Experimento: Dry Hopping depois da Clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Estou fazendo o teste do tópico em uma APA: fermentou, baixei a temperatura, clarificou, as leveduras decantaram e agora subi a temperatura novamente para um dry hopping mais rápido. Os peletts vão em uma hop bag supensos. A ideia é que as leveduras não interfiram com o lúpulo. O airlock/blow off voltou a borbulhar agora que subi a temperatura (ainda não adicionei os lúpulos do DH). Seria uma maior liberação de CO2 do líquido por conta da maior temperatura ? Se for, eu fico surpreso, achava que o equilíbrio seria mantido em uma variação relativamente pequena da temperatura (de 0 para 5C já acontece o efeito).

Finalmente, teria algum problema que passou desapercebido no processo ? Depois eu volto a baixar a temperatura principalmente para a carbonatação forçada.
 
Com certeza ao subir a temperatura vai haver maior desprendimento de CO2, mas tenha certeza que sua fermentação acabou.
Não vejo porquê fazer um cold crash antes pra depois ter que esperar decantar o lúpulo também.
Outra coisa, vai fazer o DH a 5ºC? Não sei a faixa de melhor extração dos oleos (imagino que quanto mais quente melhor), mas geralmente se usa temperatura de fermentação para o DH.
 
Estou fazendo o teste do tópico em uma APA: fermentou, baixei a temperatura, clarificou, as leveduras decantaram e agora subi a temperatura novamente para um dry hopping mais rápido. Os peletts vão em uma hop bag supensos. A ideia é que as leveduras não interfiram com o lúpulo. O airlock/blow off voltou a borbulhar agora que subi a temperatura (ainda não adicionei os lúpulos do DH). Seria uma maior liberação de CO2 do líquido por conta da maior temperatura ? Se for, eu fico surpreso, achava que o equilíbrio seria mantido em uma variação relativamente pequena da temperatura (de 0 para 5C já acontece o efeito).

Finalmente, teria algum problema que passou desapercebido no processo ? Depois eu volto a baixar a temperatura principalmente para a carbonatação forçada.

Concordo com a opinião dada,embora haja atividade no airlock,na prática sua fermentação já está completa,é lógico que por haver ainda leveduras sempre haverá alguma atividade.

Quanto a esse seu experimento,tenho de dizer que já é uma prática de alguns homebrewers e brewers profissionais.O Vinnie Cilurzo da Russian River,é defensor dessa técnica,porque segundo ele as leveduras absorvem óleos aromáticos do lúpulo,resultando em menos aroma.

Mas por outro lado há quem diga que o uso da gelatina para clarificação tem como efeito negativo a perda de aroma,embora já tenha visto um teste cego onde não foi possível notar diferenças de aroma entre uma amostra clarificada e outra não.

Enfim,teste e nos conte seus resultados.

Abraço!
 
Eu vou fazer -- até já comecei -- o DH por volta de 18. Por causa da inércia térmica, a subida de temperatura é bem lenta e estamos no inverno e quando escrevi ainda estava a 5C. A atividade no airlock já desapareceu, deve ter sido só desprendimento do CO2 mesmo.

A motivação veio porque queria fazer DH em uma lager mais lupulada que estou maturando. Fazer o DH após a fermentação e esperar as semanas de lagering parece pouco eficiente, acho que seria melhor perto do envase. Só que a temperatura é mais baixa e a extração é mais demorada. Essa saída foi o que eu enxerguei.

Se o pessoal da Russian River faz, então estou muito mais tranquilo...
 
Eu vou fazer -- até já comecei -- o DH por volta de 18. Por causa da inércia térmica, a subida de temperatura é bem lenta e estamos no inverno e quando escrevi ainda estava a 5C. A atividade no airlock já desapareceu, deve ter sido só desprendimento do CO2 mesmo.

A motivação veio porque queria fazer DH em uma lager mais lupulada que estou maturando. Fazer o DH após a fermentação e esperar as semanas de lagering parece pouco eficiente, acho que seria melhor perto do envase. Só que a temperatura é mais baixa e a extração é mais demorada. Essa saída foi o que eu enxerguei.

Se o pessoal da Russian River faz, então estou muito mais tranquilo...

Entendi, neste caso concordo que foi uma boa tática. DH longo pode trazer "sabor de grama".
 
Eu faria um cold crash, trasfegava, subiria novamente a temp. faria o DH, outro cold crash, gelatina e pronto... Seria só um pouco mais trabalhoso, mas faria o DH praticamente sem nenhum fermento...
 
Entendi, neste caso concordo que foi uma boa tática. DH longo pode trazer "sabor de grama".

Ainda tenho minhas dúvidas sobre essa afirmação.

No meu clone de uma IIPA utilizei quantidades cavalares de lúpulo por 14 dias de DH. Nem um vestígio de gosto de grama.

Acho que o saber gramíneo está mais relacionado com a qualidade do lúpulo e a temperatura do DH. Assim que me mudar (espero que até o fim do ano) e montar o meu pequeno laboratório cervejeiro, vou poder fazer testes semanais e essa será uma das minhas prioridades.
 
Ainda tenho minhas dúvidas sobre essa afirmação.

No meu clone de uma IIPA utilizei quantidades cavalares de lúpulo por 14 dias de DH. Nem um vestígio de gosto de grama.

Acho que o saber gramíneo está mais relacionado com a qualidade do lúpulo e a temperatura do DH. Assim que me mudar (espero que até o fim do ano) e montar o meu pequeno laboratório cervejeiro, vou poder fazer testes semanais e essa será uma das minhas prioridades.

É um assunto que merece bastante teste prático mesmo. Seria bacana se você pudesse documentar seus experimentos aqui no forum.
 
No caso da lager, eu quero só mesmo um pouco mais de aroma, o pessoal agora é viciado em IPAs quase extremas. Eu achei minha Helles melhor feita que a Black Imperial IPA, adivinha qual teve melhores avaliações ?

O que poderia estar escondido em uma IPA pode aparecer em uma lager....
 
Ainda tenho minhas dúvidas sobre essa afirmação.

No meu clone de uma IIPA utilizei quantidades cavalares de lúpulo por 14 dias de DH. Nem um vestígio de gosto de grama.

Acho que o saber gramíneo está mais relacionado com a qualidade do lúpulo e a temperatura do DH. Assim que me mudar (espero que até o fim do ano) e montar o meu pequeno laboratório cervejeiro, vou poder fazer testes semanais e essa será uma das minhas prioridades.
Duas coisas aqui:

1) Nenhum vestígio de grama...... no seu paladar.
2) 14 dias não é um absurdo de tempo, nem é garantia de gosto de grama, tanto que a maioria das literaturas recomendam dry-hopping justamente entre 3 e 15 dias.

Agora, uma coisa é fato pois há muito estudo sobre isso... 4 a 5 dias em temperatura alta e com bom contato, a extração do que realmente importa já é quase total. A partir desse período, manter o lúpulo praticamente só gera desvantagens, e não aumenta aroma.

Abraço,
 
Duas coisas aqui:

1) Nenhum vestígio de grama...... no seu paladar.
2) 14 dias não é um absurdo de tempo, nem é garantia de gosto de grama, tanto que a maioria das literaturas recomendam dry-hopping justamente entre 3 e 15 dias.

Agora, uma coisa é fato pois há muito estudo sobre isso... 4 a 5 dias em temperatura alta e com bom contato, a extração do que realmente importa já é quase total. A partir desse período, manter o lúpulo praticamente só gera desvantagens, e não aumenta aroma.

Abraço,

1) Concordo
2) Também concordo, o que eu quero desmistificar é o fato de que toda vez que alguém fala em fazer DH, muita gente pula em cima dizendo para não passar de 4 dias, pois se passar gera sabor de grama. E não é bem assim.

Esse é exatamente o estudo que eu quero fazer na minha casa nova com levas pequenas de 5 litros. Tempo x temperatura x qualidade do lúpulo. Quero fazer um batch e dividir em 4 baldes diferentes testando tudo isso.

Deixei 14 dias em temperaturas baixas.
 
1) Concordo
2) Também concordo, o que eu quero desmistificar é o fato de que toda vez que alguém fala em fazer DH, muita gente pula em cima dizendo para não passar de 4 dias, pois se passar gera sabor de grama. E não é bem assim.

Esse é exatamente o estudo que eu quero fazer na minha casa nova com levas pequenas de 5 litros. Tempo x temperatura x qualidade do lúpulo. Quero fazer um batch e dividir em 4 baldes diferentes testando tudo isso.

Deixei 14 dias em temperaturas baixas.
Eu acredito que a tua interpretação do que a galera vem dizendo é que tá um pouco extremista. Eu não vejo ninguém dizendo "passou de 4 dias, DÁ GOSTO DE GRAMA" como tu falou............ nem perto disso.

O que eu vejo a galera dizendo é que, a partir de 3, 4, 5 dias, começa a aumentar a chance de dar gosto de grama, e isso é BEM diferente.... isso é um alerta para uma tendência..... é uma tendência verdadeira.

E digo isso porque já tive cervejas que ficaram com gosto de grama com menos de 2 semanas de dry-hopping. Assim como já tive cervejas com excesso de gosto de carvalho com 2 semanas de chips.

Ou seja, tu fazer testes e não dar gosto de grama não prova que nunca vai ter....... isso é um falso-positivo, e não vai acabar com mito algum.

Já se eu pegar um lúpulo sem problemas, e ter gosto de grama..... é um teste positivo. Esse é o ponto que torna a recomendação de "cuidado com dry-hopings muito longos" uma recomendação válida.

Abraço,
 
Back
Top