Experimento: Pão com fermento de cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rMachado

Member
Joined
Feb 22, 2014
Messages
16
Reaction score
2
Eai cervejeiros.

Hoje vou fazer um experimento.

Minha primeira leva de 1 galão está maturando. Não tenho nenhuma outra brassagem programada por pelo menos uns 2 meses. Sobrou ai por volta de metade do pacote de fermento ( Mangrove Jack workhorse ).

Acordei com vontade de fazer um pão, mas não tinha fermento especifico pra isso.

Pensei eu: Será?

Alguns usam fermento de pão pra fazer cerveja, cidras etc. Com resultados digamos, questionáveis, mas no minimo interessantes.

O que sairia se fosse o contrário?

Eu poderia ter ido no mercadinho de bairro ao lado do prédio, comprar o fermento de pão, mas a curiosidade falou mais alto.

Fiz a "esponja" com o workhorse, e em menos de 10 minutos já estava em atividade frenética.

Continuei com a receita normalmente e agora está em repouso por 1hr para crescer.

Se der certo, ou não, eu volto aqui pra dizer como ficou.

Alguém ai já tentou?
 
Eai pessoal.

No geral, deu bem certo, ficou gostoso e cresceu legal.

O que deu pra notar, de cara, é que não ficou aquele "cheirinho de pão" característico, ficou um aroma bem mais sutil e isso obviamente interfere no sabor também, que ficou bem mais "leve" como o aroma. Achei interessante.

Uma opção ai pra quem tiver com pacote de fermento aberto e não for usar por um período mais longo.

Daria pra pirar um pouco mais nos sabores. Acrescentar algo a mais na massa que brigaria com o aroma/sabor se fosse com o fermento especifico pra pão.
 
Eu já fiz pão com resto de fermento de cerveja (inclusive com o que sobra no balde pós fermentação) e funcionou direitinho. Particularmente, eu achei até mais gostoso que o pão feito com fermento específico mesmo.
 
Estou tentando fazer um pão com o fermento de uma leva, mas ainda não consegui acertar na mão... Minhas tentativas resultaram quase sempre em um pão muito pesado e que cresceu pouco.

Talvez esteja usando pouco fermento pra quantidade de farinha...

Uma hora eu acerto na mão!
 
Pow, verdade. Não tinha pensado em fazer com o fermento que eu lavei da primeira leva. Vou tentar fazer.

Como você fez o starter com esse fermento?
 
Eu misturei um pouco da lama com farinha de trigo e deixei descansar um dia. A consistência fica meio pastosa. No segundo dia, coloquei um pouco mais de farinha de trigo. No terceiro dia, fiz a receita completa com farinha de trigo, um pouco de açúcar, sal e água até ficar com consistência de massa de pão.

Deixei crescer 12 horas, modelei o pão e deixei mais 12 horas até assar. Dá um trabalhinho, mas fica mais macio e saboroso. Em termos de quantidade de cada coisa não sei dizer direito, foi meio na tentativa e erro.

Com o resto do fermento em pó dá para fazer o pão direto. Misturar os ingredientes e deixar crescer uma hora ou mais para assar.

Tem outros tópicos sobre pão:
http://www.homebrewtalk.com.br/f163/leveduras-selvagens-levain-403509/
http://www.homebrewtalk.com.br/f14/paes-com-malte-de-cevada-403113/
 
Back
Top