Fermentação com T-58 em 48h.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Dia 21/11/15 fiz uma "session belgian blonde ale", OG 1.044 levada ao fermentador 27,5L. 55% Pilsen, 35% Vienna e 10% CaraHell, mosturação 67ºC.

eu tinha 3 pacotes de T-58 que comprei há um tempão atrás, mais de ano, sempre mantidos em geladeira.

Um deles tinha data de validade de agosto/2015, tinha um rótulo da WE que dizia ter sido impresso em 20/05/2014.

Os outros 2 tinha validade de janeiro/2016, e tinham rótulo dizendo ter sido impressos em 13/08/2014.

Beleza, pelo BeerSmith eu precisaria de 237 bilhões de células pra fermentar essa breja... coloquei no programa a data de fabricação do fermento como sendo a data da impressão de rótulos da WE (mesmo sabendo que a fabricação mesmo deve ter sido há muito mais tempo atrás). Deu que um pacote teria viabilidade de 66,25% (+-76 bilhões de células) e os outros dois de +-70% (+- 80 bilhões de células cada). Somando os 3 pacotes = 235 bilhões de células.

Eu hidrato o fermento conforme está no Yeast, misturo em água fervida a 35ºC-38ºC, NÃO MEXO e espero 15min, dou uma mexida, espero mais 15min.. e depois ajusto a temperatura em três etapas, ou seja, coloco 1/3 de mosto no enlermeyer, espero 5min, coloco mais 1/3 de mosto, espero 5min e por fim coloco o último terço de mosto, espero 5min e inoculo.

(inclusive queria desmitificar isso. tem jeito de simplificar isso? pfv)

Só que aconteceu que, após hidratar e colocar um pouco de mosto no enlermeyer, eu esqueci o negócio na geladeira e só fui me lembrar umas 2 horas depois... viajão! O troço já tinha até criado uma espuma no enlermeyer...

Tô preocupado se o bicho consumiu ou não todas as reservas de glicogênio e com o fato de eu não ter aereado NADA. Transferi o mosto da panela de fervura sifonando sem nem fazer splash.

Resumo da história, poucas horas depois já tava borbulhando, e na manhã do dia seguinte já tava uma baita espuma no fermentador e o airlock uma metralhadora. 48 horas depois broxou.

Fermentação em 2 dias não quer dizer boa coisa, né?

Fico pensando se foi pq botei muito fermento (de repente tinha mais células do que o estimado) ou se foi pq eu caguei na inoculação.
 
Dia 21/11/15 fiz uma "session belgian blonde ale", OG 1.044 levada ao fermentador 27,5L. 55% Pilsen, 35% Vienna e 10% CaraHell, mosturação 67ºC.

eu tinha 3 pacotes de T-58 que comprei há um tempão atrás, mais de ano, sempre mantidos em geladeira.

Um deles tinha data de validade de agosto/2015, tinha um rótulo da WE que dizia ter sido impresso em 20/05/2014.

Os outros 2 tinha validade de janeiro/2016, e tinham rótulo dizendo ter sido impressos em 13/08/2014.

Beleza, pelo BeerSmith eu precisaria de 237 bilhões de células pra fermentar essa breja... coloquei no programa a data de fabricação do fermento como sendo a data da impressão de rótulos da WE (mesmo sabendo que a fabricação mesmo deve ter sido há muito mais tempo atrás). Deu que um pacote teria viabilidade de 66,25% (+-76 bilhões de células) e os outros dois de +-70% (+- 80 bilhões de células cada). Somando os 3 pacotes = 235 bilhões de células.

Eu hidrato o fermento conforme está no Yeast, misturo em água fervida a 35ºC-38ºC, NÃO MEXO e espero 15min, dou uma mexida, espero mais 15min.. e depois ajusto a temperatura em três etapas, ou seja, coloco 1/3 de mosto no enlermeyer, espero 5min, coloco mais 1/3 de mosto, espero 5min e por fim coloco o último terço de mosto, espero 5min e inoculo.

(inclusive queria desmitificar isso. tem jeito de simplificar isso? pfv)

Só que aconteceu que, após hidratar e colocar um pouco de mosto no enlermeyer, eu esqueci o negócio na geladeira e só fui me lembrar umas 2 horas depois... viajão! O troço já tinha até criado uma espuma no enlermeyer...

Tô preocupado se o bicho consumiu ou não todas as reservas de glicogênio e com o fato de eu não ter aereado NADA. Transferi o mosto da panela de fervura sifonando sem nem fazer splash.

Resumo da história, poucas horas depois já tava borbulhando, e na manhã do dia seguinte já tava uma baita espuma no fermentador e o airlock uma metralhadora. 48 horas depois broxou.

Fermentação em 2 dias não quer dizer boa coisa, né?

Fico pensando se foi pq botei muito fermento (de repente tinha mais células do que o estimado) ou se foi pq eu caguei na inoculação.

Pode ter dado problema sim, mais provável que não. Relaxa e espera ficar pronta a cerveja na garrafa, não tem como saber nada assim, ainda mais só olhando airlock. Acompanha densidade, mede, segue tudo normal. Pessoal se desespera por qualquer coisa hehe.
 
Ficou faltando uma informação importante: qual foi a temperatura dessa fermentação de 48h?
 
a 30 dias usei esta levedura em uma witbier e aconteceu igualzinho minha temperatura de fermentação foi a +- 19 graus. Quando levei a levedura ao balde fermentador estava em 25 graus as 22h na manha seguinte a 18 e já estava a todo vapor, com espuma no balde fermentador no dia seguinte já diminuiu muito a atividade, quase nada, fiquei espantado com a velocidade da fermentação, ai comecei a pesquisar um pouco e vi que esta levedura aceita temperaturas mais baixa de 15 a 24 estava bem especificado no pacotinho mas a falta de atenção me levou ao erro.
A ceva até que ficou boa, no balde fermentador tinha muito aroma de banana.
Final de semana passada fiz outra leva e comecei a fermentação a 16,5 graus, agora está em 19,5 a fermentação já parou, minha OG inicial 1046 hoje estabilizou em 1020, achei bem alto, vou esperar mais um pouco para ver se atenua mais.
 
Cara, esse T-58 é meio doido mesmo. Ele praticamente não tem lag phase. Já começa a mil por hora. Fiz uma Wit com ele, inoculei a 14º, depois subi para a fermentação à 17º. Mesmo com a temperatura baixa, em três dias já tinha praticamente terminado a fermentação.

Usei T-58 de novo para uma blonde ale. Comecei a fermentação a 16º e mesmo asssim em três dias o airlock já deu uma diminuída brutal.

Eu nunca misturo mosto com o fermento hidratado. Hidrato e inoculo. Não lembro de ter lido isso no Yeast.
 
Cara, esse T-58 é meio doido mesmo. Ele praticamente não tem lag phase. Já começa a mil por hora. Fiz uma Wit com ele, inoculei a 14º, depois subi para a fermentação à 17º. Mesmo com a temperatura baixa, em três dias já tinha praticamente terminado a fermentação.

Usei T-58 de novo para uma blonde ale. Comecei a fermentação a 16º e mesmo asssim em três dias o airlock já deu uma diminuída brutal.

Eu nunca misturo mosto com o fermento hidratado. Hidrato e inoculo. Não lembro de ter lido isso no Yeast.


Só uma coisa: não me baseio por atividade em airlock. Eu abro a tampa mesmo e vejo como tá a maçaroca.

Quando à parte de misturar o mosto, dá uma lida no que ele fala sobre o ajuste de temperatura. Eu hidrato fermento em água a +-35ºC, não é recomendável jogar isso direto num mosto a 18ºC sem antes dar uma "aclimatada" no fermento. O Yeast fala nisso sim, depois eu digo qual a página.
 
Cara, pra T-58, que é um fermento rápido, e pra uma cerveja super fraca como essa, eu achei tudo que aconteceu completamente normal.

O novo Abbaye da Fermentis é mais rápido ainda.

Abraço,
 
Minha primeira cerveja foi com o T58. Criei um tópico aqui relatando a mesma coisa, fermentação rápida demais. Alguns até me falaram que eu usei menos fermento que o recomendável.

Em resumo, é normal, ele é um fermento violento mesmo. Acompanha a densidade e faz uma secundária que vai ficar show. Fiz mais duas cervejas em seguida com ele e o comportamento foi o mesmo.
PHP:
 
Back
Top