenuado conforme o previsto tire a cerveja deste fermentador primário e passe para um secundário, se não tiver outro passe a cerveja para outro recipiente sanitizado e limpe o fermentador primário e depois coloque a cerveja de volta nele e deixe maturar ali, procure um lugar que a temperatura não oscile tanto e coloque ele lá, se vc já tiver com todo equipamento para carbonatação forçada(post mix revisado, nanômetro, mangueiras, torneiras etc) é só esperar maturar e carbonatar, não me atento muito nessa parte pois só sei a teoria pois nunca fiz tal pratica, mas na minha opinião seria bom começar com priming, mas como vc já tem os equipamentos vale a pena, alguém que usa carbonatação forçada vai te explicar melhor, grande abraço
 
eu recomendo fazer a secundaria em outro balde, pois como vc nem tem controle de temperatura imagina deixar o fermento lá por exemplo 15 dias, na minha concepção isso não é nem um pouco bom para cerveja, pois o fermento pode sofrer autólise ainda mais se bate 25 graus, então mede a densidade se tiver atenuado conforme o previsto tire a cerveja deste fermentador primário e passe para um secundário, se não tiver outro passe a cerveja para outro recipiente sanitizado e limpe o fermentador primário e depois coloque a cerveja de volta nele e deixe maturar ali, procure um lugar que a temperatura não oscile tanto e coloque ele lá, se vc já tiver com todo equipamento para carbonatação forçada(post mix revisado, nanômetro, mangueiras, torneiras etc) é só esperar maturar e carbonatar, não me atento muito nessa parte pois só sei a teoria pois nunca fiz tal pratica, mas na minha opinião seria bom começar com priming, mas como vc já tem os equipamentos vale a pena, alguém que usa carbonatação forçada vai te explicar melhor, grande abraço
Deko... infelizmente, a tua recomendação para o nosso amigo está equivocada.

Para levas pequenas, utilizando um fermento novo e saudável..... podes tranquilamente deixar a cerveja lá por meses.... mesmo em temperatura ambiente (desde que não exceda muito os 25 graus citados). Eu já deixei inclusive por anos.

O próprio John Palmer, que recomendava isso no How to Brew, se arrepende de ter dito isso sem explicar direito. Naquela época do primeiro livro... a qualidade dos fermentos disponíveis eram muito precárias. Hoje em dia, os fermentos são super saudáveis, e ter autólise em quantidades que não são maiores que algumas centenas de litros é quase um mito!

É preciso ter muito cuidado ao recomendar técnicas pra alguém e misturar opinião pessoal, por isso que quando eu explico algo, eu tento deixar BEM claro o que é teoria largamente difundida em artigos e livros, e depois, quando apropriado, eu cito uma preferencia pessoal deixando bem claro que aquilo é uma prática baseada em GOSTO pessoal, tipo algo como "bom, dito isso, eu tenho que dizer que particularmente gosto de.... blablabla".

Abraço,
 
Legal....obrigado pelas respostas....por isto que falo que fico um pouco confuso com tanta opinião....mas vamos lá...tenho que tentar para ver qual vai ser....obrigado a todos....
 
tu mora em joinvile, eu sou de porto alegre, e a variação de temperatura pode chegar a 20 graus em um dia... se tu não tem uma geladeira própria poara a fermentação, pega um móvel velho (pode ser um armário, pia velha, qualquer coisa que tu consiga colocar o balde dentro) e forra por dentro com isopor, para que a temperatura seja mais estável dentro, e estresse menos os fermentos (nossos melhores amigos!!!)... Como a temperatura baixa muito à noite nesta época do ano, tenta baixar a temperatura interna deste móvel forrado e depois coloca o balde e lacra... provavelmente a temperatura de fermentação ficará dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante... se deixar na temperatura ambiente, além de não ter estabilidade, pode ter momentos do dia em que a temperatura interna do fermentador fique fora de tais parâmetros...

no inverno aqui de porto alegre, fiz isso com uma pia velha, troquei o tampo, forrei por dentro com isopor e controlo a temperatura de fermentação com TIC, ligado em lâmpadas para aquecer qdo esfria muito (normalmente só ocorre à noite). Dá certo!

tenta de alguma forma controlar a temperatura de fermentação, mesmo que seja fora de geladeira...

Concordo com esta "técnica" pra quem não tem geladeira. Ou uma simples caixa de isopor tampada também serve. Eu tenho um espaço em um armário que isolei com isolamento térmico (vou trocar por um isopor de alta densidade quando meu fermentador sair de lá).
Só acrescento uma informação ao que foi dito pelo Oswaldo.
Coloque seu fermentador dentro de um recipiente com água. No meu caso, uso uma bacia. A água vai ajudar a estabilizar a temperatura, pois ela demora mais para modificar a temperatura.
Nos primeiros dias, colocar gelo na água e colocar alguns recipientes com água e gelo dentro do ambiente (diminui a temperatura do ar também).

Com isso, eu consigo manter a água variando entre 12ºC (quando saio de manhã para trabalhar) e 18ºC (quando chego do trabalho) nos primeiros dias, e o ar de 15ºC a 21ºC. nos últimos dias da fermentação primária (a partir do 4º ou 5º), como a atividade dentro do fermentador já diminuiu, a temperatura dentro do fermentador já estará mais próxima da água externa, então pode-se manter a água a 18 º C ~ 21ºC, não necessitando mais muito gelo para manter. Para a fermentação secundária, mantenho a água em torno de 22 ºC (temperatura na qual a água geralmente estabiliza dentro do armário, independente da temperatura externa).

Ainda não fermentei desta forma no forte do verão em Porto Alegre, mas enquanto não tiver geladeira/frigobar pra manter temperatura de fermentação, este é o jeito mesmo.
 
Vocês só estão esquecendo um pequeno detalhe: se a temperatura externa está em 25ºC, podem ter CERTEZA q a temperatura interna do fermentador está maior... não sei se eh uma boa ideia colocar numa caixa térmica. No começo cheguei a fazer isso (antes de ter controle de temperatura). Quando eu abria a caixa térmica, estava MTO quente la dentro mesmo estando 20...21ºC de temperatura ambiente. Cheguei a fazer uma witbier e uma blonde ale q ficaram tão feias na cor (e com gosto naum mto agradável) q decidi investir um pouco nesse controle. Melhor coisa q fiz até hj.
 
Com certeza, 25ºC é MUITO ALTA. Nos primeiros dias, é possível que dentro do fermentador passe de 30ºC, o que não pode acontecer.

Por isso sugiro a água e o gelo, além de recipientes com água e gelo para baixar a temperatura do ar... ajudam a estabilizar a temperatura dentro do recipiente térmico.

Com certeza, e principalmente nos primeiros dias, a temperatura dentro do fermentador é maior, por isso tentar deixar a temperatura da água nos primeiros dias perto dos 10 ~ 12ºC e colocar em algum lugar que ajude a manter a temperatura.

Pra quem mora em apartamento com cozinha pequena, nem sempre ter uma geladeira exclusiva para fermentar/maturar é viável, sem contar que mesmo uma usada + termostato (~R$ 350,00) é meio cara para adquirir junto com os equipamentos básicos (caldeirão, pá, termômetro, arrolhador, baldes, densímeto, airlock, iodo, sanitizante), onde dificilmente se gasta menos de R$ 500,00 a R$ 600,00 iniciais.

Claro que é uma evolução bem interessante ter o controle de temperatura, mas acredito que não devemos deixar de fazer cerveja por não ter um controle tão rigoroso. Eu pretendo adquirir um futuramente, mas não vou parar de fazer cerveja até lá...
 
Entendo esse lado. Mas dá pra comprar um frigobar bacana (q cabe em qualquer canto) por R$ 150,00... aí compra um tic na china (40 reais)... e pronto! Uma baita economia!
 
pior é que R$ 150,00 é difícil. Tô procurando bastante nos OLX e Bom Negócio na região de porto alegre, e abaixo de R$ 200,00 é muito difícil encontrar algo sem defeitos (com gás e motor a mil)

Inclusive, se alguem souber ou tiver um em Porto Alegre, 110V, tenho interesse!
 
Back
Top