Extrato de malte Lupulado - Impressões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Pessoal,

Não tenho ainda todos os equipamentos para fazer uma brassagem, por este motivo fiz uma brassagem com extrato de malte lupulado, chamado Wal's Pale Ale, de origem australiana.

Decidi compartilhar as minhas impressões com vocês sobre o que achei da cerveja e do processo, principalmente aqueles que decidirem seguir este caminho antes do all-grain, pois não existe método mais fácil de fazer a cerveja., é só misturar o extrato com 1Kg de açúcar e por pra fermentar.

O resultado desse extrato foi uma cerveja beem leve para uma Pale Ale, sem notas muuito marcantes de nada porém com um retrogosto bem frutado. Um problema que tive foi que várias cervejas que eu abri estão espumando pra fora da garrafa como champagne(acredito que isso não seja normal(!?), tenho que servir a cerveja rápido para que a levedura não seja misturada à cerveja.
As cervejas ficaram muito carbonatadas, da pra sentir as bolhas na boca, como se fosse um espumante mesmo. Segui as instruções do fabricante do extrato de fazer o priming com 8g/l(vocês acham que o problema está no primming?) e mexi tudo muito bem, tomando cuidado para não oxidar.

Eu decidi fazer uma experiência com essa leva, como o extrato é para 22L, decidi engarrafar 10L(objeto do meu relato acima) e os outros 12 deixei mais uma semana no fermentador para fazer uma maturação de uns 3 dias e depois cold crash.

A fermentação dessa primeira leva foi feita a 18,5º por oito dias, com tic colado na parede da bombona.

Valeu pessoal.
 
Em 8 dias parou de borbulhar? Quanto de fermento usou?

O problema até pode ter sido priming errado, caso vc tenha retirado um volume menor de cerveja do que usou no calculo de quantidade de açucar.

Mas mais provavelmente vc engarrafou a cerveja com açucar residual, que voltou a fermentar na garrafa juntamente com o açucar do priming, hiper-carbonatando a cerveja. Cuidado com garrafas-bomba.

Outra coisa achei estranho o 1kg de açucar, é uma quantidade enorme pra 20 litros de cerveja. Isso deve dar em torno de 30% dos fermentáveis... nesse caso pode ser problemático pra levedura lidar com os açucares do malte depois de consumir tanta sacarose, a parte estranha é ser recomendação do kit.
 
Concordo com o Tiago...1kg de açúcar é MUITA coisa para 20 litros de cerveja. Dentre as opções que o Tiago deu eu também não descartaria gushing, como foi a sua sanitização?
 
Em 8 dias parou de borbulhar? Quanto de fermento usou?

O problema até pode ter sido priming errado, caso vc tenha retirado um volume menor de cerveja do que usou no calculo de quantidade de açucar.

Mas mais provavelmente vc engarrafou a cerveja com açucar residual, que voltou a fermentar na garrafa juntamente com o açucar do priming, hiper-carbonatando a cerveja. Cuidado com garrafas-bomba.

Outra coisa achei estranho o 1kg de açucar, é uma quantidade enorme pra 20 litros de cerveja. Isso deve dar em torno de 30% dos fermentáveis... nesse caso pode ser problemático pra levedura lidar com os açucares do malte depois de consumir tanta sacarose, a parte estranha é ser recomendação do kit.
Em 8 dias eu medi a densidade e ela estava em 1012, o fabricante fala que a fermentação está concluída com 1010 mas depende do açúcar que você utilizou pode variar. O fermento que usei foi um pacote que veio junto com o extrato, não faço ideia do tipo de fermento nem o peso porque não estava escrito.

Segue as orientações do fabricante:

2) Fazendo sua cerveja

Remova a tampa e retire o sache com o fermento.
Coloque sua lata em banho maria por 5-10 minutos.
Jogue o conteúdo da lata em seu balde fermentador.
Dissolva 1 kg de Dextrose ou Açúcar Cristal em 2l de água quente e jogue em seu fermentador.
Misture bem e depois complete com água em temperatura ambiente até chegar a 22l. Misture bem.
Dissolva o fermento em 150 ml de água em temperatura ambiente, jogue no balde e misture bem.
Feche bem seu balde, coloque água na válvula airlock até a metade, coloque a airlock na tampa do balde.



3) Fermentação

A fermentação vai começar dentro de 6-24h após vc colocar o fermento.
A fermentação estará completa dentro de 4-9 dias dependendo da temperatura.
Quando a densidade estiver em 1.010, a fermentação foi finalizada.



4) Temperaturas de fermentação

Fermentos ALE (16-25C)

A temperatura ideal para as “Ales” é entre 20 e 24C. Recomendamos tentar deixar a temperatura estável. Temperaturas mais baixas vão aumentar o tempo de fermentação.
(aqui eu segui as recomendações do Guenter e fermentei a 18,5º, deveria ter seguido as orientações do fabricante?
 
Concordo com o Tiago...1kg de açúcar é MUITA coisa para 20 litros de cerveja. Dentre as opções que o Tiago deu eu também não descartaria gushing, como foi a sua sanitização?
Sanitizei o fermentador e os equipamentos com álcool 70. Na fase de engarrafamento comprei o PAC200 para ficar mais fácil sanitizar as garrafas, tampas e o balde de engarrafar.
 
Você fermentou na temperatura correta. Para a grande maioria das ales 18-19 graus estão muito bom.

Como você não sabe qual o fermento e nem a quantidade exata fica difícil, mas bem provável que ainda haja açucar fermentável nas suas garrafas.

Se esse for o caso isso é muito perigoso, granada cervejeira pode machucar de verdade. Nesse caso é melhor colocá-las na geladeira, quando geladas, abra as mesmas, e depois tampe novamente.

Faça tudo com muito cuidado, isso é perigoso de verdade.
 
Em 8 dias eu medi a densidade e ela estava em 1012, o fabricante fala que a fermentação está concluída com 1010 mas depende do açúcar que você utilizou pode variar. O fermento que usei foi um pacote que veio junto com o extrato, não faço ideia do tipo de fermento nem o peso porque não estava escrito.

A temperatura ideal para as “Ales” é entre 20 e 24C. Recomendamos tentar deixar a temperatura estável. Temperaturas mais baixas vão aumentar o tempo de fermentação.
(aqui eu segui as recomendações do Guenter e fermentei a 18,5º, deveria ter seguido as orientações do fabricante?

OK, aparentemente está tudo certo, vc fez bem em não seguir a recomendação de começar acima dos 20ºC. É bom também aumentar a temperatura um pouco, quando percebe que a fermentação está chegando ao fim, isso ajuda a atenuar adiante.

Vc sabe qual é a idade do extrato? Talvez o fermento tenha perdido alguma viabilidade, ou mesmo com boa viabilidade pode ter sido pouco.

A indicação do fabricante de que o extrato fermenta até 1,010 é interessante, provavelmente significa que eles fizeram varios testes e fermentações e chegaram a esse número pelo conteúdo de açucares fermentáveis que o extrato deles possui. Se vc ficou em 1,012 provavelmente esses 2 pontos de densidade que sobraram são os que estão causando o excesso de carbonatação.

Abraço
 
OK, aparentemente está tudo certo, vc fez bem em não seguir a recomendação de começar acima dos 20ºC. É bom também aumentar a temperatura um pouco, quando percebe que a fermentação está chegando ao fim, isso ajuda a atenuar adiante.

Vc sabe qual é a idade do extrato? Talvez o fermento tenha perdido alguma viabilidade, ou mesmo com boa viabilidade pode ter sido pouco.

A indicação do fabricante de que o extrato fermenta até 1,010 é interessante, provavelmente significa que eles fizeram varios testes e fermentações e chegaram a esse número pelo conteúdo de açucares fermentáveis que o extrato deles possui. Se vc ficou em 1,012 provavelmente esses 2 pontos de densidade que sobraram são os que estão causando o excesso de carbonatação.

Abraço
A idade do extrato não sei dizer, mas o fermento estava perto da validade.

Não sabia que uma diferença de densidade de 2 pontos poderia causar um problema desses.

A segunda leva, como eu deixei um tempo na fermentação secundária, quero ver se vai dar o mesmo problema
 
Pra mim isso é excesso de priming.
O que está ocorrendo é que aos 8g/L (que já é demais) existe ainda carbonatação residual da fermentação. Nas próximas garrafas utilize 6g/L que seu problema estará resolvido. As atuais eu manteria na geladeira para evitar explosões e só abrira dentro da pia.
 
Verdade, 8g/L é excessivo. Mas pra uma cerveja completamente atenuada não deveria causar gushing extremo.
 
Olá galera
Sou novo por aqui, descobri recentemente o fórum a procura de informações.

Renangust como foi o resultado final da sua cerveja?

Pois adquiri um mesmo kit só que pilsner, seguindo as recomendações a unica coisa que não fiz foi medir com densímetro para saber GF. Coloquei as 8g/L também. Isso foi sexta feira no sábado começou a estourar garrafas, perdi 12 garrafas. Com isso coloquei todas na geladeira.
Muito medo de manusear as garrafas agora, só de roupa pesada e óculos de proteção kkkkkkkkk.
 
Olá, boa tarde!

Eu fiz 3 levas desses kits de extrato lupulado (todos da Wal's) e não tive nenhum problema quanto à carbonatação.

A primeira foi a mais difícil (Lager) e as outras foram bem razoáveis, dentro da proposta de fazer uma cerveja sem muito mistério e aprendendo os passos a partir da fermentação.

Usei 1 kg de açúcar demerara nas duas primeiras experiências, fazendo uma calda bem leve e deixando-a esfriar para misturar com o extrato.

Uma das grandes bobagens que fiz foi usar DME no lugar do 1kg de açúcar para "ativar" a fermentação na terceira experiência. Mas é assim que se aprende.

Duas dicas para o primming: usar açúcar mascavo (usei 8g/l) e invertê-lo (fazer uma calda e pingar uma gota de limão).

Em resumo, utilizar extrato lupulado é ótimo para os inexperientes e para quem não tem tempo ou equipamento para brassagem. E, se não houver nenhum desastre, fica melhor que beber cerveja industrializada.
 
Uma das grandes bobagens que fiz foi usar DME no lugar do 1kg de açúcar para "ativar" a fermentação na terceira experiência. Mas é assim que se aprende.


Explique melhor isso que você fez, ta estranho.
 
Explicando: para "ativar" a fermentação do extrato lupulado da Wal's eles pedem o acréscimo de 1KG de açúcar (de acordo com a bilbil beer: cristal, mascavo, dextrose ou maltodextrina em percentuais diferentes) e li (e consultei uns "gurus") que esse açúcar pode ser substituído por extrato de malte em pó.

Apesar de alcançar a densidade correta o malte não se comporta exatamente como o açúcar (obviamente) e descaracterizou o estilo, além de demorar bem mais para maturar.

De qualquer forma foi um bom aprendizado. E aposentei minhas experiências com extrato lupulado.
 
Explicando: para "ativar" a fermentação do extrato lupulado da Wal's eles pedem o acréscimo de 1KG de açúcar (de acordo com a bilbil beer: cristal, mascavo, dextrose ou maltodextrina em percentuais diferentes) e li (e consultei uns "gurus") que esse açúcar pode ser substituído por extrato de malte em pó.

Apesar de alcançar a densidade correta o malte não se comporta exatamente como o açúcar (obviamente) e descaracterizou o estilo, além de demorar bem mais para maturar.

De qualquer forma foi um bom aprendizado. E aposentei minhas experiências com extrato lupulado.

Ainda está um pouco estranho hehe.
Bom, deixa eu tentar explicar. Se é fermento seco que eu imagino que seja, a hidratação é muito bem vinda e importante, nesse caso se faz somente com água já fervida e resfriada, nada de açúcar ou DME que vai prejudicar a levedura. Recomendo a leitura desse tópico que explica isso muito bem:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083


Já se for starter, que eu não imagino que seja pois se faz geralmente com levedura líquida e é bem mais raro de ser utilizado por iniciantes, então se utiliza sim DME, nunca açúcar.
 
Infelizmente, Fagner, uma das orientações dos extratos lupulados é usar 1 KG de açúcar no momento de diluição o extrato com a água.

O fermento foi ativado normalmente, não houve problemas com isso já que a graduação alcoólica ficou no nível esperado.

Enfim, como eu disse anteriormente, é uma experiência de como não fazer cerveja com extrato lupulado :)
 
Infelizmente, Fagner, uma das orientações dos extratos lupulados é usar 1 KG de açúcar no momento de diluição o extrato com a água.

O fermento foi ativado normalmente, não houve problemas com isso já que a graduação alcoólica ficou no nível esperado.

Enfim, como eu disse anteriormente, é uma experiência de como não fazer cerveja com extrato lupulado :)

É, na verdade isso então é uma característica da receita do extrato para atingir a OG esperada, não é a melhor coisa do mundo eu imagino, mas foi assim que a receita foi planejada. Mas lembrando que isso não tem nada a ver com ativar o fermento. Ele precisa ser hidratado antes da inoculação, e isso é outra coisa totalmente diferente.
Salientando também que a graduação alcoólica atingir o esperado (FG esperada) não quer dizer que a fermentação foi boa, os off flavor podem ser gritantes mesmo com a FG planejada.
 
É, na verdade isso então é uma característica da receita do extrato para atingir a OG esperada, não é a melhor coisa do mundo eu imagino, mas foi assim que a receita foi planejada. Mas lembrando que isso não tem nada a ver com ativar o fermento. Ele precisa ser hidratado antes da inoculação, e isso é outra coisa totalmente diferente.
Salientando também que a graduação alcoólica atingir o esperado (FG esperada) não quer dizer que a fermentação foi boa, os off flavor podem ser gritantes mesmo com a FG planejada.

Por isso usei o "ativar" entre aspas. Sem o açúcar o fermento não gerará uma FG sequer próxima do ideal. Mas eu usei o DME substituindo o açúcar para experimentar (consultei alguns gurus, inclusive) e achei uma bosta, em resumo.
 
Back
Top