Extração com PicNic só sai espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Estou usando barris pela primeira vez, após carbonatado o PostMix quando vou extrair a cerveja somente com a torneira PicNic só sai espuma, isso sem ligar o gás, queria saber se isso é normal. Até pensei que pudesse ser porque estava muito carbonatada porém após encher a garrafa por contra pressão está ideal pra mim.
 
Fala @cleber

Pra servir com a picnic é necessário carbonatar devidamente a cerveja e no momento da extração, zerar a pressão no barril gelado. Após zerar a pressão no barril gelado, regule sua pressão na mínima possível (5 a 8 psi) e vá aumentando até o seu gosto.

Qual é a pressão que estabiliza no seu barril gelado? qual é o tamanho da sua linha de cerveja?
 
Ola, Scaranello. Ok, obrigado pela ajuda, realmente faltou aliviar a pressão do postmix, sou marinheiro de primeira viagem. Não entendi o que disse sobre linha de cerveja, seria o tamanho da mangueira? Se for utilizo uma mangueira de uns 80 cm para a picnic.
Abs.
 
É isso mesmo. O tamanho da mangueira

A pressão ideal de servir depende do tamanho da linha também. Se a linha for grande, a pressão regulada (novamente, após zerar o barril) muda.

Blz, que bom que deu certo
 
É possível fazer assim, porém não é a única forma. Eu já não curto muito despressurizar o barril, porque normalmente acabo ficando com preguiça de pressurizar de volta, daí acaba desregulando a carbonatação depois e tal...

A forma que eu encontrei que mais me serviu foi regular a vazão a partir da mangueira que liga à torneira. Ela tem que ter um diâmetro interno pequeno e tem que ser longa. Utilizo pra cada linha 2m de mangueira de silicone de diâmetro pequeno (um pouco menor do que o diâmetro dessas mangueiras cristal que normalmente são usadas pra postmix) e parede mais espessa (pra reforço da propria mangueira).

Assim que é feito em todos os keggerators em que se usa torneiras americanas também, já que elas não tem controle de vazão como as italianas, ficaria inviável despressurizar os barris toda vez. Só que normalmente fazem com as mangueiras cristal, daí pode necessitar de uma linha ainda mais longa caso o diâmetro interno seja maior.

Abraço
 
Obrigado pela dica @Tiago

Qual a pressão que você deixa então, nesse esquema de 2 m de mangueira de silicone? qual a bitola exata da mangueira de silicone??
 
Obrigado pela dica @Tiago

Qual a pressão que você deixa então, nesse esquema de 2 m de mangueira de silicone? qual a bitola exata da mangueira de silicone??

Scaranello, fica na pressão normal da carbonatação que eu coloquei no barril... como meu freezer fica em torno de 3ºC, em geral a pressão fica perto de 1,0 kgf/cm²... tem que ver a quantidade em volumes de co2 que vc quer na cerveja e ver numa tabela a relação pressão x temperatura pra chegar lá.

Pra servir algumas cervejas com carbonatação mais elevada eu já tive que reduzir a pressão do barril também na hora. Nesse caso acho q mais um metro de mangueira resolvia o problema.

To medindo aqui a mangueira, meu paquímetro não é muito preciso, mas deu 8mm de diâmetro externo e 4mm de diâmetro interno...
 
No meu caso esse meu primeiro embarrilhamento fiz uma Weiss e, pela tabela de carbonatação bem como para o meu gosto, eu gosto de que ela esteja bem carbonatada. Minha dúvida também era essa sobre a despressurização, ou seja, se eu despressurizar e colocar uma pressão baixa para poder extrair então depois, para não perder carbonatação, tenho que pressurizar novamente, certo? E essa questão também do tamanho da mangueira é complicado para carbonatações diferentes, não acham? Mas entendi a idéia de que para um tamanho maior menos espuma.
 
No meu caso esse meu primeiro embarrilhamento fiz uma Weiss e, pela tabela de carbonatação bem como para o meu gosto, eu gosto de que ela esteja bem carbonatada. Minha dúvida também era essa sobre a despressurização, ou seja, se eu despressurizar e colocar uma pressão baixa para poder extrair então depois, para não perder carbonatação, tenho que pressurizar novamente, certo? E essa questão também do tamanho da mangueira é complicado para carbonatações diferentes, não acham? Mas entendi a idéia de que para um tamanho maior menos espuma.

Não é menos espuma, é menor vazão. A vazão alta demais pra servir cria um monte de espuma e tira todo o gás da cerveja...

Tem que repressurizar caso despressurize. Até dá pra deixar por um período de tempo sem repressurizar, como uma tarde, não vai mudar muito a carbonatação. Deixando alguns dias vai sentir a mudança, principalmente quando o barril já não estiver bem cheio.

Não é complicado trabalhar com a mangueira, é realmente muito simples, na verdade, muito mais do que tirar e colocar gás toda vez que quiser extrair um copo, é uma questão de vc perder um tempo fazendo alguns testes pra nunca mais se incomodar com isso depois... A vazão de saída pode variar um pouco de acordo com a variação de carbonatação, mas usando o comprimento certo vai ficar numa faixa em que não vai nem gotejar a cerveja, nem causar um turbilhão. O caso que eu citei de ter de tirar um pouco a pressão mesmo com linha maior, foi pra cerveja de 3+ vols de co2, que é bastante coisa, mas poderia ser resolvido facilmente, só falei como curiosidade...
 
Legal, Tiago. Vou arranjar uma mangueira maior e fazer os testes. Acho legal a ideia de não despressurizar.
 
E duas coisas:

1 - Ao servir com torneira PicNic, tem que apertar ela até o fim. Se apertar pouco, ela tende a espirrar, gerando espuma. "Ah Guenther, mas se eu aperto até o fim, o líquido sai muito rápido."...... então está usando muita pressão, ou pouco comprimento de mangueira.

2 - Quem quiser saber calcular comprimento de mangueira, o livro Principles of Brewing Science do George Fix tem uma sessão que fala só disso.

Abraço,
 
É isso mesmo. O tamanho da mangueira

A pressão ideal de servir depende do tamanho da linha também. Se a linha for grande, a pressão regulada (novamente, após zerar o barril) muda.

Blz, que bom que deu certo

Como isso funciona....poderia explicar melhor?
 
Fala Andre

Como a pic-nic não regula a pressão igual algumas torneiras de chope, você precisa deixar a sua pressão certinha pra não espumar. E isso vai depender de algumas coisas. A pressão que você regula no regulador, o diâmetro da mangueira e o comprimento (pensando que a cerveja está gelada pra tomar).

Quanto maior a mangueira, maior o caminho que a cerveja precisa percorrer e consequentemente maior a pressão que você tem que aplicar. Como o Tiago disse, existe um comprimento e diâmetro ideal pra você não precisar ficar zerando a pressão do post-mix mesmo usando a pic-nic. Ou seja, com o comprimento e diâmetro ideal você pode regular a pressão do seu regulador com uma pressão semelhante a que o barril deve estabilizar para segurar uma carbonatação ideal.

Entendeu?

Agora qual é o diâmetro e comprimento certo? não sei de cabeça agora! mas é fácil encontrar essa informação por ai. Ou, faça uns testes!

Abraço

Como isso funciona....poderia explicar melhor?
 
Uso mangueiras de silicone com uns 4mm de diâmetro interno. Com 2 a 3 metros, pode servir com torneirinha pic-nic sem alterar a pressão, que fica entre 1 e 1,2bar em temperatura de geladeira 3~5ºC.

Pra calcular o comprimento necessário usando outras bitolas tem calculadoras disponíveis. Basta jogar "beer line calculator" no google vai encontrar.

Abraço
 
Outro fator importante é a diferença de altura entre a torneira e o barril. Quanto mais alta estiver a torneira, mais pressão precisará para empurrar o líquido ao longo da mangueira.
 
Back
Top