Muita espuma!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danilo Breda

Well-Known Member
Joined
Apr 21, 2020
Messages
64
Reaction score
19
Location
Linhares
Pessoal, me ajudem precisava dessa breja pra amanhã e é minha primeira carbonatação forçada. Seguinte, carbonatei balançando com 2,5kg até estabilizar em 1,5kg, não lembro a quantos graus tava a breja, são 20L e na trasfega estava a 2 graus. Enfim, deixei de um dia pro outro descansando com 2kg de pressão dentro, no outro dia estabilizou em 1,4kg. Beleza, fui extrair, pura espuma! Daí vi um vídeo do Robinho Beer dizendo que provavelmente a breja estava super carbonatada. Estava a 3 graus e 1,4kg/cm^2. Daí, fui descarbonatar e tirei toda a pressão do barril essa noite, meia noite. Hoje 6h estava em 0,4kg. Acredito que não estava supercarbonatada, e agora ta sub 🤦‍♂️. Ok, teoricamente deveria extrair mesmo assim, mas pra minha surpresa, pura espuma de novo! Tem uma foto do meu setup do jeito que tá, to meio tenso pq nao sei o q fazer. Vou tentar postar um vídeo da torneira italiana q mandei pra um amigo, pode ser q seja a regulagem também, não entendo o funcionamento dela q é diferente das conicas..

Ps.: não consegui postar o vídeo, que formato é permitido? Obrigado.
 

Attachments

  • IMG-20201111-WA0046.jpeg
    IMG-20201111-WA0046.jpeg
    29.4 KB · Views: 44
Last edited:
Rapaiz... que treta hein!!!
Bom... pelo visto, vc já realizou alguns procedimentos, que aparentemente não deram certo....
Tente o seguinte.... funcionou para mim....
Como a breja está gelada, penso que a pressão de carbonatação deva ser algo em torno de 0,4 e 0,6 Kg de pressão... não se assuste... quanto mais baixa a temperatura, mais baixa a pressão....
Tire toda a pressão do barril e ajuste do zero, vagarosamente até 0,6 kg.... deixe conectado por umas 3 horas e tente fazer a extração.... se espumar, o problema pode estar na torneira, ou mesmo entrada falsa de ar, por vazamento no sistema de extração... qquer microfuro pode espumar tudo....
A torneira foi corretamente instalada??? vc fez os testes com água para aprender lidar.... nas italianas é fácil... tem alguns videos no youtube que ensina mexer....
Outro fator é a linha que deve ser o mais fina possível... isto é... sempre abaixo de 3/8, e bem longa, para haver resistência....
Normalmente, a pressão de extração é a de carbonatação.... veja a tabela... busque por tabela de carbonatação....
Abraços....
 
Opa, show! Tô pensando em carbonatar um pouco mais até uns 0,8kg e deixar estabilizar (daqui a pouco vou pro trampo e só volto meia noite). Daí quando chegar eu tento extrair. Amanhã acho que vou colocar uma mangueira pra ver se melhora com uma resistência.. Não fiz teste com a torneira não kkkk. Acredito que possa ser a torneira mesmo, ou falta de experiência minha com ela, ou alguma sujeirinha no meio do caminho, não sei. Abri ela aqui e dei uma limpada.
 
É isso aí cara, como nosso brother disse e eu te falei pelo whats (kkk) qua do acontece isso o ideal é descarbonatar e começar de novo. Tira toda a pressão, da umas balançadas e deixa descansar por uns 40 a 60 minutos, repete o processo umas 4 vezes. Depois carbonata de novo. Essa breja sua usa no máximo 0.7BAR @5°c, então faça dessa forma e seja feliz😃
 
É isso aí cara, como nosso brother disse e eu te falei pelo whats (kkk) qua do acontece isso o ideal é descarbonatar e começar de novo. Tira toda a pressão, da umas balançadas e deixa descansar por uns 40 a 60 minutos, repete o processo umas 4 vezes. Depois carbonata de novo. Essa breja sua usa no máximo 0.7BAR @5°c, então faça dessa forma e seja feliz😃
Mano eu nem preciso dizer quanto tu ja salvou de breja minha. Hahaha vlw bro, segui a recomendação.
 
Me parece que seu problema não é com supercarbonatação, mas com a extração. Como está dimensionada a linha de extração? Se a sua torneira estiver conectada direto no iKeg (sem mangueiras), você tem que aliviar toda a pressão e inserir o mínimo, coisa de 0,1 bar, para que a cerveja não chegue tão acelerada e faça espuma no copo. Se você usar a mesma pressão de carbonatação para a extração nesse setup (torneira conectada direto no barril) só vai extrair espuma mesmo. Se estiver usando uma mangueira, coloca aqui as dimensões dela. A mangueira sim te permite extrair com a mesma pressão de carbonatação, mas ela precisa estar corretamente dimensionada, lembrando que é importante que ela seja fina, longa e permaneça gelada.
 
Last edited:
Me parece que seu problema não é com supercarbonatação, mas com a extração. Como está dimensionada a linha de extração? Se a sua torneira estiver conectada direto no iKeg (sem mangueiras), você tem que aliviar toda a pressão e inserir o mínimo, coisa de 0,1 bar, para que a cerveja não chegue tão acelerada e faça espuma no copo. Se você usar a mesma pressão de carbonatação para a extração nesse setup (torneira conectada direto no barril) só vai extrair espuma mesmo. Se estiver usando uma mangueira, coloca aqui as dimensões dela. A mangueira sim te permite extrair com a mesma pressão de carbonatação, mas ela precisa estar corretamente dimensionada, lembrando que é importante que ela seja fina, longa e permaneça gelada.
E aí fera. Então, meio que tô resolvendo aos poucos, descarbonatando. Eu não cuidei com a tabela de carbonatação no início, tinha jogado 1,4kg de co2 numa breja a 4 graus. Daí já viu.. Hoje coloquei sim uma mangueira pra servir sem ter que deixar a porta da geladeira escancarada aqui e o frio escapar inteiro de uma vez. Deu uma melhorada, mas ainda há bolhas na mangueira, acredito que ainda ta carbonatada demais. Mais a tarde dou uma olhada na pressão e carbonato na que tem que ser pela temperatura que tiver, e deixo. Acredito que amanhã, se tudo der certo, tô bebendo!
 
Cabornatacao nessa temperatura (2°c) boa, PRA MIM, de 0,8 a 1,0 kg. Como o colega disse acima seu problema parece ser na extração. Pressão de extração igual ou maior que a pressão de cabornatacao e o chopp sai lindo!
 
Cabornatacao nessa temperatura (2°c) boa, PRA MIM, de 0,8 a 1,0 kg. Como o colega disse acima seu problema parece ser na extração. Pressão de extração igual ou maior que a pressão de cabornatacao e o chopp sai lindo!
Consegui resolver hoje aqui bro, era supercarbonataçao. Retirei bastante do gás, perdi uma pá de aroma, mas 🤷‍♂️. Coloquei uma mangueira tb de 1,9m melhorou bastante. Deixei pra extrair 0,6kg, a mesma pressão da carbonatação. Ficou show.
 
Me parece que seu problema não é com supercarbonatação, mas com a extração. Como está dimensionada a linha de extração? Se a sua torneira estiver conectada direto no iKeg (sem mangueiras), você tem que aliviar toda a pressão e inserir o mínimo, coisa de 0,1 bar, para que a cerveja não chegue tão acelerada e faça espuma no copo. Se você usar a mesma pressão de carbonatação para a extração nesse setup (torneira conectada direto no barril) só vai extrair espuma mesmo. Se estiver usando uma mangueira, coloca aqui as dimensões dela. A mangueira sim te permite extrair com a mesma pressão de carbonatação, mas ela precisa estar corretamente dimensionada, lembrando que é importante que ela seja fina, longa e permaneça gelada.
Se a pressão de trabalho for inferior à pressão dentro do barril (carbonatação) haverá formação de microbolhas dentro do sifão, que subindo pela linha poderão se transformar em "espuma" após a saída da torneira se esta estiver com o compensador muito aberto. O ideal é manter a pressão de trabalho no mínimo igual à pressão de carbonatação e regular o fluxo na torneira. Esse lance de abaixar toda a pressão do cilindro pode funcionar para torneiras sem compensador, mas se vc tem uma italiana ou belga, pressão mínima de trabalho deve ser igual ou superior à pressão de carbonatação, e a regulagem "fina" feita na torneira. O comprimento da mangueira ajuda sim a reduzir a espuma pois diminui a velocidade do líquido, mas não deve ser levado como regra já que nosso amigo Danilo tem uma torneira com regulagem.
 
Se a pressão de trabalho for inferior à pressão dentro do barril (carbonatação) haverá formação de microbolhas dentro do sifão, que subindo pela linha poderão se transformar em "espuma" após a saída da torneira se esta estiver com o compensador muito aberto. O ideal é manter a pressão de trabalho no mínimo igual à pressão de carbonatação e regular o fluxo na torneira. Esse lance de abaixar toda a pressão do cilindro pode funcionar para torneiras sem compensador, mas se vc tem uma italiana ou belga, pressão mínima de trabalho deve ser igual ou superior à pressão de carbonatação, e a regulagem "fina" feita na torneira. O comprimento da mangueira ajuda sim a reduzir a espuma pois diminui a velocidade do líquido, mas não deve ser levado como regra já que nosso amigo Danilo tem uma torneira com regulagem.
Foi o que fiz aqui camarada, deu certo! Pressão de extração mesma da carbonatação. Também descobri posteriormente que minha torneira italiana tinha vazamentos, devolvi e ja chegou a nova boa. Resumindo, havia supercarbonataçao e torneira com problema, foda! Ahahah
 

Latest posts

Back
Top