Fazer cerveja sem usar software.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caju

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2017
Messages
80
Reaction score
15
Ola cervejeiros, sou iniciante e estou indo para minha segunda brassagem. Ainda estou estudando, vi varios videos e agora estou começando a ler o livro how to brew.
Usei o beersmith pra fazer a receita, mas, eu quero aprender a fazer os calculos sem usar o software, por mais que seja complicado eu quero saber como faz, entao venho aqui pedir ajuda de voces na parte do malte pra chegar em determinada densidade, procurei isso aqui no forum e tb no google e nao achei nada, (os calculos de ibu, cor do mosto e outros que o programa faz, eu ja encontrei material que ensina) Eu li algumas paginas do livro do john palmer mas nao consegui entender nada. (versao traduzida pq nao sei ingles).


Alguem poderia me explicar a fazer esses calculos de forma simples ? indicar algum material ?

EX 1 : 1 kg malte pilsen com 1 litro de agua vai render quanto de densidade?

EX 2 : Na pré fervura, quero chegar a X litros com densidade Y, quantos kilos de malte pilsen vou precisar?

Obs: sei que tem as perdas do fundo da panela, mangueira, absorção do malte e etc, favor desconsiderar isso na explicaçao para eu intender melhor.

Sei que precisa olhar olhar os dados tecnicos dos maltes, mas nao sei quais sao esses que se usa nos calculos, entao quem for me explicar apenas fale quais, e pode falar um numero qualquer.

Desde ja agradeço.
 
Velho,
tem um vídeo do Jamal muito bom, como sempre. Procure por beerschool no YouTube, se ainda não conhecer.
Boas brejas!

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Para acrescentar o que o @Addyson disse, seguem os vídeos:


[ame]https://www.youtube.com/watch?v=1JIinCHgqus[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=E2PvVP4R8ak[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=NGaeY5fur_s[/ame]
 
Ja vi varios videos dele, confesso que intendo muito pouco o que ele fala, usa muitos termos tecnicos, :) e como estou iniciando fico meio perdido, eu ja vi esse video ai, me ajudou um pouco mas ainda nao consegui intender como faz esses calculos.
 
Então, sugeriria eu, que você primeiramente buscasse sanar os termos em que tem dúvida, o que eles querem expressar e depois voltar para estes vídeos, que são bem resumidos e práticos para compreender o processo de cálculo do rendimento do malte.

Este é um tópico que, por exemplo, eu fui ver depois da minha 20a brassagem, quando já tinha dominado todo o básico e o processo. Por sinceridade, estudei por mera curiosidade, porque isto não fez a mínima diferença para meu processo, nem para melhor, nem para pior, só acrescentou conhecimento e não sei se é de grande utilidade para ti, já que ainda está iniciando e talvez fosse melhor focar no processo, equipamentos e outros.

Se me permite, sugiro continuar trabalhando com os softwares, aprofundar nos temas básicos para compreensão do assunto que quer estudar e depois estudá-lo. É como querer estudar cálculo pulando o ensino médio. Você pode aprender? Pode, mas é mais provável que se perca. Para cálculo, precisa-se estudar antes as funções, neste caso, precisa ver o que tem dúvida e depois partir para estudar como o extrato do malte gera o rendimento final.

Este cálculo não é um regra clara de "x kg do malte y rende w pontos de gravidade em z litros de água", ele é uma equação que depende de diversas incógnitas que variam conforme o rendimento do malte, litragem estimada inicial e final, exposição dos amidos às enzimas e outras coisas mais.

Se eu puder compartilhar algo contigo, farei o que puder para tentar explicar, não sou muito bom com isto, mas pode perguntar.
 
Back
Top