Fermentação após o terceiro dia.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ClaudioCe

Member
Joined
Jan 28, 2017
Messages
21
Reaction score
2
Galera, boa noite.
Hj fiz a primeira medição de densidade durante a fermentação, tá em 1.017. São três dias no fermentador, o objetivo é chegar em 1,012. Será que dá?
 
A ansiedade matou a cerveja.

Calma. Uma boa fermentação leva pelo menos 2 semanas.

A FG vai depender de diversos fatores.

Deveriam ter ums decretoz, quase mandamentos, "não medirás a densidade antes do sétimo dia" e "guardarás 14 de jejum de medidas para a secundária".
[emoji3]
Brincadeiras a parte, segure a onda e deixe as coisas andarem no seu ritmo.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
se for só para bater a fg de 1,012 acho que dá, mas realmente 3 dias é muito pouco, dependendo do estilo vai ficar com uma qualidade bem baixa, qual o estilo que estas fazendo? porque dependendo, o tempo tem um impacto maior ou menor no quão melhor ela vai ficar fazendo com o tempo adequado.
 
Vc não disse qual foi a OG...

Não entendi bem a dúvida. Pra uma OG típica de uns 1,050, chegar a 1,017 no terceiro dia está ótimo.

E como os colegas já falaram aí, paciência é a chave. É interessante sim medir a densidade nessa fase pra ver se realmente está tudo ocorrendo bem. Mas tenha cama e agora deixa quieto mais uns 4 dias antes de medir novamente.
 
Eu sempre faço a maturação no mesmo balde em que fiz a fermentação. Então a cerveja ainda ficará uns 17 dias no fermentador. Fiquei na dúvida pq geralmente a atenuação diminui após os três primeiros dias de fermentação. Estou fazendo uma APA, que por sinal promete.

OG:1.048
OF( desejada) 1.012

Valeu galera.
 
Caramba!
Que mania doida que todo mundo tem de ficar medindo, medindo, cheirando, provando e postando. Relaxa!
Controla a temperatura no início da fermentação. Finaliza com temperatura mais alta que inicial. Deixa a levedura trabalhar. Se ficar mais X dias qdo acabou a fermentação, MELHOR.
Desencana e curte! Senão perde a graça!
 
Minha cerveja (primeira brassagem) terminou de fermentar no 5 dia, eu acho.. medi no 4º e no 5º dia e a densidade se manteve a mesma (1,012)... aí deixei mais 5 dias a 22º fazendo a fermentação secundaria.. agora ta a 3ºC maturando/clarificando.. vou envasar domingo! deu 14 dias total (fermentação 5, fermentação secundaria 5, clarificação 4)

Ta de boa ne??
 
Minha cerveja (primeira brassagem) terminou de fermentar no 5 dia, eu acho.. medi no 4º e no 5º dia e a densidade se manteve a mesma (1,012)... aí deixei mais 5 dias a 22º fazendo a fermentação secundaria.. agora ta a 3ºC maturando/clarificando.. vou envasar domingo! deu 14 dias total (fermentação 5, fermentação secundaria 5, clarificação 4)

Ta de boa ne??

É mais ou menos o que eu faço. A fermentação geralmente leva entre 7 a 10 dias (1a e 2a), mais uns 4 a 7 de clarificação, depois garrafa. Acho que nunca levou mais tempo do que isso.
 
Caramba!
Que mania doida que todo mundo tem de ficar medindo, medindo, cheirando, provando e postando. Relaxa!
Controla a temperatura no início da fermentação. Finaliza com temperatura mais alta que inicial. Deixa a levedura trabalhar. Se ficar mais X dias qdo acabou a fermentação, MELHOR.
Desencana e curte! Senão perde a graça!

Eu meço todos os dias a densidade, o pH e acompanho a temperatura do controlador. Assim consigo traçar o padrão fermentativo de cada cepa, e se algo sair da curva numa próxima fermentação, já saberei que há algo errado.

Inclusive, tenho adotado o teste de grau final para saber quando adicionar especiarias, frutas, etc.

A parte mais sensível e essencial da cerveja é a fermentação, não pode relaxar, tem é que jogar ciência no processo.
 
Back
Top