Fermcaps

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, eu já usei sim, e com muito sucesso... tanto pra eliminar excesso de espuma na fervura e evitar boil-over, quanto em fermentação pra diminuir o krausen, quanto em starters.

Comprei da MoreBeer.

Abração!
 
Luftal também serve, fermentado 20 litros quantas gostas seriam necessárias?

Amadeu
 
Cara, de fermencap tu consegue em Porto Alegre na Malteshop, eu uso sempre nos starter pois coloca a bombinha de aquário direto nos bixo. Funciona Super bem, agora no fermentador ainda não usei...
20 pila vidrinho, baita investimento
 
Eu uso luftal, na fervura. Funciona que é uma beleza, fervura no talo com a panela bem cheia e nada de boil over. Mas a quantidade, hoje faço como o Guenther me ensinou, vou colocando aos poucos até obter o resultado desejado. Costuma ser entre 15 a 18 gotas para uma panela com 75 litros de mosto.

No fermentador ainda não usei, mas pretendo testar.
 
Se na fervura não da nenhum off flavor, acredito q na fermentação tb nao devera ter ...

Vou tentar usar 2 gotas por gallon de luftal na fermentação.

Alguem tem noção de qual é a formula desses antiespumantes?
 
Na fermentação, pelos testes que já fiz, não funciona muito bem. Acho que ele acaba decantando cedo.

Pra starters funciona muito bem.

Abraço,
 
Não restam dúvidas quanto a eficácia do produto, ele realmente cumpre o que promete.

Entretanto, se tratando de uma droga sintética, fica a dúvida de até que ponto ele pode influenciar no sabor, aroma da cerveja para consumo. Também não ficou claro como que ele se dissiparia após concluída a fermentação da cerveja.


A grande vantagem da cerveja artesanal, é de se tratar de uma cerveja saudável, livre do milho transgênico que a ambev utiliza. Será que o Fermcap-S não gera algum impacto no corpo humano no mesmo sentido em que o transgênico gera?
 
Não faz nada disso, tanto que é vendido nos EUA, e lá a coisa é séria.

Fermcap é quase idêntico a um Luftal, e não é uma droga, é um simples anti-espumante, como vários outros utilizados em diversos setores da indústria.

Abraço,
 
Não faz nada disso, tanto que é vendido nos EUA, e lá a coisa é séria.

Fermcap é quase idêntico a um Luftal, e não é uma droga, é um simples anti-espumante, como vários outros utilizados em diversos setores da indústria.

Abraço,

Eu li em algum lugar que nos EUA eles podem até usar o fermcap, mas que precisaria ser filtrado depois... não procede? Porque se for o caso, a maioria dos cervejeiros caseiros não filtra né.

Você diria que o uso do Luftal é praticamente o mesmo que o Fermcaps então? Queria usar na fervura mas não encontro fermcaps pra comprar aqui no Brasil e fiquei com medo do Luftal afetar sabor ou alguma coisa assim.
 
Eu li em algum lugar que nos EUA eles podem até usar o fermcap, mas que precisaria ser filtrado depois... não procede? Porque se for o caso, a maioria dos cervejeiros caseiros não filtra né.

Você diria que o uso do Luftal é praticamente o mesmo que o Fermcaps então? Queria usar na fervura mas não encontro fermcaps pra comprar aqui no Brasil e fiquei com medo do Luftal afetar sabor ou alguma coisa assim.
Aqui tem toda a explicação necessária: http://www.morebeer.com/products/foam-control-fermcaps-1-oz.html
 
Usei luftal nas últimas 4 brassagens e comparei com uma receita de red ale, uma com e outra sem ele e não alterou sabor algum.

Amadeu
 
Não faz nada disso, tanto que é vendido nos EUA, e lá a coisa é séria.

Balela! Vou explicar..

Coisa séria é na Europa que baniu a Monsanto. EUA é o líder mundial em produção e consumo de transgênico. O futuro das próximas gerações não é nada agradável, vide: http://www.saudecuriosa.com.br/cien...-causara-autismo-em-50-das-criancas-ate-2025/

Outra que após ser comprovado que o Caramelo IV é cancerígeno, produtos com níveis altos desse caramelo - no estado da california - deveriam informar em seu rótulo que o produto poderia causar câncer. Para evitar o vexame, a coca-cola reduziu a quantidade de caramelo das unidades comercializadas na california.
O lado obscuro da história, é que a cerveja New Castle Brown Ale era vendida lá na california em td que era esquina sem qualquer tipo de fiscalização. No rótulo da cerveja, não tinha os ingredientes. Coincidentemente, ela utilizava o tal caramelo cancerígeno. Inicio de 2015, eles anunciaram que vão tirar o caramelo, quero só ver: http://www.bbc.com/news/uk-england-tyne-31196933

Por isso, acredito que o único lugar que a coisa é menos séria é justamente lá nos EUA hehe...


Mas enfim, por isso fiquei meio cético inicialmente com o lance do Fermcap-S. Pois ainda acredito que o maior diferencial da cerveja artesanal é sua qualidade nutritiva :)

Queria usar na fervura mas não encontro fermcaps pra comprar aqui no Brasil e fiquei com medo do Luftal afetar sabor ou alguma coisa assim.

Na Malteshop em Porto Alegre tem o frasco por R$20 !
 
Procurei por "fermcaps" e por "ferm" na loja virtual e não apareceu, sabe se eles usam algum nome diferente? Ou então é só na loja física mesmo.

É normal eles terem coisas só na loja física. Pode ligar ou mandar email e perguntar que ele vende.
 
Nada contra que usa, mas prefiro deixar minha cerveja o mais natural possível.

Então, evito qualquer tipo de "...ante" (corante, clarificante, floculante, anti-borbulhante, etc...)
 
O Luftal ou Fermcap-S são apenas moléculas de Dimeticona ligadas a uma molécula de Silicone para induzir a insolubilidade e decantação do produto e formando, assim, Simeticona.

Mecanicamente, o uso da Simeticona na fermentação é o mesmo do fim da fermentação, quando o células decantam naturalmente por efeito da força da gravidade.

Quimicamente, a substância é praticamente inerte, não reagindo com outros compostos. No corpo humano o efeito é semelhante, ela não é absorvida pelo trato intestinal após ingestão, trabalhando apenas na redução da tensão superficial das bolhas de gases, fazendo-as romper no início da formação, sendo eliminada junto com as fezes.

Eu fiz um teste com o Luftal na fervura de mosto dentro do Erlenmeyer. Funciona até certo ponto, depois derrama tudo da mesma forma. Na fervura do mosto funciona bem, mas porque a boca da panela não afunila, de forma que a área para formação e rompimento das bolhas é grande o suficiente.

Na fermentação, reduziu bastante o krausen, sendo que enchi até a boca do tanque e derramou muito pouco. Ou seja, funciona, mas não dá pra exagerar na confiança, senão derrama de qualquer forma.

Edit: Nos EUA é obrigatória a filtragem porque a concentração que é usada na indústria é bastante alta comparada com as gotinhas que o cervejeiro caseiro usa (não lembro em números agora). No entanto, por tratar-se de substância insolúvel, a clarificação através de gelatina deve remover quase tudo.
 
O que mais me preocupou é que o Luftal pelo que entendi vem com "gosto de cereja". Mas se o pessoal usa e não dá nada... Deve ser muito pouco pra aparecer no produto final mesmo.
 
Balela! Vou explicar..

Coisa séria é na Europa que baniu a Monsanto. EUA é o líder mundial em produção e consumo de transgênico. O futuro das próximas gerações não é nada agradável, vide: http://www.saudecuriosa.com.br/cien...-causara-autismo-em-50-das-criancas-ate-2025/

Outra que após ser comprovado que o Caramelo IV é cancerígeno, produtos com níveis altos desse caramelo - no estado da california - deveriam informar em seu rótulo que o produto poderia causar câncer. Para evitar o vexame, a coca-cola reduziu a quantidade de caramelo das unidades comercializadas na california.
O lado obscuro da história, é que a cerveja New Castle Brown Ale era vendida lá na california em td que era esquina sem qualquer tipo de fiscalização. No rótulo da cerveja, não tinha os ingredientes. Coincidentemente, ela utilizava o tal caramelo cancerígeno. Inicio de 2015, eles anunciaram que vão tirar o caramelo, quero só ver: http://www.bbc.com/news/uk-england-tyne-31196933

Por isso, acredito que o único lugar que a coisa é menos séria é justamente lá nos EUA hehe...


Mas enfim, por isso fiquei meio cético inicialmente com o lance do Fermcap-S. Pois ainda acredito que o maior diferencial da cerveja artesanal é sua qualidade nutritiva :)



Na Malteshop em Porto Alegre tem o frasco por R$20 !
Podes acreditar no que tu quiseres. :)
 
Interessante o uso desses plásticos na cerveja. O polyclar também é um clarificante a base de plástico, que tem uso aprovado... ao mesmo tempo acho válido o ponto levantado pelo keller tambem...
 
Back
Top